INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS MIDECAMIN

Atualizado em 28/05/2016
Não se deve administrar MIDECAMIN® juntamente com penicilinas ou cefalosporinas, pois poderia haver inibição da ação bactericida desses antibióticos. Da mesma maneira, não se deve administrá-lo juntamente com as lincomicinas cujo mecanismo de ação é quase idêntico ao dos macrolídios, havendo assim antagonismo entre essas classes de antibióticos.
Embora não existam estudos específicos, sugere-se utilizar a miocamicina cautelosamente nos pacientes em uso de derivados do Ergot e carbamazepina, uma vez que alguns macrolídios comprovadamente aumentam os níveis séricos dessas substâncias.
A utilização conjunta de anticoncepcionais orais e alguns macrolídios, pode desencadear, em algumas mulheres, aparecimento de icterícia1 e prurido2. Isso ocorre por interferência com o citocromo P450.
A icterícia1 e o prurido2 desaparecem no período de um mês após a suspensão dos medicamentos. Não existem relatos da ocorrência desses fenômenos durante o uso da miocamicina.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.
2 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.