POSOLOGIA E MODODE USAR CERAZETTE

Atualizado em 28/05/2016

Os comprimidos devem ser tomados diariamente com uma quantidade adequada de líquido, aproximadamente no mesmo horário, na ordem indicada pelas setas impressas na cartela. Deve-se tomar um comprimido ao dia durante 28 dias consecutivos.
Cada cartela subsequente deve ser iniciada imediatamente após o término da anterior.
Como iniciar o Cerazette:
Sem ter utilizado nenhum anticoncepcional hormonal (no último mês): Tomar o comprimido no primeiro dia do ciclo menstrual natural (isto é, no primeiro dia de menstruação1 ou primeiro dia de sangramento). Também é permitido iniciar entre o 2o e o 5o dia, mas durante o primeiro ciclo recomenda-se utilizar um método contraceptivo de barreira durante os primeiros 7 dias de tratamento.
Troca de um contraceptivo hormonal oral combinado (COC) por Cerazette: Iniciar Cerazette no dia seguinte ao último comprimido ativo do COC utilizado anteriormente.
Troca de um medicamento à base de progestagênio isolado (minipílula, injeção2, implante3) por Cerazette: A troca da minipílula por Cerazette pode ser feita em qualquer dia. No caso de implante3, a troca deve ser feita no dia da retirada do implante3 e, no caso de medicamento injetável, no dia em que seria administrada a próxima injeção2.
Em todos esses casos, a mulher deve ser aconselhada a utilizar um método de barreira para evitar a gravidez4 pelo menos durante os primeiros 7 dias de tratamento com Cerazette.
Após aborto no primeiro trimestre de gestação: Pode-se iniciar imediatamente.
Após o parto ou pós-aborto no segundo trimestre de gestação: Iniciar Cerazette entre os dias 21 e 28 após o parto ou aborto. Quando iniciar mais tarde, recomenda-se utilizar também um método de barreira para evitar a gravidez4 durante os primeiros 7 dias de tratamento. No entanto, se a mulher já tiver tido alguma relação sexual antes de iniciar o tratamento, deve-se afastar a possibilidade de gravidez4 antes de iniciar o Cerazette, ou então, deve-se esperar que ocorra a primeira menstruação1 para se iniciar o tratamento anticoncepcional.
Como proceder quando esquecer de tomar o comprimido: A proteção contraceptiva pode ser reduzida se tiverem se passado mais de 36 horas entre dois comprimidos. Se a mulher estiver menos de 12 horas atrasada para tomar qualquer comprimido, o comprimido esquecido deve ser tomado tão logo quanto lembrado e o próximo comprimido deve ser tomado no horário habitual. Caso a mulher esteja atrasada mais de 12 horas, também deverá seguir a orientação anterior, mas deve utilizar um método contraceptivo adicional durante os próximos 7 dias. Caso sejam esquecidos comprimidos na primeira semana de uso de Cerazette e a mulher tiver tido relações sexuais na semana anterior ao esquecimento, deve ser considerada a possibilidade de gravidez4.
Recomendações em caso de vômitos5: Caso ocorram vômitos5 3-4 horas após a administração dos comprimidos, a absorção pode não ser completa. Neste caso, seguir as recomendações relativas a comprimidos esquecidos conforme discutidas anteriormente. Se a mulher não quiser mudar o seu esquema de tratamento normal, ela deve ser orientada a utilizar comprimidos de uma cartela adicional.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
2 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
3 Implante: 1. Em cirurgia e odontologia é o material retirado do próprio indivíduo, de outrem ou artificialmente elaborado que é inserido ou enxertado em uma estrutura orgânica, de modo a fazer parte integrante dela. 2. Na medicina, é qualquer material natural ou artificial inserido ou enxertado no organismo. 3. Em patologia, é uma célula ou fragmento de tecido, especialmente de tumores, que migra para outro local do organismo, com subsequente crescimento.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.