INFORMAÇÕES AO PACIENTE MAXSULID

Atualizado em 28/05/2016

O medicamento deve ser conservado protegido da luz e umidade e deve-se evitar calor excessivo (temperatura superior a 40°C). Seu prazo de validade encontra-se impresso na embalagem externa. Não utilize remédio com prazo de validade vencido.Em caso de gravidez1 ou amamentação2 informe ao seu médico, pois este produto não é recomendável nesses períodos. Algumas reações indesejáveis, embora leves e passageiras, podem ocorrer durante o tratamento (náuseas3, dores abdominais, reações alérgicas, etc). Informe ao seu médico a ocorrência desses efeitos para que ele possa avaliar a necessidade (muito rara) de suspender o tratamento. Evite a ingestão de álcool ou outros medicamentos capazes de produzir irritação gástrica enquanto estiver tomado este medicamento. Pacientes idosos devem seguir atentamente a orientação médica. Os comprimidos devem ser ingeridos com um pouco de água, de preferência após as refeições.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE4.

                               - INFORMAÇÕES TÉCNICAS
           
Maxsulid (nimesulida-betaciclodextrina) é uma nova formulação de nimesulida na qual a substância ativa forma um complexo com a betaciclodextrina. A betaciclodextrina é um oligossacarídeo cíclico obtido através de hidrólise e conversão enzimática do amido e, graças à estrutura química especial que apresenta, pode formar complexos de inclusão com vários fármacos, melhorando a solubilidade, estabilidade e biodisponibilidade. A ação da nimesulida deve-se à inibição da biossíntese das prostaglandinas5 (bloqueio competitivo da ciclooxigenase) e à diminuição da formação de radicais livres de oxigênio produzidos ao nível da cascata do ácido araquidônico liberados em grande quantidade na origem do processo inflamatório. O complexo nimesulida-betaciclodextrina proporciona rápida absorção da nimesulida após administração oral. A melhor solubilidade permite rápida elevação dos níveis plasmáticos e obtenção de valores de pico mais precoces e, com isso, maior intensidade do efeito analgésico6 e antiinflamatório.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
3 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
6 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.