REAÇÕES ADVERSAS NOVOSEVEN 120

Atualizado em 28/05/2016

Reações adversas sérias são raramente observadas com o uso de NovoSeven, mas no caso de acontecer qualquer alteração não usual, o médico deve ser comunicado. Durante estudos clínicos com pacientes portadores de hemofilia1 A e B, envolvendo 1.939 tratamentos, a freqüência de eventos adversos graves relacionados com a droga foi de 1% e a a freqüência de eventos adversos não graves relacionados com a droga foi de 8%. Quando analisados por sistema corpóreo, a maioria dos eventos adversos relacionados com a droga ocorreu com uma freqüência ? 1%, com exceção de: sistema de coagulação2, sangramento e plaquetas3 (3%); sistema musculoesquelético e pele4 (2%); corpo como um todo (2%).
As reações adversas relacionadas com a droga mais freqüentemente observadas foram: dor, febre5, dor de cabeça6, vômito7, alterações da pressão sangüínea8 e reações de hipersensibilidade da pele4.
Alterações da coagulação2 incluindo diminuição da contagem de plaquetas3, diminuição do fibrinogênio9 e presença de produtos de degradação de fibrina10 (FDP) e Dímero-D, bem como eventos trombóticos11 incluindo infarto do miocárdio12 têm sido relatados.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hemofilia: Doença transmitida de forma hereditária na qual existe uma menor produção de fatores de coagulação. Como conseqüência são produzidos sangramentos por traumatismos mínimos, sobretudo em articulações (hemartrose). Sua gravidade depende da concentração de fatores de coagulação no sangue.
2 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
3 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
6 Cabeça:
7 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
8 Pressão sangüínea: Força exercida pelo sangue arterial por unidade de área da parede arterial. É expressa como uma razão (Exemplo: 120/80, lê-se 120 por 80). O primeiro número é a pressão sistólica ou pressão máxima. E o segundo número é a presão diastólica ou mínima.
9 Fibrinogênio: Proteína plasmática precursora da fibrina (que dá origem à fibrina) e que participa da coagulação sanguínea.
10 Fibrina: Proteína formada no plasma a partir da ação da trombina sobre o fibrinogênio. Ela é o principal componente dos coágulos sanguíneos.
11 Trombóticos: Relativo à trombose, ou seja, à formação ou desenvolvimento de um trombo (coágulo).
12 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.