CARACTERÍSTICAS PLAVIX

Atualizado em 28/05/2016

PLAVIX® (clopidogrel) é um potente inibidor da agregação plaquetária. Inibe seletivamente a ligação do ADP ao seu receptor nas plaquetas1 e a subseqüente ativação do complexo glicoproteico GP IIb/IIIa. A biotransformação de clopidogrel é necessária para produzir inibição da agregação plaquetária; porém, o metabólito2 ativo responsável pela atividade da droga não foi detectado no plasma3. Clopidogrel é rapidamente absorvido após administração oral de doses repetidas de 75 mg de clopidogrel (base), com níveis de picos plasmáticos do principal metabólito2 circulante, o ácido carboxílico, aproximadamente uma hora após a administração. Clopidogrel é submetido a uma rápida hidrólise, formando seu derivado do ácido carboxílico. No plasma3 e na urina4 é encontrado o glicuronídeo do derivado do ácido carboxílico. Aproximadamente 50% são excretados na urina4 e cerca de 46% nas fezes, nos 5 dias seguintes à administração. PLAVIX® foi comparado ao ácido acetilsalicílico no estudo CAPRIE, que incluiu a observação de 19.185 pacientes com história prévia de eventos circulatórios isquêmicos, para verificar a redução de risco de novos eventos. O estudo demonstra que PLAVIX® reduziu significativamente a incidência5 de novos eventos isquêmicos (combinação da ocorrência de infarto6 agudo7 do miocárdio8, acidente vascular cerebral9 isquêmico10 ou morte vascular11) quando comparado ao ácido acetilsalicílico, com 8,7% de redução do risco relativo.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
2 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
3 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
4 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
5 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
6 Infarto: Morte de um tecido por irrigação sangüínea insuficiente. O exemplo mais conhecido é o infarto do miocárdio, no qual se produz a obstrução das artérias coronárias com conseqüente lesão irreversível do músculo cardíaco.
7 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
8 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
9 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
10 Isquêmico: Relativo à ou provocado pela isquemia, que é a diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea, numa parte do organismo, ocasionada por obstrução arterial ou por vasoconstrição.
11 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.