INFORMAÇÕES TÉCNICAS RETEMIC

Atualizado em 28/05/2016


Modo de Ação
RETEMIC® (Cloridrato de Oxibutinina) exerce seu efeito antiespasmodico diretamente sobre o musculo liso1 e inibe a acao muscarinica da acetilcolina2 sobre a musculatura lisa.
Estudos em coelhos demonstram que o produto apresenta somente um quinto da atividade anticolinergica da atropina, porem tem uma atividade antiespasmodica vesical3 de 4 a 10 vezes superior. Nao provoca bloqueio dos efeitos da acetilcolina2 nas juncoes neuromusculares, nem nos ganglios4 do sistema autonomo (efeitos antinicotinicos).
Nao tem efeito sobre os musculos5 lisos dos vasos sanguineos6.
Nos pacientes com bexiga7 neurogenica reflexa e bexiga7 neurogenica espastica nao inibida, estudos de cistometria demonstraram que a droga aumenta a capacidade vesical3, diminui a frequencia das contracoes nao-inibidas do musculo detrusor8 e, retarda o desejo inicial de urinar. RETEMIC® diminui a urgencia9 e a frequencia urinaria, tanto nos episodios de incontinencia10 como nas fases de miccao11 voluntaria.
A droga reune caracteristicas indispensaveis para qualquer antiespasmodico: e um potente antiespasmodico com atividade anticolinergica- neurotropica em diversos orgaos e sistemas.
A Oxibutinina foi bem tolerada, segundo estudos controlados realizados com a administracao por 30 dias e em estudos nao controlados, nos quais alguns pacientes receberam a droga durante dois anos.

Farmacocinética
Na ratazana, o pico plasmatico e obtido em cerca de 2 horas apos a administracao por via oral; a excrecao e predominantemente fecal, com cerca de 10% atraves da urina12.
E possivel que exista um ciclo enterohepatico.
No coelho, a Oxibutinina e excretada em cerca de 60% atraves da urina12 e o restante, pelas fezes. No homem, a Oxibutinina administrada por via oral, e absorvida atraves do trato gastrointestinal e apresenta um pico plasmatico de cerca de 7 mcg por litro, 50 minutos após a administracao de 5 mg.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Músculo Liso: Um dos músculos dos órgãos internos, vasos sanguíneos, folículos pilosos etc.; os elementos contráteis são alongados, em geral células fusiformes com núcleos de localização central e comprimento de 20 a 200 mü-m, ou ainda maior no útero grávido; embora faltem as estrias traversas, ocorrem miofibrilas espessas e delgadas; encontram-se fibras musculares lisas juntamente com camadas ou feixes de fibras reticulares e, freqüentemente, também são abundantes os ninhos de fibras elásticas. (Stedman, 25ª ed)
2 Acetilcolina: A acetilcolina é um neurotransmissor do sistema colinérgico amplamente distribuído no sistema nervoso autônomo.
3 Vesical: Relativo à ou próprio da bexiga.
4 Gânglios: 1. Na anatomia geral, são corpos arredondados de tamanho e estrutura variáveis; nodos, nódulos. 2. Em patologia, são pequenos tumores císticos localizados em uma bainha tendinosa ou em uma cápsula articular, especialmente nas mãos, punhos e pés.
5 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
6 Vasos sangüíneos: Órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo. Existem três tipos principais de vasos sangüíneos que são as artérias, veias e capilares.
7 Bexiga: Órgão cavitário, situado na cavidade pélvica, no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. Tem a forma de pêra quando está vazia e a forma de bola quando está cheia.
8 Músculo detrusor: É um músculo liso da parede da bexiga urinária. Durante a micção, ele se contrai para expulsar a urina da bexiga. Em outros momentos, ele se mantém relaxado para permitir que a bexiga se encha.
9 Urgência: 1. Necessidade que requer solução imediata; pressa. 2. Situação crítica ou muito grave que tem prioridade sobre outras; emergência.
10 Incontinência: Perda do controle da bexiga ou do intestino, perda acidental de urina ou fezes.
11 Micção: Emissão natural de urina por esvaziamento da bexiga.
12 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Tem alguma dúvida sobre INFORMAÇÕES TÉCNICAS RETEMIC?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.