POSOLOGIA IRUXOL MONO

Atualizado em 28/05/2016
Para obter sucesso no tratamento, deve ser observado o seguinte:1. IRUXOL® MONO (colagenase) deve ter um contato pleno com toda a área lesada; a pomada deve ser aplicada uniformemente, com espessura de cerca de 2mm. O efeito nas necroses crostosas é melhorado, fazendo-se um corte no centro e em alguns casos nas margens, seguido de aplicação da pomada, tanto por baixo da crosta como por cima. Evite secar a lesão1, pois a umidade aumenta a atividade enzimática. Material necrótico seco ou duro deve ser amolecido, primeiramente por meio de compressas úmidas. Após a aplicação da pomada, cobrir a lesão1 com gaze e umedecê-la com água destilada ou soro2 fisiológico3.
2. Evitar detergentes, sabão ou solução anti-séptica, não utilizar álcool iodado, mercúrio cromo, etc., já que estes produtos inativam a ação de IRUXOL® MONO (colagenase).
3. O curativo de IRUXOL® MONO (colagenase) pomada deve ser feito diariamente. É possível aumentar o efeito enzimático, aplicando a pomada duas vezes ao dia.
4. Antes de aplicar IRUXOL® MONO (colagenase), todo material necrótico desprendido deve ser removido com uma gaze embebida em solução de peróxido de hidrogênio ou líquido de Dakin, seguida da aplicação de solução salina. Isto se faz, também, através de pinça, espátula ou por lavagem, tendo o cuidado de não utilizar detergente ou sabões.
5. Sempre que houver infecção4 é desejável utilizar um pó contendo um antibiótico apropriado para uso tópico5. O antibiótico deve ser aplicado à lesão1 antes da aplicação do IRUXOL® MONO (colagenase). Se a infecção4 não responder, o uso de IRUXOL® MONO (colagenase) deve ser descontinuado até que haja cura da infecção4.
6. O tratamento com IRUXOL® MONO (colagenase) deve ser terminado quando o desbridamento6 do tecido7 necrótico for completado e o tecido de granulação8 estiver bem estabelecido.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
2 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
3 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
4 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
6 Desbridamento: Retirada de tecido desvitalizado (necrosado) ou de corpo estranho de uma ferida.
7 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
8 Tecido de Granulação: Tecido conjuntivo vascular formado na superfície de um ferimento, úlcera ou tecido inflamado em cicatrização. Constituído por capilares novos e um infiltrado (com células linfóides, macrófagos e células plasmáticas).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.