INFORMAÇÕES AO PACIENTE PEITORAL MARTEL

Atualizado em 28/05/2016

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA ?
Este medicamento possui propriedades expectorantes e broncodilatadoras. Ele facilita a fluidificação e a eliminação das secreções brônquicas em caso de obstrução das vias aéreas superiores.
Vários estudos farmacológicos demonstraram tais atividades e confirmaram o uso tradicional desta planta.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
Este medicamento é indicado para facilitar a expectoração1 e provocar uma dilatação dos brônquios2.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O uso deste medicamento é contra-indicado para pacientes3 com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos de idade.

NÃO DEVE SER UTILIZADO DURANTE A GRAVIDEZ4 E AMAMENTAÇÃO5, EXCETO SOB ORIENTAÇÃO MÉDICA. INFORME AO SEU MÉDICO SE OCORRER GRAVIDEZ4 OU SE ESTIVER AMAMENTANDO DURANTE O USO DESTE MEDICAMENTO.

INFORME AO SEU MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJAVEIS.

INFORME AO SEU MÉDICO SE VOCÊ ESTA FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO
PARA A SUA SAÚDE6.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
USO ORAL
Adultos e crianças acima de 12 anos:
Tomar 15 ml (1 colher de sopa), três vezes ao dia.
Crianças de 6 a 12 anos: Tomar 5 ml (1 colher de chá), três vezes ao dia.
Crianças abaixo de 6 anos: conforme orientação médica.
Caso os sintomas7 não desapareçam após 7 dias de tratamento, procure seu médico.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR.
NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS7 PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

NÃO USE O MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR OBSERVE SE A EMBALAGEM FOR VIOLADA; OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR ?
Apesar de não existir relatos de efeitos secundários freqüentes, informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE
UMA SÓ VEZ?

Apesar de não existir relatos de intoxicação por sobredosagem , procurar auxílio médico para que sejam adotadas as medidas habituais de apoio e controle das funções vitais.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), ao abrigo da luz e umidade.
Conservar o medicamento na sua embalagem original.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Expectoração: Ato ou efeito de expectorar. Em patologia, é a expulsão, por meio da tosse, de secreções provenientes da traqueia, brônquios e pulmões; escarro.
2 Brônquios: A maior passagem que leva ar aos pulmões originando-se na bifurcação terminal da traquéia. Sinônimos: Bronquíolos
3 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
7 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.

Tem alguma dvida sobre INFORMAÇÕES AO PACIENTE PEITORAL MARTEL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.