
POSOLOGIA DECADRON COMPR. E ELIXIR
O tratamento é regido pelos seguintes princípios gerais: As necessidades posológicas são variáveis e individualizadas segundo a gravidade da moléstia e a resposta do paciente. A dose inicial usual varia de 0,75 a 15 mg por dia, dependendo da doença que está sendo tratada (para os lactentes1 e demais crianças as doses recomendadas terão, usualmente, de ser reduzidas, mas a posologia deve ser ditada mais pela gravidade da afecção2 que pela idade ou peso corpóreo).
A terapia corticosteróide é adjuvante, e não-substituta à terapia convencional3 adequada, que deve ser instituída segundo a indicação.
Deve-se reduzir a posologia ou cessar gradualmente o tratamento, quando a administração for mantida por mais do que alguns dias.
Em afecções4 agudas em que é urgente o alívio imediato, são permitidas grandes doses e podem ser imperativas por um curto período. Quando os sintomas5 tiverem sido suprimidos adequadamente, a posologia deve ser mantida na mínima quantidade capaz de proporcionar alívio sem excessivos efeitos hormonais.
Afecções4 crônicas são sujeitas a períodos de remissão espontânea. Quando ocorrerem estes períodos, deve-se suspender gradualmente o uso dos corticosteróides .
Durante tratamento prolongado deve-se proceder, em intervalos regulares, a exames clínicos de rotina tais como o exame de urina6, a glicemia7 duas horas após refeição, a determinação da pressão arterial8 e do peso corpóreo, e a radiografia do tórax9.
Quando se utilizam grandes doses são aconselháveis determinações periódicas do potássio sérico.
Com adequado ajuste posológico, os pacientes podem mudar de qualquer outro glicocorticóide para DECADRON comprimidos/elixir.
Os seguintes equivalentes em miligramas facilitam mudar de outros glicocorticóides para DECADRON comprimidos/elixir:
DECADRON comprimidos/elixir .................... 0,75 mg
metilprednisolona e triancinolona .................... 4 mg
prednisona e prednisolona .................... 5 mg
hidrocortisona .................... 20 mg
cortisona .................... 25 mg
Miligrama por miligrama, a dexametasona é aproximadamente equivalente à betametasona , 4 a 6 vezes mais potente que a metilprednisolona e a triancinolona , 6 a 8 vezes mais potente que a prednisolona e a prednisona , 25 a 30 vezes mais potente que a hidrocortisona , e cerca de 35 vezes mais potente que a cortisona . Em doses antiinflamatórias equipotentes, a dexametasona é quase completamente destituída da propriedade retentora de sódio da hidrocortisona e derivados da hidrocortisona intimamente ligados a ela.
Recomendações posológicas específicas:
Nas doenças crônicas, usualmente não-fatais, incluindo distúrbios endócrinos e afecções4 reumáticas crônicas, estados edematosos, doenças respiratórias e gastrintestinais, algumas doenças dermatológicas e hematológicas, inicie com dose baixa (0,5 a 1 mg por dia) e aumente gradualmente a posologia até a menor dose capaz de promover o desejado grau de alívio sintomático10.
As doses podem ser administradas duas, três ou quatro vezes por dia.
Na hiperplasia11 supra-renal12 congênita13 , a dose usual diária é 0,5 a 1,5 mg.
Nas doenças agudas não-fatais, incluindo estados alérgicos, doenças oftálmicas e afecções4 reumáticas agudas e subagudas, a posologia varia entre 2 e 3 mg por dia; em alguns pacientes, contudo, necessitam-se de doses mais altas. Uma vez que o decurso destas afecções4 é autolimitado, usualmente não é necessária terapia de manutenção prolongada.
Terapia Combinada14:
Nos distúrbios alérgicos agudos e autolimitados ou nas exacerbações agudas dos distúrbios alérgicos crônicos (por exemplo, rinite15 aguda alérgica, ataques agudos de asma16 brônquica alérgica sazonal, urticária17 medicamentosa e dermatoses de contato) sugere-se o seguinte esquema posológico, combinando as terapias parenteral e oral: 1º dia: Uma injeção intramuscular18 de 4 a 8 mg de DECADRON fosfato injetável (fosfato dissódico de dexametasona ). 2º e 3º dias: Dois comprimidos de DECADRON (0,5 mg) duas vezes por dia. 4º e 5º dias: Um comprimido de DECADRON (0,5 mg) duas vezes por dia. 6º e 7º dias: Um comprimido de DECADRON (0,5 mg) por dia. 8º dia: Exame clínico de controle.
Nas doenças crônicas, potencialmente fatais como o lupus19 eritematoso20 sistêmico21 , o pênfigo e a sarcoidose22 sintomática23, a posologia inicial recomendada é de 2 a 4,5 mg por dia; em alguns pacientes podem ser necessárias doses mais altas.
Quando se trata de doença aguda, envolvendo risco de vida (por exemplo, cardite reumática aguda, crise de lupus19 eritematoso20 sistêmico21 , reações alérgicas graves, pênfigo , neoplasias24 ), a posologia inicial varia de 4 a 10 mg por dia, administrados em, pelo menos, quatro doses fracionadas.
A epinefrina é o medicamento de imediata escolha nas reações alérgicas graves. DECADRON comprimidos/elixir é útil como terapêutica25 simultânea ou suplementar.
No edema26 cerebral, quando é requerida terapia de manutenção para controle paliativo27 de pacientes com tumores cerebrais recidivantes28 ou inoperáveis, a posologia de 2 mg, 2 ou 3 vezes ao dia, pode ser eficaz. Deve ser utilizada a menor dose necessária para controlar o edema26 cerebral.
Na síndrome29 adrenogenital , posologias diárias de 0,5 mg a 1,5 mg podem manter a criança em remissão e prevenir a recidiva30 da excreção anormal dos 17-cetosteróides.
Como terapêutica25 maciça em certas afecções4 tais como a leucemia31 aguda, a síndrome nefrótica32 e o pênfigo , a posologia recomendada é de 10 a 15 mg por dia. Os pacientes que recebem tão alta posologia devem ser observados muito atentamente, dado o possível aparecimento de reações graves.
Testes de supressão da dexametasona :
1- Teste para síndrome de Cushing33 - Dar 1,0 mg de DECADRON por via oral, às 23 horas. Às 8 horas da manhã seguinte, coletar sangue34 para a determinação do cortisol plasmático. Para maior exatidão dar 0,5 mg de DECADRON por via oral a cada 6 horas, durante 48 horas. A coleta de urina35 durante 24 horas é realizada para determinar-se a excreção dos 17-hidroxicorticosteróides.
2- Teste para distinguir a síndrome de Cushing33 causada por excesso de ACTH hipofisário da síndrome de Cushing33 por outras causas. Dar 2,0 mg de DECADRON por via oral a cada 6 horas, durante 48 horas. A coleta de urina35 durante 24 horas é realizada para determinar a excreção dos 17-hidroxicorticosteróides.
Caso o paciente esqueça de tomar uma dose, deverá tomar a dose seguinte como de costume, isto é, na hora regular e sem duplicar a dose.
Se o paciente parar de tomar DECADRON comprimidos/elixir após terapia prolongada, ele poderá experimentar sintomas5 de dependência incluindo febre36, dor muscular, dor nas articulações37 e desconforto geral.