INFORMAÇÕES TÉCNICAS CETOCONAZOL 20MG/G-CREME

Atualizado em 28/05/2016
O Cetoconazol é fungistático, pode ser fungicida, dependendo da concentração; inibe a biossíntese de ergosterol ou outros esteróis, lesando a membrana celular1 fúngica2 e alterando sua permeabilidade3; como conseqüência, pode ocorrer perda de elementos intracelulares essenciais; também inibe a biossíntese dos triglicérides4 e fosfolípides dos fungos; além de, inibir a atividade enzimática oxidativa e peroxidativa, resultando num acúmulo intracelular de concentrações tóxicas de peróxido de hidrogênio, o qual pode contribuir para a deterioração das organelas subcelulares e necrose5 celular. No tratamento de Candida albicans, inibe a transformação dos blastóporos em forma micelial invasiva.
O cetoconazol apresenta atividade antimicótica potente contra dermatófitos6, como Trichophyton sp, Epidermophyton floccosum e Microsporum sp e também contra leveduras.
O Cetoconazol creme age rapidamente contra o prurido7 comumente observado nas infecções8 por dermatófitos6 e leveduras. Esta melhora sintomática9 precede os primeiros sinais10 de melhora objetiva das lesões11 cutâneas12.
Aplicado topicamente, o Cetoconazol creme não é absorvido, não penetrando na corrente sanguínea. Em estudos com voluntários, não foram detectados níveis sanguíneos de Cetoconazol, mesmo empregando-se métodos bastante sensíveis.
Não se detecta absorção sistêmica a um nível de sensibilidade de 5 ng/ml no sangue13, durante um período de 72 horas, seguida de uma aplicação tópica única no peito14, costas15 e braços de voluntários sadios.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Membrana Celular: Membrana seletivamente permeável (contendo lipídeos e proteínas) que envolve o citoplasma em células procarióticas e eucarióticas.
2 Fúngica: Relativa à ou produzida por fungo.
3 Permeabilidade: Qualidade dos corpos que deixam passar através de seus poros outros corpos (fluidos, líquidos, gases, etc.).
4 Triglicérides: A principal maneira de armazenar os lipídeos no tecido adiposo é sob a forma de triglicérides. São também os tipos de lipídeos mais abundantes na alimentação. Podem ser definidos como compostos formados pela união de três ácidos graxos com glicerol. Os triglicérides sólidos em temperatura ambiente são conhecidos como gorduras, enquanto os líquidos são os óleos. As gorduras geralmente possuem uma alta proporção de ácidos graxos saturados de cadeia longa, já os óleos normalmente contêm mais ácidos graxos insaturados de cadeia curta.
5 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.
6 Dermatófitos: Qualquer fungo microscópico que parasita a pele, as unhas ou os pelos.
7 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
8 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
9 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
10 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
11 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
12 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
13 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
14 Peito: Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original
15 Costas:

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.