INFORMAÇÕES TÉCNICAS TENAG

Atualizado em 28/05/2016

Parte utilizada da planta: fruto.

Características químicas e farmacológicas

Vitex agnus-castus L., um membro da família Verbenaceae, contém óleos essenciais (monoterpenos e sesquiterpenos), flavonóides (incluindo acasticina) e glicosídeos iridóides (incluindo aucubina e agno-sídeo).

Não existem dados disponíveis sobre a farmacocinética.

Em relação à farmacodinâmica, Vitex agnus-castus L. inibe a secreção de FSH e estimula a secreção de LH, desviando a relação estrógeno1/progesterona a favor da progesterona. Este efeito de Vitex agnus-castus L. para aumentar ou modular os níveis de progesterona no organismo é um efeito indireto e não uma ação hormonal direta.

Estudos em ratos demonstraram que Vitex agnus-castus L. inibe a liberação de prolactina2 pela hipófise3, principalmente em condições de estresse, pela habilidade de Vitex agnus-castus L. de se ligar aos receptores dopaminérgicos.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Estrógeno: Grupo hormonal produzido principalmente pelos ovários e responsáveis por numerosas ações no organismo feminino (indução da primeira fase do ciclo menstrual, desenvolvimento dos ductos mamários, distribuição corporal do tecido adiposo em um padrão feminino, etc.).
2 Prolactina: Hormônio secretado pela adeno-hipófise. Estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias. O aumento de produção da prolactina provoca a hiperprolactinemia, podendo causar alteração menstrual e infertilidade nas mulheres. No homem, gera impotência sexual (por prejudicar a produção de testosterona) e ginecomastia (aumento das mamas).
3 Hipófise:

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.