Stresstabs 600 Zinco

LABORATÓRIOS PFIZER LTDA

Atualizado em 14/08/2019

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Stresstabs® 600 Zinco
polivitamínico e polimineral
Comprimidos

APRESENTAÇÃO

Comprimido revestido
Frascos com 30 comprimidos

USO ORAL
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO

Cada comprimido revestido contém:

vitamina1 B1 (equivalente a 32,65 mg de nitrato de tiamina) 30 mg
vitamina1 B2 (riboflavina) 10 mg
vitamina1 B6 (equivalente a 12,16 mg de cloridrato de piridoxina) 10 mg
vitamina1 B12 (cianocobalamina) 25 mcg
vitamina1 C (ácido ascórbico) 600 mg
vitamina1 E (equivalente a 45 mg de acetato de racealfatocoferol) 45 UI
ácido fólico 500 mcg
ácido pantotênico (equivalente a 27,17 mg de pantotenato de cálcio) 25 mg
vitamina1 B3 (nicotinamida) 100 mg
cobre (equivalente a 3,76 mg de óxido cúprico) 3 mg
zinco (equivalente a 65,61 mg de sulfato de zinco) 23,9 mg
excipiente q.s.p. 1 comprimido

Excipientes: ácido esteárico, amido, celulose microcristalina, dióxido de silício, estearato de magnésio, petrolato líquido, carbonato de cálcio, hipromelose, dióxido de titânio, laurilsulfato de sódio, corante amarelo nº 5 e nº 6.

Teor percentual do componente, na posologia de 1 comprimido ao dia, relativo à Ingestão Diária Recomendada (IDR)

Componente

IDR
Adultos

IDR
Gestantes

IDR
Lactantes2

vitamina1 B1

2500%

2143%

2000%

vitamina1 B2

769%

714%

625%

vitamina1 B6

769%

526%

345%

vitamina1 B12

1042%

962%

893%

vitamina1 C (ácido ascórbico)

1333%

1091%

857%

vitamina1 E

450%

302%

302%

ácido fólico

208%

141%

169%

ácido pantotênico

500%

417%

357%

vitamina1 B3 (nicotinamida)

625%

556%

588%

cobre

333%

300%

231%

zinco

341%

217%

252%

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Stresstabs® 600 Zinco está indicado como suplemento vitamínico-mineral nos seguintes casos:

  • em dietas restritivas e inadequadas;
  • como auxiliar do sistema imunológico3 (sistema de defesa do organismo);
  • como antioxidante (protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres);
  • em doenças crônicas ou convalescença (período após uma doença, de recuperação da saúde4) e
  • no pós-cirúrgico.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Stresstabs® 600 Zinco é um suplemento vitamínico-mineral. Por isso, todos e cada um dos elementos de sua fórmula não têm por finalidade efeitos terapêuticos. Quando tomado regularmente, cada um dos ingredientes de sua fórmula têm por objetivo suprir as prováveis deficiências de nutrientes que a dieta ou outras condições biológicas podem originar. Situações como doenças crônicas, convalescença e pós-cirúrgico, levam ao aumento da demanda de micronutrientes5 e a produção aumentada de radicais livres (estresse oxidativo), podendo afetar inclusive o sistema imunológico3 (sistema de defesa do organismo), deixando o organismo mais suscetível a infecções6.

Stresstabs® 600 Zinco apresenta em sua fórmula doses adequadas de vitaminas e minerais com ação antioxidante, substâncias que desempenham papel importante nos processos de proteção celular contra lesões7 desencadeadas por radicais livres de oxigênio. Ações e benefícios atualmente aceitos:

Vitamina1 B1: auxilia no aproveitamento energético da alimentação, promovendo apropriado metabolismo8 de carboidratos. Necessária para o funcionamento apropriado do sistema nervoso9 e dos músculos10, inclusive os músculos10 do coração11.

Vitamina1 B2: auxilia no aproveitamento energético da alimentação. Ajuda na formação das células12 vermelhas do sangue13 e no funcionamento do sistema nervoso9.

Vitamina1 B6: importante no metabolismo8 de proteínas14 e carboidratos. Necessária para o apropriado funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico (de defesa). Essencial para a formação das células12 vermelhas do sangue13 e a síntese de hormônios.

