INFORMAÇÕES AO PACIENTE FENTIZOL DERMATOLÓGICO

Atualizado em 28/05/2016
FENTIZOL deve ser utilizado apenas sob orientação médica.O que é e para que serve Fentizol?
Fentizol é um antifúngico indicado para o tratamento de afecções1 de pele2 e mucosas3, causadas por fungos, incluindo candidíases, dermatomicoses4 e Pitiríase versicolor, além de outros tipos de micoses.
Como Fentizol deve ser guardado?
Fentizol deve ser mantido em sua embalagem original.
Fentizol creme dermatológico e Fentizol spray devem ser conservados em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C), protegidos da luz e umidade.
Qual o prazo de validade de Fentizol?
O prazo de validade de Fentizol é de 24 meses após a data de fabricação impressa na embalagem do produto.
Ao utilizar o medicamento, confira sempre seu prazo de validade.
NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.
Além de não obter o efeito desejado, as substâncias podem estar alteradas e causar prejuízo para a sua saúde5.
Fentizol pode ser utilizado durante a gravidez6 e amamentação7?
De forma geral, não se recomenda a utilização de medicamentos durante a gravidez6, a menos que o médico considere essencial para a sua saúde5. Seu médico poderá lhe orientar adequadamente sobre a necessidade de utilizar Fentizol.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez6 na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Como Fentizol deve ser utilizado?
Fentizol deve ser utilizado de acordo com as instruções fornecidas pelo seu médico. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Caso os sintomas8 não melhorem, entre em contato com seu médico.
Fentizol creme dermatológico é indicado para o tratamento de pele2 e mucosa9 com dobras e sem pelos. Aplicar o creme dermatológico 1 a 2 vezes ao dia, após lavagem e secagem da região afetada, esfregando suavemente. A duração do tratamento é a critério médico.
O creme dermatológico é usado preferencialmente em micoses secas: Pitiríase versicolor, eritrasma e onicomicoses (micoses de unha); também é adequado para uso em micoses da genitália masculina10.
Fentizol solução dermatológica spray é indicado para micoses extensas e em locais difíceis de alcançar. Aplicar a solução dermatológica spray 1 a 2 vezes ao dia, após lavagem e secagem da região afetada. A duração do tratamento é a critério médico.
Atenção: Em caso de pé de atleta e onicomicoses, para evitar reinfecções, é recomendado continuar o tratamento por uma a duas semanas após desaparecerem os sintomas8.
Fentizol não é gorduroso, não mancha e pode ser removido facilmente com água.
Fentizol é de uso externo e não deve ser ingerido.
O tratamento com Fentizol pode ser interrompido?
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Somente ele poderá avaliar a evolução de seu tratamento e decidir quando e como este deverá ser interrompido.
Quais são as possíveis reações adversas com o uso de Fentizol?
Após aplicação de Fentizol pode ocorrer uma leve ardência, que deverá desaparecer rapidamente.
Fentizol geralmente não irrita a pele2 e mucosas3. Em alguns casos ocorreram vermelhidão na pele2, mas de forma fraca e passageira. Em caso de alergias, o tratamento deve ser suspenso.
Caso algum destes efeitos seja persistente, consulte o seu médico.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como por exemplo, ardência e coceira.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Que cuidados devem ser tomados ao utilizar Fentizol?

Deve-se lavar bem as mãos11 antes e após a aplicação de Fentizol. Deve-se evitar o contato do medicamento com os olhos12, se ocorrer, lavar abundantemente com água.
Produtos de aplicação local não devem ser usados por tempo prolongado, pois podem causar sensibilização.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Quando Fentizol não deve ser utilizado?
Fentizol não deve ser utilizado em caso de alergia13 conhecida ao nitrato de fenticonazol ou aos outros componentes do produto.
Fentizol pode ser utilizado com outros medicamentos?
Até o momento, não são conhecidas interações com outros medicamentos ou outras formas de interação.
Em caso de ingestão acidental do produto, que providências tomar?
Em caso de ingestão acidental, entre imediatamente em contato com seu médico, ou procure um pronto-socorro informando a quantidade exata ingerida do produto, horário da ingestão e os sintomas8.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE5.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
4 Dermatomicoses: Doença de pele com dermatite localizada, infectocontagiosa, de caráter crônico, causada pela invasão da pele e pelos por fungos, conhecidos como dermatófitos. Ela é caracterizada por descamação e perda de pelos. Também conhecida por “tinha“, dermatofitose ou tricofitose.
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
8 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
9 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
10 Genitália Masculina: Órgãos reprodutores masculinos. São divididos em órgãos externos (PÊNIS, ESCROTO e URETRA) e órgãos internos (TESTÍCULO, EPIDÍDIMO, VASO DEFERENTE, VESÍCULAS SEMINAIS, DUCTOS EJACULATÓRIOS, PRÓSTATA e GLÂNDULAS BULBOURETRAIS). Sinônimos: Genitais Masculinos; Órgãos Sexuais Acessórios Masculinos; Órgãos Genitais Masculinos; Sistema Genital Masculino
11 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
12 Olhos:
13 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.