PLANTAX

FARMION

Atualizado em 09/12/2014

PLANTAX®

Regulador e reeducador fisiológico1 da função intestinal

Composição de Plantax

Cada 100 g de granulado contêm: Semente de Plantago ovata (psyllium) 54,2 g; Fruto de sene (Cassia angustifolia) 12,4 g.

Modo de Ação de Plantax


PLANTAX age por ação físico-mecânica da Plantago ovata que, por retenção hídrica, aumenta de volume e estimula o peristaltismo2. PLANTAX combina ainda a ação medicamentosa dos senosídeos A e B que, atingindo o íleo3 e o ceco4, provocam um brando aumento de sensibilidade dos receptores de distensão, promovendo um aumento do peristaltismo2. PLANTAX é um laxante5 natural e suave que possibilita a administração prolongada em casos de obstipação6 crônica.

Indicações de Plantax

Obstipação6 intestinal; hemorróidas7; regularização da evacuação na gestação, no pós-parto e nos pacientes acamados; abuso de laxantes8; dieta pobre em resíduos.

Contra-Indicação de Plantax

Obstrução intestinal.

Precauções de Plantax

Pacientes diabéticos devem ser informados de que cada 5 g contêm 0,9 g de açúcar9.

Posologia de Plantax

Adultos: 1-2 colheres das de sobremesa após as refeições. Crianças de 6 a 12 anos: 1 colher das de sobremesa ao dia. Gestantes: 1-2 colheres das de sobremesa pela manhã ou à noite.  Ingerir o granulado sem mastigar com um copo de líquido (250 ml) ou, se misturado neste, ingerir logo após.

Apresentação de Plantax

Frasco contendo 100 g de granulado.

FARMION Laboratório Brasileiro de Farmacologia10 Ltda.

PLANTAX - Laboratório

FARMION
Av. Celso dos Santos, 579
São Paulo/SP - CEP: 04658-240
Tel: (11 5)562-0742
Fax: (11 5)562-0742

Ver outros medicamentos do laboratório "FARMION"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
2 Peristaltismo: Conjunto das contrações musculares dos órgãos ocos, provocando o avanço de seu conteúdo; movimento peristáltico, peristalse.
3 Íleo: A porção distal and mais estreita do INTESTINO DELGADO, entre o JEJUNO e a VALVA ILEOCECAL do INTESTINO GROSSO. Sinônimos: Ileum
4 Ceco: Bolsa cega (ou área em fundo-de-saco) do INTESTINO GROSSO, localizada abaixo da entrada do INTESTINO DELGADO. Apresenta uma extensão em forma de verme, o APÊNDICE vermiforme.
5 Laxante: Que laxa, afrouxa, dilata. Medicamento que trata da constipação intestinal; purgante, purgativo, solutivo.
6 Obstipação: Prisão de ventre ou constipação rebelde.
7 Hemorróidas: Dilatações anormais das veias superficiais que se encontram na última porção do intestino grosso, reto e região perianal. Pode produzir sangramento junto com a defecação e dor.
8 Laxantes: Medicamentos que tratam da constipação intestinal; purgantes, purgativos, solutivos.
9 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
10 Farmacologia: Ramo da medicina que estuda as propriedades químicas dos medicamentos e suas respectivas classificações.

Tem alguma dúvida sobre PLANTAX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.