PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS GYNOPAC PLUS

Atualizado em 28/05/2016
O uso do produto, como outras drogas de estrutura semelhante a do tinidazol, não é recomendado em pacientes com quadro atual ou antecedentes de distúrbios da coagulação1 do sangue2 e em pacientes com distúrbios neurológicos orgânicos.A substância nitroimidazol produziu o aparecimento de câncer3 em experimentação com animais, portanto deve ser considerado como potencialmente perigoso a seres humanos.
Existe a possibilidade embora remota, da ocorrência de um efeito similar ao causado pelo dissulfiram, quando o tinidazol é administrado concomitantemente com bebidas alcoólicas. Portanto, o uso de bebidas alcoólicas deve ser evitado durante até quatro dias após o tratamento.
Gravidez4 e amamentação5: É contra-indicado no primeiro trimestre da gravidez4 e durante a amamentação5. Embora não haja evidência de que a associação tioconazol/tinidazol seja prejudicial durante os últimos estágios de gravidez4, seu uso nos dois últimos trimestres requer que os potenciais benefícios esperados superem os possíveis riscos pata mãe e o feto6.
A partir do 2º trimestre da gravidez4 o mesmo só poderá ser administrado exclusivamente a critério médico.
Se o medicamento for administrado durante o período de lactação7, um método alternativo para alimentação da criança deverá ser instituído.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
6 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
7 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.