RESULTADOS DE EFICÁCIA VACINA INFLUENZA TRIVALENTE

Atualizado em 28/05/2016

A imunidade1 conferida pela vacina2 desenvolve-se após 15 dias da vacinação e sua duração é de cerca de 6 meses a 1 ano. Como os títulos máximos de anticorpos3, obtidos dentro de 1 a 2 meses após a vacinação, diminuem gradativamente e, devido à característica mutante do vírus4 influenza5, recomenda-se que a vacinação seja anual e durante os meses de outono para que se possa obter máximo potencial imunogênico durante o inverno, quando a circulação6 do vírus4 influenza5 é maior.
Estudos clínicos conduzidos anualmente tem demonstrado que em adultos, entre 18 e 60 anos, 3 semanas após a vacinação, a taxa de soroproteção foi maior que 70%; a soroconversão aumentou em 4 vezes em pelo menos 40% dos indivíduos, e o aumento médio foi obtido em um fator de pelo menos 2,5.
Em pacientes idosos com idade de 60 anos ou mais, a taxa de soroproteção foi maior que 60%; a soroconversão aumentou em 4 vezes em pelo menos 30% dos indivíduos, e o aumento médio foi obtido em um fator de pelo menos 2,0.
Daí conclui-se que esta vacina2 encontra todos os critérios de imunogenicidade, estabelecidos pelo EU CHMP. A segurança desta vacina2 nesses estudos está de acordo com a informação descrita nesta bula.
Referência Bibliográfica
Giezeman KM, Nauta J, de Bruijn IA, Palache AM.  Trivalent inactivated subunit influenza5 vaccine Influvac 25 year experience of safety and immunogenicity.  Vaccine 2009 Apr 21; 27(18):2414-2417.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Imunidade: Capacidade que um indivíduo tem de defender-se perante uma agressão bacteriana, viral ou perante qualquer tecido anormal (tumores, enxertos, etc.).
2 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
3 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
4 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
5 Influenza: Doença infecciosa, aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, ocorrendo em epidemias ou pandemias e frequentemente se complicando pela associação com outras infecções bacterianas.
6 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.