Vitamina1 B12: ajuda na formação das células12 vermelhas do sangue13 e no aproveitamento de material genético vital (ácidos nucleicos) para o núcleo celular. Necessária para a redução de risco de certos tipos de anemia15. Auxilia no funcionamento de todas as células12 do corpo, especialmente as nervosas, cerebrais e glóbulos vermelhos.

Vitamina1 C: fortalece as paredes dos vasos sanguíneos16. Essencial para dentes, gengivas e ossos saudáveis. Importante para a produção do colágeno17, que protege as estruturas do corpo, tais como a pele18, ossos e tendões19. Ajuda na absorção de ferro dos suplementos e vegetais. Ajuda a proteger as células12 contra os danos causados pelos radicais livres. Importante para funções imunológicas. Necessária para a formação de alguns neurotransmissores e a cicatrização de feridas.

Vitamina1 E: necessária para a formação adequada de células12 vermelhas no sangue13, nos músculos10 e nos tecidos. Necessária para funções imunológicas. Importante para a manutenção do DNA. Protege a gordura20 dos tecidos contra a oxidação. Ajuda a proteger as células12 contra os danos causados pelos radicais livres.

Nicotinamida: presente em todas as células12 do corpo, ajuda a converter alimento em energia; envolvida no metabolismo8 de gordura20, proteína e carboidrato21. Auxilia na função do sistema nervoso9.

Ácido fólico: quantidades adequadas desta vitamina1 B (ácido fólico) como parte de uma dieta saudável podem ajudar a reduzir o risco de malformações22 congênitas23 do cérebro24 e da espinha dorsal. Ajuda a manter normais as funções saudáveis do trato intestinal. Necessário para o metabolismo8 dos aminoácidos e para a formação de ácidos nucleicos que formam o DNA. Necessário para o crescimento e desenvolvimento normais. Necessário para a formação das células12 vermelhas do sangue13.

Ácido pantotênico: relacionado com a conversão de carboidratos, gordura20 e proteína em energia. Necessário para a formação de hormônios e substâncias que regulam o sistema nervoso9. Ajuda no crescimento e desenvolvimento normais.

Cobre: parte das proteínas14 e enzimas ligadas às funções cerebrais e das células12 vermelhas. Relacionado com o metabolismo8 do ferro, a saúde4 dos ossos e a síntese de proteínas14. Desempenha papel importante na pele18, no cabelo25 e na pigmentação dos olhos26.

Zinco: o zinco pode ser um fator importante para ajudar a manter o sistema imunológico3 (de defesa) saudável. Componente crítico de enzimas relacionadas à maioria das principais vias metabólicas. Parte de vários hormônios vitais, inclusive insulina27. Relacionado com a função do paladar28. Auxilia na cicatrização de feridas. Relacionado ao metabolismo8 proteico. Importante para visão29 noturna.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Stresstabs® 600 Zinco não deve ser utilizado por pessoas com hipersensibilidade (alergia30) conhecida aos componentes da fórmula. Se você tem história de litíase31 renal32 (pedra nos rins33), hiperoxalúria (excreção de uma quantidade excessiva de oxalato na urina34), informe ao seu médico antes de usar este medicamento.

Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Caso você possua deficiência em vitamina1 B12 (anemia perniciosa35), informe a seu médico, pois o ácido fólico presente neste medicamento pode afetar alguns testes de laboratório para deficiência de vitamina1 B12.

Em casos de anemia perniciosa35 por deficiência de vitamina1 B12, o ácido fólico presente na fórmula pode mascarar os sintomas36 da doença.

A cor da urina34 pode se alterar para amarelo escuro ou laranja, enquanto você estiver em uso do medicamento. Isto se deve à excreção, pela urina34, de vitaminas do complexo B. Essa alteração é normal e não representa qualquer risco.

Caso apresente algum problema nos rins33 ou no fígado37, consulte seu médico antes de iniciar o tratamento com Stresstabs® 600 Zinco.

Gravidez38 e Lactação39

Consulte um médico antes de usar este medicamento, caso esteja grávida ou amamentando.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Este produto contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar asma40 brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Interações medicamento-medicamento

Os suplementos de vitaminas e minerais não são isentos de interações medicamentosas.

Interações medicamento-exame laboratorial e não laboratorial

O ácido fólico presente neste medicamento pode afetar alguns testes de laboratório para anemia perniciosa35 (deficiência de vitamina1 B12).

