INFORMAÇÃO TÉCNICA ALIVIUM SUSPENSÃO

Atualizado em 28/05/2016


Propriedades farmacodinâmicas – ALIVIUM contém ibuprofeno, um derivado do ácido fenilpropiônico, inibidor da síntese das prostaglandinas1, tendo propriedades analgésicas e antipiréticas. Os analgésicos2 antiinflamatórios não-esteróides inibem a enzima3 ciclooxigenase, diminuindo a formação de precursores das prostaglandinas1 e dos tromboxanos a partir do ácido araquidônico, diminuindo a ação destes mediadores no termostato hipotalâmico e nos receptores de dor (nociceptores).

Propriedades farmacocinéticas – O ibuprofeno apresenta boa absorção oral, com aproximadamente 80% da dose absorvida no  trato gastrintestinal, havendo diferença quando ocorrer administração em jejum ou após refeição, pois a presença de alimentos diminui a absorção. O início da ação ocorre em aproximadamente 15 a 30 minutos. A taxa de ligação protéica é alta (99%) e a concentração plasmática máxima é atingida em 1,2 a 2,1 horas, tendo duração de 4 a 6 horas, com meia-vida de eliminação de 1,8 a 2 horas. A biotransformação é hepática4 e a excreção praticamente se completa em 24 horas após a última dose, sendo menos de  1% excretado na forma inalterada. A experiência clínica com o ibuprofeno demonstrou que este fármaco5 é dotado de baixa incidência6 de reações adversas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
2 Analgésicos: Grupo de medicamentos usados para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
3 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
4 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
5 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
6 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.