INFORMAÇÕES AO PACIENTE SANASAR

Atualizado em 28/05/2016

O benzoato de benzila é um princípio ativo que, em altas concentrações, age contra a escabiose1 (sarna2) e pediculose (piolhos e lêndeas), destruindo os parasitas causadores da moléstia, sem prejuízo ao hospedeiro.

Cuidados de conservaçãoConservar em temperatura ambiente (15 a 30ºC), bem fechado, e ao abrigo da luz e umidade. A validade é de 24 meses a partir da data de fabricação indicada na embalagem. Não utilizar o produto se o prazo de validade estiver vencido. Informe seu médico a ocorrência de gravidez3, na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informar ao médico se estiver amamentando. Não amamentar durante o tratamento.
O uso em gestantes e crianças deve obedecer cuidados e observações rigorosos. O uso em pessoas de pele4 sensível pode provocar irritação, que desaparece com a interrupção do uso.

Cuidados de administração
Algumas normas de higiene são recomendadas:
•  Ferver as roupas de cama e de uso pessoal do portador do parasita5, mantendo-as limpas;
•  Manter as unhas6 curtas e limpas. No caso de pediculose (piolhos) e ftiríase (chatos), manter os cabelos curtos e limpos;
•  Não coçar, exageradamente, e colocar luvas de proteção nas crianças;
•  Evitar o contato com possíveis portadores e seus objetos de uso;
•  Alertar os responsáveis pelas instituições coletivas frequentadas pelo portador do parasita5;
•  Havendo outros portadores de escabiose1 (sarna2) ou pediculose (piolho) na mesma casa, estender o tratamento simultaneamente a todos para evitar reinfestação.

Sanasar está indicado para uso externo, não devendo ser ingerido ou inalado.

O produto não deve ser utilizado na região dos olhos7 e mucosas8, em pele4 lesada, feridas abertas, queimaduras ou condições que possibilitem uma maior absorção do produto pela pele4.

Evitar a contaminação de alimentos pelo produto.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Se houver interrupção do tratamento, pode ocorrer reinfestação.

Em caso de aparecimento de reações desagradáveis como reações na pele4 e irritação nos olhos7 e mucosas8, suspenda imediatamente o uso do produto e consulte seu médico.

Informar ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis tais como: vertigens9, náuseas10, vômitos11, diarréias, cefaléias12 e reações cutâneas13.

Superdosagem
Em caso de ingestão acidental ou aplicação de uma quantidade excessiva do produto, com surgimento de reações na pele4, excitação nervosa ou problemas urinários, suspenda o uso do medicamento e procure imediatamente um médico, levando a bula do produto.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Contraindicações e precauções
O produto é contraindicado para pacientes14 com hipersensibilidade ao benzoato de benzila ou aos outros componentes da fórmula. Sanasar está indicado para uso externo, não devendo ser ingerido ou inalado. O produto não deve ser utilizado na região dos olhos7 e mucosas8, em pele4 lesada, feridas abertas, queimaduras ou condições que possibilitem uma maior absorção do produto pela pele4. Não deve ser utilizado durante a lactação15.
Para o uso de Sanasar em crianças e durante a gravidez3, consulte seu médico previamente. Somente o médico pode decidir o melhor tratamento nestes casos. No caso de ingestão acidental, procure imediatamente um médico. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO
PARA A SAÚDE16.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Escabiose: Doença contagiosa da pele causada nos homens pelo Sarcoptes scabiei e nos animais por diversos ácaros. Caracteriza-se por intenso prurido e eczema. Popularmente conhecida como sarna ou pereba.
2 Sarna: Doença produzida por um parasita chamado Sarcoptes scabiei. Infesta a superfície da pele produzindo coceira e vesículas branco peroladas juntamente com lesões por coçadura. Localiza-se mais freqüentemente nas pregas interdigitais, inguinais e submamárias. É contagiosa, passando de pessoa para pessoa por contato íntimo, e por isto muito freqüente em aglomerações humanas (asilos, creches, abrigos). Nestes casos toda a população deve ser tratada ao mesmo tempo.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Parasita: Organismo uni ou multicelular que vive às custas de outro, denominado hospedeiro. A presença de parasitos em um hospedeiro pode produzir diferentes doenças dependendo do tipo de afecção produzida, do estado geral de saúde do hospedeiro, de mecanismos imunológicos envolvidos, etc. São exemplos de parasitas: a sarna, os piolhos, os áscaris (lombrigas), as tênias (solitárias), etc.
6 Unhas: São anexos cutâneos formados por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés. As unhas têm também função estética. Apresentam crescimento contínuo e recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos.
7 Olhos:
8 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
9 Vertigens: O termo vem do latim “vertere” e quer dizer rodar. A definição clássica de vertigem é alucinação do movimento. O indivíduo vê os objetos do ambiente rodarem ao seu redor ou seu corpo rodar em relação ao ambiente.
10 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
11 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
12 Cefaléias: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça. A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
13 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
14 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
15 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
16 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.