INFORMAÇÕES SOBRE O ÓLEO DE PEIXE

Atualizado em 28/05/2016

ÓLEO DE PEIXE HERBARIUM

Os ácidos graxos Ômega 3 constituem um tipo de gordura1 poliinsaturada encontrada principalmente nos tecidos de peixes marinhos de água fria. Seus principais constituintes são os ácidos eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA). Estes ácidos são necessários para a produção de prostaglandinas2, as quais controlam a coagulação3 sanguínea e outras funções arteriais importantes. Quando ingeridos por mamíferos, são convertidos em prostaglandina4 E3, a qual promove menor agregação plaquetária, facilitando assim o fluxo sanguíneo através de nosso organismo.

Estudos epidemiológicos têm mostrado uma prevalência5 muito menor de doenças do coração6 em esquimós da Groenlândia, os quais consomem dieta rica em gorduras poliinsaturadas provenientes de animais marinhos. Isto se deve ao fato de que, apesar de possuírem o mesmo valor energético, o efeito fisiológico7 das gorduras poliinsaturadas difere das monoinsaturadas. Enquanto dietas contendo altos teores de ácidos graxos saturados contribuem para o aumento das doenças do coração6 e das vias circulatórias, através da elevação do nível de colesterol8 do sangue9, dietas à base de gorduras poliinsaturadas, além de regularem a fluidez do sangue9, ajudam na regulação do nível de triglicerídeos.

Especialistas consideram que os ácidos graxos Ômega 3 devem ser parte integrante da nossa alimentação rotineira.

O ÓLEO DE PEIXE HERBARIUM, elaborado a partir de extrato de ácidos graxos poliinsaturados marinhos, contém 0,2g de Ômega 3 EPA (ácido eicosapentaenóico) e 0,1g de Ômega 3 DHA (ácido docosahexaenóico). O consumo de ácidos graxos Ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
2 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
3 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
4 Prostaglandina: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
5 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
6 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
7 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
8 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
9 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.

Tem alguma dúvida sobre INFORMAÇÕES SOBRE O ÓLEO DE PEIXE?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.