INFORMAÇÕES TÉCNICAS PIASCLEDINE 300

Atualizado em 28/05/2016

CARACTERÍSTICAS

NOMENCLATURA OFICIAL

Abacate
Gênero: Persea
Espécie: gratissima
Variedades utilizadas: Fuerte e Hass
Autor do binômio: Gaemt
Família: Lauraceae
Soja
Gênero: Glycine
Espécie: max
Variedades utilizadas: Altona e Swift
Autor do binômio: (L.) Merril
Família: Leguminosae (Fabaceae)

PIASCLEDINE® 300 é um composto de óleos insaponificáveis de abacate (Persea
gratissima) e de soja (Glycine max), extraídos do fruto e das sementes dessas plantas,
respectivamente, através do processamento dessas partes. Essa mistura consiste ainda em constituintes não glicéricos, como triterpenos e álcoois alifáticos, carotenóides, fitosteróis e tocoferóis.
Esses insaponificáveis comprovaram ser eficientes em osteoartroses dolorosas, nas quais diminuiram o curso da doença.
Osteoartrose1 - PIASCLEDINE® 300 pertence ao grupo das Drogas Sintomáticas de Ação
Lenta para o Tratamento das Osteoartroses (Symptomatic Slow-Acting Drugs for Treatment of Osteoarthritis - SYSADOA).
O tratamento das osteoartroses busca diminuir o processo de destruição articular e,
particularmente, da degradação da cartilagem2. O efeito benéfico de PIASCLEDINE® 300 sobre a cartilagem2, demonstrado em estudos in vitro e in vivo, deve-se a sua ação
condroprotetora e condroestimulante.
In vitro, PIASCLEDINE® 300 inibe a degradação dos proteoglicanos no tratamento agudo3. O estímulo da síntese e da secreção de proteoglicanos pelos condrócitos4 osteoartrósicos foi observado em tratamentos a longo prazo. Após a administração de dose única das frações isoladas, o óleo insaponificado de soja mostrou ter ação preponderante. Entretanto, quando administrado em doses repetidas, o óleo insaponificado de abacate demonstrou um efeito
maior sobre a síntese de proteoglicanos. A combinação dos dois compostos permite a ação complementar entre ambos.
PIASCLEDINE® 300 conduz a um aumento de 20% a 80% na síntese de colágeno5 pelos sinoviócitos e pelos condrócitos4 articulares, respectivamente. Ao mesmo tempo,
PIASCLEDINE® 300 diminui em cerca de 50% a atividade da colagenase, enzima6
degradativa da cartilagem2. Além disso, o produto interfere no efeito deletério da interleucina-1 nos condrócitos4. A interleucina-1 exerce um importante papel na destruição da cartilagem articular7. A atividade colagenolítica dessa citoquina8 é reduzida pelo PIASCLEDINE® 300 e, portanto, ao impedir o efeito da interleucina-1, PIASCLEDINE® 300 permite a restauração da produção normal de colágeno5 e da malha de tecido conjuntivo9.
O tratamento deve ter a duração de 3 a 6 meses e o seu efeito persiste por até 2 meses após
o tratamento.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Osteoartrose: Também chamada de artrose ou processo degenerativo articular, resulta de um processo anormal entre a destruição cartilaginosa e a reparação da mesma. Entende-se por cartilagem articular, um tipo especial de tecido que reveste a extremidade de dois ossos justapostos (unidos) que possuem algum grau de movimentação entre eles, sua função básica é a de diminuir o atrito entre duas superfícies ósseas quando estas executam qualquer tipo de movimento, funcionando como mecanismo de absorção de choque. O estado de hidratação da cartilagem e a integridade da mesma, é fator preponderante para o não desenvolvimento da osteoartrose.
2 Cartilagem: Tecido resistente e flexível, de cor branca ou cinzenta, formado de grandes células inclusas em substância que apresenta tendência à calcificação e à ossificação.
3 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
4 Condrócitos: Células polimórficas que formam a cartilagem.
5 Colágeno: Principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais.
6 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
7 Cartilagem Articular:
8 Citoquina: Citoquina ou citocina é a designação genérica de certas substâncias segregadas por células do sistema imunitário que controlam as reações imunes do organismo.
9 Tecido conjuntivo: Tecido que sustenta e conecta outros tecidos. Consiste de CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO inseridas em uma grande quantidade de MATRIZ EXTRACELULAR.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.