INFORMAÇÕES AO PACIENTE NEDAX SHAMPOO E SABONETE

Atualizado em 28/05/2016

Nedax shampoo é indicado no tratamento da pediculose, infestação1 provocada pelos piolhos. Nedax® sabonete é indicado como auxiliar no tratamento da pediculose.  Nedax shampoo deve ser mantido em temperatura ambiente (15°-30°C) e ao abrigo da luz, e Nedax sabonete, em temperatura ambiente (15°-30°C).

Prazo de validade:
shampoo - 24 meses, a partir da data de fabricação.
sabonete - 36 meses, a partir da data de fabricação.

"NÃO USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. PODE SER PREJUDICIAL PARA A SUA SAÚDE2" .

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração
Nedax shampoo: utilize todo o conteúdo do frasco em apenas uma aplicação. Aplicar todo o conteúdo do frasco nos cabelos e couro cabeludo, previamente molhados, especialmente na nuca e atrás das orelhas4, deixando-o em contato com estas áreas por dez minutos.
Enxaguar bem e secar com uma toalha limpa. Após a secagem dos cabelos, sugere-se a remoção das lêndeas que tenham permanecido nas regiões tratadas, com o auxílio de um pente fino. Se forem observados piolhos, depois de sete dias ou mais (até 14 dias), após a primeira aplicação, pode-se repetir o tratamento, ou seguir a orientação médica. Nedax® shampoo não deve ser ingerido.® ® Nedax sabonete: massagear energicamente a região afetada com Nedax sabonete durante três minutos, deixando permanecer a espuma por dez minutos, enxaguando em seguida. Este procedimento deve ter início no dia posterior à aplicação de Nedax® shampoo, e repetido por 7 dias.

Para evitar a reinfestação, seguir as seguintes normas de higiene:
* Artigos pessoais como lenços, chapéus, roupa de cama e outros devem ser lavados com água bem quente, lavados a seco ou conservados em uma bolsa plástica bem fechada, por aproximadamente duas semanas; pentes e escovas devem ser lavados em água bem quente por cinco a dez minutos.
* Manter as unhas5 e os cabelos curtos e limpos.
* Evitar o exagero no ato de se coçar e colocar luvas de proteção nas crianças.
* Procurar descobrir possíveis portadores para evitar possível contato com eles ou seus objetos de uso.
* Alertar responsáveis por instituições coletivas frequentadas pelo portador do parasita6.

"SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS7, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA" .

Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como queimação, prurido8, dormência9, vermelhidão, erupções cutâneas10, sensação de picada, inchaço11 e formigamento.

"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS" .

Nedax® é contra-indicado a pessoas hipersensíveis à permetrina12 ou a qualquer componente da fórmula. Pessoas sensíveis a outros piretróides sintéticos ou a piretrinas podem desenvolver sensibilidade ao Nedax®. O produto não é indicado na presença de inflamação13 aguda do couro cabeludo. Nedax® não deve entrar em contato com os olhos14, membranas mucosas15 (narinas, boca16, etc.), feridas ou queimaduras. Se
entrar em contato com os olhos14 acidentalmente, lavar abundantemente com água. Havendo irritação, suspenda o uso e procure orientação médica.
Não ingerir.
Não deve ser utilizado na gravidez3 ou no período da amamentação17, a não ser que seja sob prescrição médica. A segurança e a eficácia do Nedax® não foram estabelecidas em crianças menores de dois meses.
Em caso de infestação1 das sobrancelhas18 ou cílios19, procurar orientação médica.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infestação: Infecção produzida por parasitas. Exemplos de infestações são sarna (escabiose), pediculose (piolhos), infecção por parasitas intestinais, etc.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Orelhas: Sistema auditivo e de equilíbrio do corpo. Consiste em três partes
5 Unhas: São anexos cutâneos formados por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés. As unhas têm também função estética. Apresentam crescimento contínuo e recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos.
6 Parasita: Organismo uni ou multicelular que vive às custas de outro, denominado hospedeiro. A presença de parasitos em um hospedeiro pode produzir diferentes doenças dependendo do tipo de afecção produzida, do estado geral de saúde do hospedeiro, de mecanismos imunológicos envolvidos, etc. São exemplos de parasitas: a sarna, os piolhos, os áscaris (lombrigas), as tênias (solitárias), etc.
7 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
8 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
9 Dormência: 1. Estado ou característica de quem ou do que dorme. 2. No sentido figurado, inércia com relação a se fazer alguma coisa, a se tomar uma atitude, etc., resultando numa abulia ou falta de ação; entorpecimento, estagnação, marasmo. 3. Situação de total repouso; quietação. 4. No sentido figurado, insensibilidade espiritual de um ser diante do mundo. Sensação desagradável caracterizada por perda da sensibilidade e sensação de formigamento, e que geralmente ocorre nas extremidades dos membros. 5. Em biologia, é um período longo de inatividade, com metabolismo reduzido ou suspenso, geralmente associado a condições ambientais desfavoráveis; estivação.
10 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
11 Inchaço: Inchação, edema.
12 Permetrina: Medicamento tópico utilizado no tratamento de combate aos piolhos, seus ovos e também contra a sarna.
13 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
14 Olhos:
15 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
16 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
17 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
18 Sobrancelhas: Linhas curvas de cabelos localizadas nas bordas superiores das cavidades orbitárias.
19 Cílios: Populações de processos móveis e delgados que são encontrados revestindo a superfície dos ciliados (CILIÓFOROS) ou a superfície livre das células e que constroem o EPITÉLIO ciliado. Cada cílio nasce de um grânulo básico na camada superficial do CITOPLASMA. O movimento dos cílios propele os ciliados através do líquido no qual vivem. O movimento dos cílios em um epitélio ciliado serve para propelir uma camada superficial de muco ou fluido.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.