PRECAUÇÕES METILDOPA

Atualizado em 28/05/2016
antes da administração de Metildopa em gestantes e mulheres em fase de amamentação1 deve ser feita uma avaliação entre benefícios e riscos. Se administrada em tratamento contínuo prolongado, Metildopa pode desenvolver teste de Coombs direto positivo. A diálise2 remove a Metildopa, portanto, após este processo deve ser administrada nova dose para evitar o retorno da hipertensão3. Metildopa deve ser administrado concomitantemente com um diurético4, para evitar a formação de edemas5. Em pacientes com função renal6 comprometida, pode ocorrer acúmulo de Metildopa; porém não há evidências da necessidade de um ajuste posológico nestes casos. Pacientes portadores de disfunção hepática7 que necessitam fazer uso da Metildopa devem ser acompanhados periodicamente com provas funcionais hepáticas8 tipo: TGO, TGP, bilirrubina9, tempo de protrombina10, etc. O uso em pacientes idosos (acima de 65 anos) requer prescrição médica. - Interações medicamentosas: Metildopa favorece a retenção de sal e água; recomenda-se durante o uso do medicamento um rigoroso controle na dieta alimentar com diminuição do sal. Metildopa administrada juntamente com hidroclotiazida diminui consideravelmente o grau de retenção. Ao se indicar Metildopa a pacientes que tomam outros anti-hipertensivos, a dose destes deve ser ajustada para se promover uma transição suave.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
2 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
3 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
4 Diurético: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
5 Edemas: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
6 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
7 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
8 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
9 Bilirrubina: Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (por exemplo, cálculos biliares, hepatite).
10 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.