
INFORMAÇÕES AO PACIENTE KOIDEXA
Ação esperada do medicamentoKOIDEXA (dexametasona) é um glicocorticóide sintético usado principalmente por seus potentes efeitos anti-inflamatórios.
Embora sua atividade anti-inflamatória seja acentuada, mesmo com doses baixas, seu efeito no metabolismo1 eletrolítico é leve.
Indicações do medicamento
KOIDEXA (dexametasona) é usado principalmente em afecções2 alérgicas e inflamatórias e outras doenças que respondem aos glicocorticóides.
Cuidados de conservação
Conservado em temperatura ambiente (temperatura entre 15° e 30° C). Proteger da luz.
Prazo de validade
Desde que observados os devidos cuidados de conservação, o prazo de validade de KOIDEXA (dexametasona) é de 24 meses a partir da data de fabricação impressa em sua embalagem externa.
NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ALÉM DE NÃO OBTER O EFEITO DESEJADO, PODE PREJUDICAR A SUA SAÚDE3.
Gravidez4 e lactação5
Informe seu médico a ocorrência de gravidez4 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao seu médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
KOIDEXA (dexametasona) elixir não deve ser usado durante a amamentação6, exceto sob orientação médica.
Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações Adversas
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: distúrbios gástricos, edema7, fraqueza muscular, dor de cabeça8, vertigem9, distúrbios menstruais que possam ser atribuídas ao tratamento.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Contra-indicações
KOIDEXA (dexametasona) está contra-indicado em pacientes com história de hipersensibilidade aos componentes da fórmula, infecções10 fúngicas11 sistêmicas e a administração de vacina12 de vírus13 vivo.
O uso de KOIDEXA (dexametasona) em altas dosagens ou por tempo prolongado pode causar imunossupressão14 semelhante a outros corticosteróides.
MEDICAMENTOS IMUNOSSUPRESSORES PODEM ATIVAR FOCOS PRIMÁRIOS DE TUBERCULOSE15. OS MÉDICOS QUE ACOMPANHAM PACIENTES SOB IMUNOSSUPRESSÃO14 DEVEM ESTAR ALERTAS QUANTO A POSSIBILIDADE DE SURGIMENTO DE DOENÇA ATIVA, TOMANDO, ASSIM, TODOS OS CUIDADOS PARA O DIAGNÓSTICO16 PRECOCE E TRATAMENTO.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou
durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO
PARA SUA SAÚDE3.