INFORMAÇÕES TÉCNICAS NAPRIX D

Atualizado em 28/05/2016

O ramipril é bem absorvido (50 a 60%) no trato gastrintestinal e é metabolizado pelo fígado1 pararamiprilato que é a sua forma ativa. O ramiprilato é um produto inibidor da enzima2 de conversão da
angiotensina (ECA).
O ramipril tem meia-vida de 5,1 horas e o ramiprilato tem meia-vida de 13 a 17 horas. Sua ação se inicia
cerca de 1 hora após a administração. Sua eliminação se dá 40% por via biliar e 60% por via renal3.
A hidroclorotiazida é um anti-hipertensivo que reduz a pressão, reduzindo o volume do plasma4 e do
fluido extra celular e também apresenta uma ação direta nos vasos sangüíneos5, reduzindo a resistência
periférica.
A hidroclorotiazida tem meia-vida de 15 horas e é eliminada quase que totalmente por via renal3.
A associação do ramipril com a hidroclorotiazida pode ser mais eficaz do que a ação isolada de cada um
dos componentes, mesmo em maiores doses, reduzindo assim o potencial de efeitos colaterais6.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
2 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
3 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
4 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
5 Vasos sangüíneos: Órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo. Existem três tipos principais de vasos sangüíneos que são as artérias, veias e capilares.
6 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.