RESULTADOS DE EFICÁCIA DINAVITAL C

Atualizado em 28/05/2016


Foi demonstrado que a arginina exógena, administrada parenteralmente ou como um suplemento dietético, facilita a manutenção da massa corporal magra e melhora a capacidade funcional, sendo esses benefícios compatíveis com as bem documentadas propriedades vasodilatadoras e ações da arginina sobre a secreção do hormônio1 do crescimento(1).

O ácido ascórbico tem um papel coadjuvante2 dos efeitos do aspartato de arginina, uma vez que o ascorbato inativa os radicais superóxido (O2-) e previne a peroxidação lipídica da membrana plasmática3 que, de outra forma, iria diminuir os níveis de NO, tanto por reação direta do O2 - com o NO quanto por interrupção da síntese de NO. Além disso, o ascorbato reduz os níveis de LDL4 oxidado, os quais podem diminuir a síntese e a atividade biológica do NO(2).

Referências

(1) Paddon-Jones D, Børsheim E, Wolfe RR. Potential Ergogenic Effects of Arginine and Creatine Supplementation. J Nutr. 2004 Oct; 134 (10 Suppl): 2888S-2894S

(2) Anitra C. Carr, Ben-Zhan Zhu, Balz Frei. Potential Antiatherogenic Mechanisms of Ascorbate (Vitamin C) and α-Tocopherol (Vitamin E). Circ Res. 2000; 87: 349-354.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
2 Coadjuvante: Que ou o que coadjuva, auxilia ou concorre para um objetivo comum.
3 Membrana Plasmática: Membrana seletivamente permeável (contendo lipídeos e proteínas) que envolve o citoplasma em células procarióticas e eucarióticas.
4 LDL: Lipoproteína de baixa densidade, encarregada de transportar colesterol através do sangue. Devido à sua tendência em depositar o colesterol nas paredes arteriais e a produzir aterosclerose, tem sido denominada “mau colesterol“.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.