CARACTERÍSTICAS UNI IMIPRAX

Atualizado em 28/05/2016
O cloridrato de imipramina é um antidepressivo tricíclico. Possui propriedades alfadrenolítica, anti-histamínica, anticolinérgica e bloqueadora do receptor serotoninérgico (5-HT). O mecanismo de ação exato no tratamento da depressão ainda não foi esclarecido. Acredita-se que a imipramina atue inibindo, aproximadamente na mesma extensão, a recaptação neuronal de noradrenalina1 (NA) e serotonina (5-HT), aumentando a concentração sináptica dessas substâncias.
A absorção é rápida e quase completa a partir do trato gastrintestinal. A ingestão de alimentos não afeta sua absorção e biodisponibilidade. Durante sua primeira passagem pelo fígado2, a imipramina, administrada por via oral, é parcialmente convertida em desmetilimipramina, um metabólito3 que também tem atividade antidepressiva. Cerca de 86% da imipramina liga-se às proteínas4 plasmáticas.
As concentrações de imipramina no fluido cerebro5-espinal e no plasma6 são altamente correlacionadas. O volume aparente de distribuição é de aproximadamente 21 l/kg de peso corpóreo. Tanto a imipramina como seu metabólito3, desmetilimipramina, passam para o leite materno em concentrações análogas às encontradas no plasma6. A imipramina é altamente metabolizada no fígado2. A molécula é transformada principalmente por desmetilação e, em menor extensão, por hidroxilação. Ambas as rotas metabólicas estão sob controle genético. A imipramina é eliminada do organismo com meia-vida média de 19 horas. Aproximadamente 80% do fármaco7 é excretado através da urina8 e cerca de 20% nas fezes, principalmente na forma de metabólitos9 inativos. As quantidades de imipramina inalterada e de seu metabólito3 ativo, desmetilimipramina, excretadas através da urina8 são de 5% e 6%, respectivamente. Apenas pequenas quantidades são excretadas através das fezes. Em função do clearance metabólico reduzido, as concentrações de imipramina são maiores em pacientes idosos que em pacientes mais jovens. Em crianças, o clearance médio e a meia-vida de eliminação não diferem significativamente dos controles em adultos, mas a variabilidade entre pacientes é grande. Em pacientes portadores de distúrbios renais graves, não ocorrem alterações na excreção renal10 da imipramina e de seus metabólitos9 não-conjugados, biologicamente ativos.
Entretanto, as concentrações plasmáticas em estado de equilíbrio dos metabólitos9 conjugados, que são considerados biologicamente inativos, são elevadas.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Noradrenalina: Mediador químico do grupo das catecolaminas, liberado pelas fibras nervosas simpáticas, precursor da adrenalina na parte interna das cápsulas das glândulas suprarrenais.
2 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
3 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
4 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
5 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
6 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
7 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
8 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
9 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
10 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.