SUSTRATE

B-MS

Atualizado em 09/12/2014

          SUSTRATE


propatilnitrato

Apresentação/Composição de Sustrate

SUSTRATE é apresentado em embalagens com 50 comprimidos contendo 10mg de propatilnitrato.

USO EM ADULTOS

Informações ao Paciente de Sustrate

               A conservação do medicamento deve ser feita em local com temperatura inferior a 40oC, de preferência entre 15 e 30oC.
    Prazo de validade: vide cartucho. Este medicamento não deverá ser utilizado caso o prazo de validade do produto esteja vencido
 SUSTRATE (propatilnitrato) é um vasodilatador coronariano de ação imediata e prolongada, com início entre 55 e 150 segundos.
    Um comprimido de SUSTRATE deve ser colocado sob a língua1 ao primeiro sinal2 de ataque de angina3. Deixá-lo até completa absorção. Para prevenir ou mitigar4 ataques, os comprimidos podem ser deglutidos inteiros ou mastigados.
    Informe ao médico da ocorrência de gravidez5 enquanto do uso deste medicamento.
    A dose a ser utilizada deverá ser sempre orientada pelo médico. Qualquer modificação da dose ou interrupção do tratamento, somente deverá ser feita sob orientação médica.
 SUSTRATE pode causar rubor, tontura6, palpitação7 e dores de cabeça8 de baixa intensidade.
    TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
    É desaconselhável a ingestão de SUSTRATE concomitantemente com bebida alcoolica.
    Ainda que sobrevenha uma sensação de bem-estar, consulte o seu médico quanto à necessidade de moderação das atividades físicas.
    NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE9.
         

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Descrição de Sustrate

SUSTRATE (propatilnitrato) é o éster trinítrico do 2,2-bis (hidroximetil)-1-butanol, também conhecido como ETTN.

Ação de Sustrate

SUSTRATE é um vasodilatador coronariano de ação prolongada, eficaz no alívio da angina3 pectoris. Um paciente acostumado a tomar nitroglicerina não terá dificuldade em distinguir esta substância do SUSTRATE, se ambas forem administradas sublingualmente. A razão é de que o efeito do sustrate, mesmo em doses adequadas, proporciona uma imperceptível ação inicial ao contrário da nitroglicerina.
Em investigações clínicas comcluiu-se que o propatilnitrato produz menor efeito colateral10 de natureza subjetiva, pois seus efeitos são sentidos de modo gradual.
O propatilnitrato foi também testado clinicamente com relação à sua habilidade de contra-atacar as ocorrências de ataque de angina3 pectoris em cardioescleróticos. Foi observado que grandes consumidores de comprimidos de nitroglicerina reduziram apreciavelmente o consumo diário de comprimidos durante o período em que foi administrado SUSTRATE.
SUSTRATE demonstrou sua eficácia no alívio da dor por angina3 pectoris.

Indicações de Sustrate

SUSTRATE é indicado em todas as condições que exijam um vasodilatador coronariano de ação imediata e prolongada, com início em 55 a 150 segundos.SUSTRATE aumenta significativamente a execução do exercício, ainda que não haja melhora correspondente em modificações da isquemia11 em ECG.

Contra-Indicações de Sustrate

SUSTRATE NÃO DEVE SER EMPREGADO NAS RARAS PESSOAS QUE MANIFESTAM RESPOSTAS IDIOSSINCRÁSICAS, ESPECIALMENTE DE NATUREZA SINCOPAL.

Precauções de Sustrate

SUSTRATE DEVE SER PRESCRITO COM CAUTELA NOS PACIENTES COM ANEMIA12 INTENSA, PRESSÃO INTRA-OCULAR ELEVADA OU PRESSÃO INTRACRANIANA AUMENTADA. A INGESTÃO DE BEBIDA ALCÓOLICA PODE ACENTUAR ALGUNS EFEITOS DO PROPATILNITRATO.

Reações Adversas de Sustrate

SUSTRATE CAUSAR RUBOR, TONTURA6, TAQUICARDIA13 E DORES DE CABEÇA8 DE BAIXA INTENSIDADE. ALTAS DOSES PODEM CAUSAR VÔMITOS14, INQUIETAÇÃO, HIPOTENSÃO15, SÍNCOPE16, CIANOSE17 E METEMOGLOBINEMIA. PODE SEGUIR-SE PELE18 FRIA, RESPIRAÇÃO PREJUDICADA E BRADICARDIA19.

Posologia de Sustrate

SUSTRATE possui apresentação única para ser usado na crise e prevenção do ataque de angina3. O comprimido pode ser empregado por via oral ou sublingual, evitando desta forma, a utilização de comprimidos diferentes para cada situação.SUSTRATE é recomendado como profilático em doses de 15 a 30mg por dia, ou a critério médico, contra os sintomas20 cardioescleróticos. É necessário que os pacientes com cardioesclerose, aos quais se prescrevem SUSTRATE, sejam informados da necessidade de moderação física em vista da doença básica, mesmo que se sintam perfeitamente bem.

Superdosagem de Sustrate

A síncope16 deve ser tratada mantendo-se o paciente em uma posição recumbente com a cabeça8 abaixada. Intoxicações graves devem ser tratadas com aspiração e lavagem gástrica21, e administração de oxigênio com respiração assistida, se necessário. Se ocorrer metemoglobinemia, administrar 1 a 4mg/Kg de peso corporal de azul de metileno através de injeção22 endovenosa. A circulação23 pode ser mantida com infusões de plasma24 ou soluções de eletrólitos25 adequados.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

SUSTRATE - Laboratório

B-MS
Rua Carlos Gomes, 924
São Paulo/SP - CEP: 04743-002
Tel: 55 (011) 882-2000
Fax: 55 (011) 246-0151
Site: http://www.bristol.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "B-MS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Língua:
2 Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida. 2. Som ou gesto que indica algo, indício. 3. Dinheiro que se dá para garantir um contrato.
3 Angina: Inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).
4 Mitigar: Tornar mais brando, mais suave, menos intenso (geralmente referindo-se à dor ou ao sofrimento); aliviar, suavizar, aplacar.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
7 Palpitação: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
8 Cabeça:
9 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
10 Efeito colateral: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
11 Isquemia: Insuficiência absoluta ou relativa de aporte sanguíneo a um ou vários tecidos. Suas manifestações dependem do tecido comprometido, sendo a mais frequente a isquemia cardíaca, capaz de produzir infartos, isquemia cerebral, produtora de acidentes vasculares cerebrais, etc.
12 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
13 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
14 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
15 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
16 Síncope: Perda breve e repentina da consciência, geralmente com rápida recuperação. Comum em pessoas idosas. Suas causas são múltiplas: doença cerebrovascular, convulsões, arritmias, doença cardíaca, embolia pulmonar, hipertensão pulmonar, hipoglicemia, intoxicações, hipotensão postural, síncope situacional ou vasopressora, infecções, causas psicogênicas e desconhecidas.
17 Cianose: Coloração azulada da pele e mucosas. Pode significar uma falta de oxigenação nos tecidos.
18 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
19 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
20 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
21 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
22 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
23 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
24 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
25 Eletrólitos: Em eletricidade, é um condutor elétrico de natureza líquida ou sólida, no qual cargas são transportadas por meio de íons. Em química, é uma substância que dissolvida em água se torna condutora de corrente elétrica.
Artigos relacionados

Tem alguma dúvida sobre SUSTRATE?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.