
ADVERTÊNCIAS OESTROGEL
Em algumas pacientes a absorção de estradiol é insuficiente pela via transcutânea. Nesses casos, se os sintomas1 relacionados à deficiência de estrogênio persistirem, recomenda-se o uso de uma dose maior, outra forma ou outra via de administração do hormônio2.
Como o risco de câncer3 endometrial aumenta após o uso prolongado e isolado de estrogênios, é altamente recomendado associar um progestogênio durante pelo menos 12 dias de cada ciclo mensal de tratamento, em pacientes que têm útero4 intacto ou tecido5 endometrial.
Antes de começar ou mudar o tratamento hormonal da menopausa6 (TH), é essencial realizar um exame clínico e ginecológico completo (a história familiar anterior também deve ser conhecida), levando-se em conta as contra-indicações e cuidados especiais. Um exame das mamas7 e mamografia8 também são necessários.
Durante todo o tratamento, exames regulares devem ser feitos, sendo a freqüência destes adaptada à necessidade de cada paciente.
Os resultados de uma meta-análise de 51 estudos epidemiológicos mostram que a probabilidade de diagnosticar um câncer3 de mama9 aumenta pouco ou moderadamente em mulheres atualmente ou recentemente tratadas com TH.