CARACTERÍSTICAS SUPRADYN EFERVESCENTES

Atualizado em 28/05/2016
Vitaminas são compostos orgânicos essenciais para as reações metabólicas do organismo, atuando como coenzimas ou enzimas, e assim participam do processo de transformação da energia proveniente dos alimentos em ATP1. As vitaminas não são sintetizadas pelo organismo humano e são classificadas em dois grupos, baseando-se na solubilidade: lipossolúvel e hidrossolúvel. Elas atuam diretamente no metabolismo2 de lipídios, hidratos de carbono e proteínas3 como também de hormônios e neurotransmissores.
Minerais também são elementos essencias para as reações metabólicas do organismo. São responsáveis pelo balanço iônico de diversos fluidos orgânicos, manutenção do balanço ácido-base, pressão osmótica4 e vários processos de crescimento.
Supradyn®, em sua formulação, contém quantidades balanceadas das principais vitaminas e minerais. Supradyn® corrige e previne distúrbios do metabolismo2 celular causados por deficiência desses elementos. No metabolismo2, as vitaminas e minerais encontram-se intrinsecamente ligados entre si, portanto raramente se observa carência de um único elemento, sendo mais comum a carência de vários deles. Uma deficiência de vitaminas ou minerais ocasiona sintomas5 de reações atípicas, tais como perda de apetite, fadiga6 e suscetibilidade aumentada às infecções7.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 ATP: Adenosina Trifosfato (ATP) é nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia. Ela é composta pela adenina (base azotada), uma ribose (açúcar com cinco carbonos) e três grupos de fosfato conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos. O ATP armazena energia proveniente da respiração celular e da fotossíntese, para consumo imediato, não podendo ser estocada. A energia pode ser utilizada em diversos processos biológicos, tais como o transporte ativo de moléculas, síntese e secreção de substâncias, locomoção e divisão celular, dentre outros.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
4 Osmótica: Relativo à osmose, ou seja, ao fluxo do solvente de uma solução pouco concentrada, em direção a outra mais concentrada, que se dá através de uma membrana semipermeável.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
7 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.