INFORMAÇÃO TÉCNICA ALCACHOFRA COMPOSTA VITAMED

Atualizado em 28/05/2016

Alcachofra composta Vitamed é produzida com extrato de Cynara scolymus L. e Peumus Boldus Mol. Estes extratos possuem um conjunto de propriedades farmacológicas: * Alcachofra      Possui atividades colagoga e colerética, o que provoca aumento da secreção biliar. A cinarina auxilia significativamente na redução da taxa de colação metabólica/enzimática e é também utilizada para casos de hiperlipidemia1 e ateromatose interior dos tecidos adipóides. Auxilia na diminuição das cólicas2 biliares e possui ação preventiva em pessoas predispostas a desenvolver litíase3. Na uremia4 melhora a excreção da amônia. A ação diurética auxilia a eliminação de uréia5 e de substâncias tóxicas decorrentes do metabolismo6 celular desenvolvendo sua ação depurativa. A alcachofra possui também propriedades hipoglicemiantes7.
* Boldo
     Amargo aromático com propriedades estimulantes e tônicas. Ativa a secreção salivar e do suco gástrico, utilizado em casos de hipoacidez e dispepsias. O extrato apresenta acentuada atividade colerética e colagoga mostrando-se efetivo na hepatite8 crônica e aguda. A boldina produz um aumento gradual no fluxo da bile9, assim como um aumento dos sólidos totais na bile9 excretada. Os glicosídeos flavônicos e a mistura de suas agliconas obtidas por hidrólise, apresentam acentuada atividade espasmolítica.


Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hiperlipidemia: Condição em que os níveis de gorduras e colesterol estão mais altos que o normal.
2 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
3 Litíase: Estado caracterizado pela formação de cálculos em diferentes regiões do organismo. A composição destes cálculos e os sintomas que provocam variam de acordo com sua localização no organismo (vesícula biliar, ureter, etc.).
4 Uremia: Doença causada pelo armazenamento de uréia no organismo devido ao mal funcionamento renal. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, perda de apetite, fraqueza e confusão mental.
5 Ureia: 1. Resíduo tóxico produzido pelo organismo, resulta da quebra de proteínas pelo fígado. É normalmente removida do organismo pelos rins e excretada na urina. 2. Substância azotada. Composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula CO(NH2)2 (ou CH4N2O), com um ponto de fusão de 132,7 °C.
6 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
7 Hipoglicemiantes: Medicamentos que contribuem para manter a glicose sangüínea dentro dos limites normais, sendo capazes de diminuir níveis de glicose previamente elevados.
8 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
9 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.