INFORMAÇÕES AO PACIENTE SIMETICONA

Atualizado em 28/05/2016

AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO
Simeticona atua no estômago1 e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, rompendo as bolhas que retêm os gases e que provocam flatulências e dores. Assim, os gases são eliminados mais facilmente, diminuindo o desconforto causado por eles.


INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO

Simeticona é indicado para pacientes2 com excesso de gases no aparelho digestivo3. O acúmulo de gases no estômago1 e no intestino chama-se flatulência, ou seja, incômodo, estufamento, dor ou cólicas4 no abdômen. A eliminação dos gases alivia estes sintomas5.

Simeticona também pode ser usado como medicação auxiliar em exames médicos como na endoscopia6 digestiva, e no preparo dos pacientes para radiografia do abdômen.


CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO

Simeticona deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).


PRAZO DE VALIDADE

Desde que observados os devidos cuidados de conservação, o prazo de validade de simeticona é de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressa em sua embalagem externa.

Nunca use medicamentos com o prazo de validade vencido, pois pode ser prejudicial à sua saúde7.


GRAVIDEZ8 E LACTAÇÃO9

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez8 na vigência do tratamento ou após o seu término.

Informe ao seu médico se estiver amamentando.

CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO


Aspecto físico e características organolépticas

Simeticona é uma emulsão de coloração avermelhada, com sabor de cereja.


Como usar

Você pode administrar simeticona gotas diretamente na boca10, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento.

VOCÊ DEVE AGITAR O FRASCO DE SIMETICONA GOTAS ANTES DE USAR.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.


REAÇÕES ADVERSAS

A simeticona não entra no organismo, atuando somente dentro do aparelho digestivo3, e é totalmente eliminada nas fezes, sem alterações. Dessa maneira, não costuma provocar reações indesejáveis no organismo.

Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.


INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS

Não são conhecidas interações de simeticona com outros medicamentos ou alimentos.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o

tratamento.

CONTRA-INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES

Você não deve utilizar simeticona se tiver alergia11 ou sensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Como simeticona é bem tolerado, não há precauções ou recomendações especiais sobre o seu uso.

Não há recomendações especiais para pacientes2 idosos e crianças.


NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE7.

- INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
2 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
3 Aparelho digestivo: O aparelho digestivo ou digestório realiza a digestão, processo que transforma os alimentos em substâncias passíveis de serem absorvidas pelo organismo. Os materiais não absorvidos são eliminados por este sistema. Ele é composto pelo tubo digestivo e por glândulas anexas.
4 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Endoscopia: Método no qual se visualiza o interior de órgãos e cavidades corporais por meio de um instrumento óptico iluminado.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
10 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
11 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.