ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES ANNITA

Atualizado em 19/07/2016

Instruir o paciente quanto às medidas de higiene recomendadas para combater as parasitoses:

Lavar bem as frutas e verduras;

Lavar bem os utensílios domésticos;

Manter os alimentos e depósitos de água cobertos;

Manter as mãos1 sempre limpas e as unhas2 cortadas, evitar levá-las a boca3 e lavá-las antes das refeições e após ir ao banheiro;

Utilizar água tratada, filtrada ou fervida e não beber água em recipientes impróprios;

Manter local adequado para depósito de fezes humanas ou de animais (fossas e latrinas), evacuar em local apropriado (vaso sanitário) e manter as instalações sanitárias limpas;

Não utilizar fezes humanas como adubo;

Não comer carne suína e/ou bovina crua ou mal cozida;

Não adquirir carne de procedência duvidosa;

Não andar descalço em locais possivelmente infectados.

Lactação4

Não se sabe se a nitazoxanida é excretada no leite humano. Portanto, Annita® somente deve ser utilizado durante a lactação4 se os benefícios justificarem o risco potencial para o lactente5.

Gravidez6

Estudos de reprodução7 foram realizados com doses de até 3.200 mg/kg/dia em ratos (aproximadamente 26 vezes a dose clínica para adultos, ajustada à área de superfície corporal) e 100 mg/kg/dia em coelhos (aproximadamente 2 vezes a dose clínica para adultos, ajustada à área de superfície corporal) e não evidenciaram dano ao feto8 devido à nitazoxanida. No entanto, como não há estudos controlados avaliando o uso em mulheres grávidas, Annita® somente deve ser utilizado durante a gravidez6 se os benefícios justificarem o risco potencial para o feto8.

Categoria B de risco na gravidez6: Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção: Este medicamento contém açúcar9, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes10.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
2 Unhas: São anexos cutâneos formados por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés. As unhas têm também função estética. Apresentam crescimento contínuo e recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos.
3 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Lactente: Que ou aquele que mama, bebê. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
8 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
9 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
10 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.

Tem alguma dúvida sobre ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES ANNITA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.