MODO DE USO COUMADIN

Atualizado em 28/05/2016
Aspecto físico e características organolépticas
COUMADIN 1mg - comprimido de cor rosa, redondo, com depressões dos dois lados (biconvexo), com gravação do nome Coumadin e da concentração 1 mg em um dos lados e o outro lado plano.
COUMADIN 2,5mg - comprimido de cor verde, redondo, com depressões dos dois lados (biconvexo), com gravação do nome Coumadin e da concentração 2,5 mg em um dos lados e o outro plano.
COUMADIN 5mg - comprimido de cor pêssego, redondo, com depressões dos dois lados (biconvexo), com gravação do nome Coumadin e da concentração 5 mg em um dos lados e o outro plano.
Como usar
Você deve seguir rigorosamente a orientação médica, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Se a dose prescrita de COUMADIN for esquecida, notifique o médico imediatamente. Tome a dose assim que possível no mesmo dia, porém não tome uma dose dupla de COUMADIN no dia seguinte para compensar a dose perdida.
Posologia
O seu médico indicará a dose ideal para você, assim como a dieta alimentar a ser seguida.
A dosagem de COUMADIN deve ser individualizada de acordo com a sensibilidade do paciente à droga conforme indicado pela TP/INR. O uso de uma alta dose de ataque não é recomendada pois poderá aumentar a incidência1 de complicações hemorrágicas2 e de outras complicações e não oferece uma proteção mais rápida contra a formação de trombos3.
Aos pacientes idosos e/ou debilitados e a pacientes com potencial de apresentar uma resposta ao COUMADIN maior do que a esperada devem receber menores doses e manutenção da dose.(vide PRECAUÇÕES).
Com base em dados limitados, os pacientes de origem asiática também poderão exigir menores doses iniciais e de manutenção de COUMADIN.
É recomendado que a terapia com COUMADIN seja iniciada com uma dose de 2 a 5 mg ao dia com ajustes posológicos baseados nos resultados das determinações de TP/INR.
Manutenção: na maioria dos pacientes é satisfatoriamente mantida com uma dose de 2 a 10 mg ao dia. A flexibilidade da dosagem é obtida partindo-se os comprimidos vincados ao meio. A dose individual e os intervalos devem ser ajustados de acordo com a resposta de protrombina4 do paciente.
A duração da terapia para cada paciente deve ser individualizada. De modo geral, a terapia com anticoagulante5 deve ser continuada até que o risco de trombose6 e embolia7 seja eliminado.
Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Se a terapia for interrompida, os efeitos anticoagulantes8 de COUMADIN podem persistir por aproximadamente 2 a 5 dias.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Hemorrágicas: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
3 Trombos: Coágulo aderido à parede interna de uma veia ou artéria. Pode ocasionar a diminuição parcial ou total da luz do mesmo com sintomas de isquemia.
4 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
5 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
6 Trombose: Formação de trombos no interior de um vaso sanguíneo. Pode ser venosa ou arterial e produz diferentes sintomas segundo os territórios afetados. A trombose de uma artéria coronariana pode produzir um infarto do miocárdio.
7 Embolia: Impactação de uma substância sólida (trombo, colesterol, vegetação, inóculo bacteriano), líquida ou gasosa (embolia gasosa) em uma região do circuito arterial com a conseqüente obstrução do fluxo e isquemia.
8 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.

Tem alguma dúvida sobre MODO DE USO COUMADIN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.