PRECAUÇÕES PARACETAMOL GOTAS

Atualizado em 28/05/2016


Ocorrendo reação de hipersensibilidade ao paracetamol, a administração do medicamento deve ser suspensa.
Gravidez1: Não se tem descrito problemas em humanos. Embora não tenham sido realizados estudos controlados, demonstrou-se que o paracetamol atravessa a placenta. É admitido seu uso durante a gravidez1; entretanto, deve ser sempre considerado o risco potencial de qualquer medicamento causar dano ao feto2. Seu uso deve ser restrito aos casos necessários e deve ser por curto período.
Sensibilidade Cruzada e/ou Problemas Associados: Os pacientes com intolerância ao ácido acetilsalicílico podem não apresentá-la em relação ao paracetamol; no entanto, tem sido descritas ligeiras reações broncoespasmódicas com paracetamol em alguns asmáticos sensíveis ao ácido acetilsalicílico (menos de 5% dos ensaiados).
Problemas Médicos: A relação risco/benefício da terapêutica3 com paracetamol deve ser avaliada nas seguintes situações clínicas: alcoolismo (o paracetamol pode causar hepatotoxidade grave em alcóolatras crônicos, mesmo quando utilizado em doses terapêuticas), enfermidade hepática4, hepatite5 viral (aumenta o risco de hepatotoxicidade6), disfunção renal7 severa (o uso prolongado de doses elevadas pode aumentar o risco de aparecimento de efeitos renais adversos).
Pacientes Diabéticos: Deve haver cautela na interpretação dos resultados laboratorias de glicemia8, pois o uso de Paracetamol interfere com alguns testes laboratoriais para determinação da glicose9 gerando valores falsamente diminuídos.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
3 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
4 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
5 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
6 Hepatotoxicidade: É um dano no fígado causado por substâncias químicas chamadas hepatotoxinas.
7 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
8 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
9 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.

Tem alguma dvida sobre PRECAUÇÕES PARACETAMOL GOTAS?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.