O uso concomitante com medicamentos que interferem na absorção de gorduras pode afetar a absorção da Vitamina1 E.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

O produto deve ser mantido em sua embalagem original, bem tampado, em local protegido da umidade e da luz e em temperatura ambiente (entre 15 - 30°C).
Os suplementos de vitaminas e minerais são muito sensíveis à umidade, por isso evite manipular todos os comprimidos de uma vez. Recomenda-se retirar parcialmente o lacre de alumínio do frasco, permitindo apenas a passagem do comprimido que será utilizado. Contém agente secante à base de sílica.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, válido por 30 dias.

Características físicas e organolépticas

Comprimido revestido laranja, de formato de cápsula, oval, sem identificação ou gravação.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Stresstabs® 600 Zinco deve ser administrado por via oral na dose de 1 comprimido ao dia, preferencialmente junto com uma das refeições. Não é recomendado exceder a dose diária.

Stresstabs ® 600 Zinco pode ser utilizado diariamente e sua tolerabilidade e segurança foram comprovadas em vários estudos em longo prazo.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas36, procure orientação de seu médico ou cirurgião- dentista.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Caso você se esqueça de tomar Stresstabs® 600 Zinco no horário estabelecido, tome-o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado. Neste caso, não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Desordens gastrointestinais: constipação41, desconforto abdominal, desconforto gástrico, diarreia42 e náusea43;

Desordem do sistema imunológico3: hipersensibilidade.

O uso de vitamina1 C em doses acima de 1g por dia, por período prolongado, tem sido relacionado ao aumento de oxalato na urina34, que pode levar à formação de cálculos (pedras) no trato urinário44 em pacientes com história de litíase31 renal32 (pedra nos rins33).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Os seguintes sinais45 e sintomas36 podem estar associados com uma superdose de Stresstabs® 600 Zinco:

  • Desordem gastrintestinal: diarreia42
  • Desordens do metabolismo8 e nutricionais: Hipervitaminose A e Hipervitaminose D.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas36 procure orientação médica.
 

MS nº 1.0216.0249
Farm. Resp.: Carolina C. S. Rizoli CRF-SP nº 27071

Fabricado por:
Pfizer Canada Inc. - Quebec - Canadá

Registrado e Importado por:
Laboratórios Pfizer Ltda.
Rodovia Presidente Castelo Branco nº 32501 - Km 32,5
CEP 06696-000 - Itapevi – SP
CNPJ nº 46.070.868/0036-99


SAC 08000 175934

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
3 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Micronutrientes: No grupo dos micronutrientes estão as vitaminas e os minerais. Esses nutrientes estão presentes nos alimentos em pequenas quantidades e são indispensáveis para o funcionamento adequado do nosso organismo. Exemplos: cálcio, ferro, sódio, etc.
6 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
8 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
9 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
10 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
11 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
12 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
13 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
14 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
15 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
16 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
17 Colágeno: Principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais.
18 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
19 Tendões: Tecidos fibrosos pelos quais um músculo se prende a um osso.
20 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
21 Carboidrato: Um dos três tipos de nutrientes dos alimentos, é um macronutriente. Os alimentos que possuem carboidratos são: amido, açúcar, frutas, vegetais e derivados do leite.
22 Malformações: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
23 Congênitas: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
24 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
25 Cabelo: Estrutura filamentosa formada por uma haste que se projeta para a superfície da PELE a partir de uma raiz (mais macia que a haste) e se aloja na cavidade de um FOLÍCULO PILOSO. É encontrado em muitas áreas do corpo.
26 Olhos:
27 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
28 Paladar: Paladar ou sabor. Em fisiologia, é a função sensorial que permite a percepção dos sabores pela língua e sua transmissão, através do nervo gustativo ao cérebro, onde são recebidos e analisados.
29 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
30 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
31 Litíase: Estado caracterizado pela formação de cálculos em diferentes regiões do organismo. A composição destes cálculos e os sintomas que provocam variam de acordo com sua localização no organismo (vesícula biliar, ureter, etc.).
32 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
33 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
34 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
35 Anemia Perniciosa: Doença causada pela incapacidade do organismo absorver a vitamina B12. Mais corretamente, ela se refere a uma doença autoimune que resulta na perda da função das células gástricas parietais, que secretam ácido clorídrico para acidificar o estômago e o fator intrínseco gástrico que facilita a absorção da vitamina B12.
36 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
37 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
38 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
39 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
40 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
41 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
42 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
43 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
44 Trato Urinário:
45 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.