INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS TEOLONG

Atualizado em 28/05/2016

Teolong não deve ser administrado com outros derivados xantínicos, pois pode ocorrer potencialização dos efeitos e das reações adversas. O metabolismo1 da teofilina pode também ser diminuído pelo uso concomitante de cimetidina, propranolol, alopurinol e antibióticos macrolídeos (aritromicina, troleandomicina, etc.), aumentando conseqüentemente os níveis séricos. A fenitoína e os barbitúricos aumentam o "clearance" da Teofilina. Ocorre um aumento da diurese2 ministrado junto com furosemida. Junto com a reserpina, pode desencadear taquicardia3.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
2 Diurese: Diurese é excreção de urina, fenômeno que se dá nos rins. É impróprio usar esse termo na acepção de urina, micção, freqüência miccional ou volume urinário. Um paciente com retenção urinária aguda pode, inicialmente, ter diurese normal.
3 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.