POSOLOGIA AMOXICILINA

Atualizado em 28/05/2016

A Amoxicilina deve ser administrada em intervalos regulares e adequados para obter-se sempre concentrações séricas terapêuticas. O tratamento deve ser mantido por um número de dias adequado a cada tipo de infecção1, que geralmente não é inferior a 7 dias.
Infecções2 leves a moderadas:
Crianças dos 3 meses até 3 anos: 125mg a cada 8 horas ou 20-40mg/kg/dia divididos em doses a cada 8 horas.
Crianças dos 3 aos 12 anos: 250mg a cada 8 horas ou 20-40mg/kg/dia divididos em doses a cada 8 horas.
Adultos e crianças acima dos 12 anos: 250 500mg a cada 8 horas ou 500mg 1g a cada 12 horas.
Infecções2 moderadas a severas:
Adultos e crianças acima dos 12 anos: 500mg a cada 8 horas ou 1g a cada 12 horas.
Crianças acima dos 3 meses: 40mg/kg/dia divididos em doses a cada 8 horas.
Gonorréia3 aguda (infecções2 uretais e ano-genitais em homens e mulheres): 3g como dose oral única. Erradicação do Helicobacter pylori:  a Amoxicilina deve ser utilizada como principal integrante dos diversos esquemas terapêuticos que incluem dois ou três antimicrobianos e um inibidor da bomba de prótons.
Adultos e crianças acima dos 12 anos: 1g de Amoxicilina a cada 12 horas por um período de 7 a 14 dias.
Pacientes com insuficiência renal4:
Na insuficiência renal4, a excreção do antibiótico será retardada e, dependendo do grau de insuficiência5, pode ser necessário reduzir a dose diária total de acordo com o seguinte esquema.
Insuficiência5 leve (clearance de creatinina6 >30 ml/min): nenhuma alteração na dose.
Insuficiência5 moderada (clearance de creatinina6 10-30 ml/min): máximo 500mg, 2 vezes ao dia.
Insuficiência5 grave (clearance de creatinina6 < 10ml/min): máximo 500mg/dia.
Pacientes recebendo diálise peritoneal7: posologia como para paciente8 com insuficiência renal4 grave (clearance de creatinina6 < 10ml/min). A Amoxicilina não é removida por diálise peritoneal7.
Pacientes recebendo hemodiálise9: posologia como para pacientes10 com insuficiência renal4 grave (clearance de creatinina6 <10 ml/min). A Amoxicilina é removida da circulação11 por hemodiálise9. Portanto, uma dose adicional de 500mg pode ser administrada durante a diálise12 e ao final de cada diálise12.
Estas posologias recomendadas podem ser alteradas a critério médico, conforme a gravidade das infecções2 e suscetibilidade dos microrganismos.
Crianças acima de 40kg de peso corporal podem receber posologia de adulto.
Instruções de uso para suspensão oral (250mg/5ml):
Reconstituição da suspensão oral: agitar o frasco para dispersar o pó. Adicionar água filtrada até o líquido reconstituído atingir a linha do nível marcada no frasco. Inverter o frasco e agitá-lo novamente. Cada 5ml da suspensão 250mg/5ml no copo-medida conterá 250mg de Amoxicilina.
Agite sempre a suspensão antes de administrar cada dose. Sempre utilize o copo-medida que acompanha o produto para medir o volume prescrito pelo médico, na tomada das doses. A quantidade necessária da suspensão deve ser administrada diretamente na boca13 da criança. A suspensão preparada deve ser ingerida imediatamente e por completo para que a criança receba toda a dose recomendada.

- SUPERDOSAGEM:

Sintomas14: são principalmente gastrointestinais e alterações no balanço hidroeletrolítico15.
Tratamento: sintomático16. A  Amoxicilina pode ser retirada da circulação11 sangüínea através de hemodiálise9.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Gonorreia: Infecção bacteriana que compromete o trato genital, produzida por uma bactéria chamada Neisseria gonorrhoeae. Produz uma secreção branca amarelada que sai pela uretra juntamente com ardor ao urinar. É uma causa de infertilidade masculina.Em mulheres, a infecção pode não ser aparente. Se passar despercebida, pode se tornar crônica e ascender, atingindo os anexos uterinos (trompas, útero, ovários) e causar Doença Inflamatória Pélvica e mesmo infertilidade feminina.
4 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
5 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
6 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
7 Diálise peritoneal: Ao invés de utilizar um filtro artificial para “limpar“ o sangue, é utilizado o peritônio, que é uma membrana localizada dentro do abdômen e que reveste os órgãos internos. Através da colocação de um catéter flexível no abdômen, é feita a infusão de um líquido semelhante a um soro na cavidade abdominal. Este líquido, que chamamos de banho de diálise, vai entrar em contato com o peritônio, e por ele será feita a retirada das substâncias tóxicas do sangue. Após um período de permanência do banho de diálise na cavidade abdominal, este fica saturado de substâncias tóxicas e é então retirado, sendo feita em seguida a infusão de novo banho de diálise. Esse processo é realizado de uma forma contínua e é conhecido por CAPD, sigla em inglês que significa diálise peritoneal ambulatorial contínua. A diálise peritoneal é uma forma segura de tratamento realizada atualmente por mais de 100.000 pacientes no mundo todo.
8 Para paciente: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Paciente disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
9 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
10 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
11 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
12 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
13 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
14 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
15 Hidroeletrolítico: Aproximadamente 60% do peso de um adulto são representados por líquido (água e eletrólitos). O líquido corporal localiza-se em dois compartimentos, o espaço intracelular (dentro das células) e o espaço extracelular (fora das células). Os eletrólitos nos líquidos corporais são substâncias químicas ativas. Eles são cátions, que carregam cargas positivas, e ânions, que transportam cargas negativas. Os principais cátions são os íons sódio, potássio, cálcio, magnésio e hidrogênio. Os principais ânions são os íons cloreto, bicarbonato, fosfato e sulfato.
16 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.