INFORMAÇÃO TÉCNICA ZILABEN EMULSÃO 25% - FRASCO DE 100 ML

Atualizado em 28/05/2016
O benzoato de benzila é preparado pela esterificação1 do ácido benzóico com álcool benzílico.
O mecanismo de ação não é conhecido, mas em função dos efeitos do medicamento em vertebrados, acredita-se que o benzoato de benzila possa atuar no sistema nervoso2 do parasita3, resultando em sua morte.
O benzoato de benzila, in vitro, demonstrou matar o ácaro do Sarcoptes em 5 minutos.
Não existem dados sobre a absorção percutânea de benzoato de benzila. Relatos mais antigos sugerem alguma absorção percutânea, mas não existe quantificação para a mesma.
Se o benzoato de benzila tópico4 for absorvido sistemicamente, o mesmo é hidrolisado rapidamente para ácido benzóico e álcool benzílico, sendo este último oxidado para ácido benzóico. O ácido benzóico é conjugado com a glicina para formar o ácido hipúrico.
O benzoato de benzila é excretado na urina5 primariamente como ácido hipúrico.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Esterificação: Reação química reversível na qual um ácido carboxílico reage com um álcool produzindo éster e água. Essa reação, em temperatura ambiente, é lenta, no entanto os reagentes podem ser aquecidos na presença de um ácido mineral para acelerar o processo.
2 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
3 Parasita: Organismo uni ou multicelular que vive às custas de outro, denominado hospedeiro. A presença de parasitos em um hospedeiro pode produzir diferentes doenças dependendo do tipo de afecção produzida, do estado geral de saúde do hospedeiro, de mecanismos imunológicos envolvidos, etc. São exemplos de parasitas: a sarna, os piolhos, os áscaris (lombrigas), as tênias (solitárias), etc.
4 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
5 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.