
PRECAUÇÕES TOPISON
Atualizado em 28/05/2016
A absorção sistêmica é maior quando se utilizam bandagens oclusivas ou se trata áreas extensas.
Pacientes pediátricos são mais susceptíveis à supressão do eixo hipotálamo1-pituitárioadrenal e à síndrome de Cushing2 do que pacientes adultos. O tratamento de pacientes pediátricos com corticóides tópicos deve ser feito com a mínima dose efi caz e não deve se estender além do estritamente necessário.
Caso ocorram sinais6 de irritação ou sensibilização suspenda o tratamento e informe seu médico.
Caso haja infecção7 deve-se instituir tratamento adequado; se não ocorrer resposta satisfatória deve-se suspender o corticóide até que a infecção7 tenha sido controlada.
A segurança do uso de TOPISON (mometasona) durante a gravidez8 não foi estabelecida.
Corticóides tópicos só devem ser usados na gravidez8 se o benefício justificar o risco potencial para o feto9.
Não se sabe se o uso tópico10 deste produto pode causar uma absorção sistêmica suficiente para haver eliminação através do leite materno em quantidade para produzir efeitos danosos para os lactantes11.
TOPISON (mometasona), creme ou pomada não é indicado para uso oftálmico.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).
Complementos
1 Hipotálamo: Parte ventral do diencéfalo extendendo-se da região do quiasma óptico à borda caudal dos corpos mamilares, formando as paredes lateral e inferior do terceiro ventrículo.
2 Síndrome de Cushing: A síndrome de Cushing, hipercortisolismo ou hiperadrenocortisolismo, é um conjunto de sinais e sintomas que indicam excesso de cortisona (hormônio) no sangue. Esse hormônio é liberado pela glândula adrenal (também conhecida como suprarrenal) em resposta à liberação de ACTH pela hipófise no cérebro. Níveis elevados de cortisol (ou cortisona) também podem ocorrer devido à administração de certos medicamentos, como hormônios glicocorticoides. A síndrome de Cushing e a doença de Cushing são muito parecidas, já que o que a causa de ambas é o elevado nível de cortisol no sangue. O que difere é a origem dessa elevação. A doença de Cushing diz respeito, exclusivamente, a um tumor na hipófise que passa a secretar grande quantidade de ACTH e, consequentemente, há um aumento na liberação de cortisol pelas adrenais. Já a síndrome de Cushing pode ocorrer, por exemplo, devido a um tumor presente nas glândulas suprarrenais ou pela administração excessiva de corticoides.
3 Hiperglicemia: Excesso de glicose no sangue. Hiperglicemia de jejum é o nível de glicose acima dos níveis considerados normais após jejum de 8 horas. Hiperglicemia pós-prandial acima de níveis considerados normais após 1 ou 2 horas após alimentação.
4 Glicosúria: Presença de glicose na urina.
5 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
6 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
7 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
10 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
11 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.