INFORMAÇÃO TÉCNICA PROCTOCAPS

Atualizado em 28/05/2016

Oextrato padronizado das sementes da castanha da índia (Aesculus hippocastanum, Linné, HIPPOCASTANACEAE) tem como principal componente a escina (uma mistura de saponinas), além da esculina (composto cumarínico) e da proantocianidina A2. A escina, como saponina, tem a capacidade de alteração da permeabilidade1 da membrana plasmática2 da célula3. Com isso são alteradas as concentrações extracelulares de alguns eletrólitos4, o que diminui a retenção de líquidos e, conseqüentemente, o edema5.
A ação antiinflamatória, já comprovada mas não elucidada da escina, parece advir dessa atividade antiedematosa e antiexudativa. A escina inibe a mobilização local das células6 inflamatórias na fase inicial do processo inflamatório,masnão a capacidade destas de fagocitose7. O efeito microcirculatório e sobre o tônus, a vasomotilidade e o componente reológico são devidos a mesma razão: os vasos menores são particularmente sensíveis ao ambiente mesenquimal8 e humoral9 que o circundam. As condições de hidratação, de edema5 e de salinidade repercutem sobre o tônus e sobre a capilaridade microvascular.
O mesmo ocorre com o fluxo linfático10 o que lhe confere propriedades linfagogas. A ação anestésica ainda não foi elucidada. A absorção da escina após administração oral é parcial e sua distribuição ocorre por todo o corpos em haver acúmulo em determinado órgão. A eliminação ocorre em 2/3 através da bile11 e 1/3 pela urina12.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Permeabilidade: Qualidade dos corpos que deixam passar através de seus poros outros corpos (fluidos, líquidos, gases, etc.).
2 Membrana Plasmática: Membrana seletivamente permeável (contendo lipídeos e proteínas) que envolve o citoplasma em células procarióticas e eucarióticas.
3 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
4 Eletrólitos: Em eletricidade, é um condutor elétrico de natureza líquida ou sólida, no qual cargas são transportadas por meio de íons. Em química, é uma substância que dissolvida em água se torna condutora de corrente elétrica.
5 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
6 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
7 Fagocitose: Processo de ingestão e destruição de partículas sólidas, como bactérias ou pedaços de tecido necrosado, por células ameboides chamadas de fagócitos.
8 Mesenquimal: Relativo ao mesênquima; mesenquimático, mesenquimatoso. Mesênquima, na embriologia, é o tecido mesodérmico embrionário dos vertebrados, pouco diferenciado, que origina os tecidos conjuntivos no adulto. Na anatomia geral, no adulto, é o tecido conjuntivo comum e indiferenciado.
9 Humoral: 1. Relativo a humor. 2. Em fisiologia, relativo a ou próprio do conjunto de líquidos do organismo (sangue, linfa, líquido cefalorraquidiano).
10 Linfático: 1. Na histologia, é relativo à linfa, que contém ou que conduz linfa. 2. No sentido figurado, por extensão de sentido, a que falta vida, vigor, energia (diz-se de indivíduo); apático. 3. Na história da medicina, na classificação hipocrática dos quatro temperamentos de acordo com o humor dominante, que ou aquele que, pela lividez das carnes, flacidez dos músculos, apatia e debilidade demonstradas no comportamento, atesta a predominância de linfa.
11 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.
12 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.