Stongel pastilhas

CAZI QUIMICA FARMACEUTICA INDUSTRIA E COMERCIO LTDA

Atualizado em 15/07/2020

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

STONGEL VS
hidróxido de alumínio
hidróxido de magnésio

Apresentação

Pastilhas – Caixa com 50 pastilhas
Pastilhas coloridas e aromatizadas artificialmente: laranja (papaia), azul (aniz), verde (hortelã), branco (coco), amarelo (banana), marrom (chocolate) e vermelho (tutti-frutti).

USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO (crianças acima de 6 anos de idade)

COMPOSIÇÃO

Cada pastilha contém:

Hidróxido de alumínio 200 mg
Hidróxido de magnésio 200 mg
Excipiente q.s.p 1 pastilha
Excipiente: manitol, sacarina1 sódica, gelatina, metilparabeno, propilparabeno, estearato de magnésio, água purifica e *corantes e aromas artificiais alimentícias.
* Pastilha: cor laranja (corante amarelo crepúsculo + aroma artificial de mamão papaia), cor azul (corante azul indigotina + aroma artificial de aniz), cor verde (corante amarelo nº 10 + corante azul indigotina + aroma artificial de hortelã), cor branca (essência de coco), cor amarela (corante amarelo nº 10 + aroma artificial de banana), cor marrom (corante azul indigotina + corante amarelo n.º 10 + corante vermelho ponceaux + aroma de chocolate), cor rosa (corante vermelho eritrosina + aroma artificial de tutti-frutti).

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

STONGEL VS é indicado para o tratamento de níveis elevados de acidez associados aos diagnósticos de úlcera péptica2, gastrite3 esofagites, inflamação4 no duodeno5, transtornos digestivos acompanhadas de excesso de acidez ou outras doenças do estômago6 ou intestino, onde é necessário neutralizar o elevado grau de acidez.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

STONGEL VS age como antiácido7 exercendo sua ação de maneira rápida e prolongada.
STONGEL VS neutraliza o excesso de ácido clorídrico8 do estômago6, e permite que o suco gástrico alcance o nível de acidez desejado sem que ocorra uma hipersecreção de ácido clorídrico8.

O medicamento age de maneira rápida e prolongada.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Contraindicações
STONGEL VS é contraindicado nos seguintes casos:

  • Hipersensibilidade aos componentes da fórmula;
  • Insuficiência renal9 severa;
  • Pacientes submetidos a dietas com baixos níveis de fósforo;
  • Gravidez10;
  • Lactação11;
  • Obstrução intestinal.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe ao médico se estiver amamentando.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Advertências e Precauções
O produto não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
O hidróxido de magnésio e outros sais de magnésio em presença de insuficiência renal9, podem causar depressão do sistema nervoso central12.
Pacientes com insuficiência renal9 só deverão utilizar o produto sob controle médico.
O hidróxido de alumínio em doses altas por longos períodos pode causar deficiência de fosfato em pacientes com dieta pobre nesse alimento.

Pacientes idosos
Produtos contendo alumínio podem agravar problemas ósseos e agravar o quadro da doença de Alzeimer.

Uso em crianças
O uso pediátrico do produto deve ser feito sob prescrição médica para crianças acima de 06 anos de idade. É necessário um diagnóstico13 preciso antes de começar o uso do antiácido7.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe ao médico se estiver amamentando.

Interações medicamentosas
STONGEL VS pode reduzir a absorção de certos fármacos como (tetraciclinas, fenitoína, digoxina, agentes hipoglicemiantes14); por este motivo STONGEL VS não deve ser usado por pacientes que estão fazendo uso destas substâncias, ou deve ser administrado pelo menos 1 hora antes ou depois desses medicamentos.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento deve ser conservado em sua embalagem original em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Armazenado nestas condições o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação indicada na embalagem.
Número de lote e data de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas do produto: Pastilhas circulares, uniformes, isentas de partículas estranhas, cor, sabor e odor respectivamente: cor: laranja, sabor e odor de mamão papaia; cor: azul, sabor e odor de aniz; cor: verde, sabor e odor de hortelã; cor: branca, sabor e odor de coco; cor: amarela, sabor e odor de banana; cor: marrom, sabor e odor de chocolate; cor: rosa, sabor e odor de tutti-frutti.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Posologia
Crianças acima de 6 anos de idade: 1 a 2 pastilhas ao dia, de acordo com a idade.
Adultos: 2 a 4 pastilhas, 4 vezes ao dia.

Cuidados de Administração
STONGEL VS deve ser administrado meia hora após as refeições e ao deitar.
O limite máximo diário de administração é de 4 vezes ao dia.
As pastilhas devem ser mastigadas, não degluti-las por inteiro.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação15.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Diarréia16, náuseas17 e vômitos18, geralmente em pacientes tratados com altas doses, que desaparecem com a diminuição da dose ou suspensão do tratamento.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Na eventualidade da ingestão acidental de doses muito acima das estabelecidas, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001. se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS

 

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas19 procure orientação médica.

 

Registro MS nº 1.0715.0046.001-8
Farmacêutico Responsável: João Carlos S. Coutinho – CRF-SP 30.349

CAZI QUÍMICA FARMACÊUTICA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA
Rua Antonio Lopes, 134 – Jandira – São Paulo
CEP: 06612-090 – Tel. (11) 4707-5155
CNPJ: 44.010.437/0001-81
Indústria Brasileira

 

SAC 0800 7706632

 

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
2 Úlcera péptica: Lesão na mucosa do esôfago, estômago ou duodeno. Também chamada de úlcera gástrica ou duodenal. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100% dos casos. Os principais sintomas são: dor, má digestão, enjôo, queimação (azia), sensação de estômago vazio.
3 Gastrite: Inflamação aguda ou crônica da mucosa do estômago. Manifesta-se por dor na região superior do abdome, acidez, ardor, náuseas, vômitos, etc. Pode ser produzida por infecções, consumo de medicamentos (aspirina), estresse, etc.
4 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
5 Duodeno: Parte inicial do intestino delgado que se estende do piloro até o jejuno.
6 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
7 Antiácido: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
8 Ácido clorídrico: Ácido clorídrico ou ácido muriático é uma solução aquosa, ácida e queimativa, normalmente utilizado como reagente químico. É um dos ácidos que se ioniza completamente em solução aquosa.
9 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
10 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
11 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
12 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
13 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
14 Hipoglicemiantes: Medicamentos que contribuem para manter a glicose sangüínea dentro dos limites normais, sendo capazes de diminuir níveis de glicose previamente elevados.
15 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
16 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
17 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
18 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
19 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.

Tem alguma dúvida sobre Stongel pastilhas?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.