
Percof
Informações adicionais sobre o medicamento Percof:
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
As notas a seguir são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes dessa substância medicamentosa e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Para saber mais e com mais segurança, consulte a bula do remédio.
1. O que é Percof?
O Percof é a levodropropizina, uma medicação que age inibindo os reflexos traqueobrônquicos da tosse não produtiva. É, pois, um sedativo da tosse com ação miorrelaxante1 dos brônquios2, ocasionando melhor ventilação3 pulmonar. Nas doses terapêuticas, a levodropropizina não apresenta efeitos sedativos do sistema nervoso4. A substância é absorvida rapidamente pelo trato gastrointestinal após administração oral. O efeito antitussígeno é mantido por pelo menos 6 horas e assim as doses devem ser aplicadas a cada 6 a 8 horas.
2. Quando se indica Percof (levodropropizina)?
Indica-se a levodropropizina como terapêutica5 sintomática6 da tosse improdutiva ou seca.
3. Como o médico prescreve Percof (levodropropizina)?
Siga corretamente o modo de usar e as doses de Percof (levodropropizina) recomendadas pelo médico, só ele pode saber o que é mais conveniente para cada quadro clínico e para cada paciente. Alguns remédios deixam de fazer efeito por serem tomados de maneira errada ou em doses abaixo do necessário, outros têm efeitos colaterais7 graves em virtude de doses muito altas.
4. Quais os efeitos colaterais7 mais comuns de Percof (levodropropizina)?
Os efeitos colaterais7 da levodropropizina são transitórios e desaparecem após a suspensão do tratamento. Podem ocorrer distúrbios gastrointestinais tais como náuseas8, pirose9, dispepsia10, desconforto abdominal, diarreia11, vômitos12; distúrbios do sistema nervoso4 central (cansaço, astenia13, fadiga14, sonolência, torpor15, cefaleia16 e tonturas17) e do sistema cardiovascular18 (cardiopatias e palpitação19). Raramente são observadas reações alérgicas cutâneas20. Estes ou quaisquer outros efeitos colaterais7 que por ventura possam surgir, devem ser prontamente comunicados ao médico.
5. Quais as principais contraindicações de Percof (levodropropizina)?
O Percof (levodropropizina) não deve ser tomado em casos de hipersensibilidade à levodropropizina ou a qualquer outro ingrediente de sua fórmula. Também não deve ser administrado a mulheres grávidas, àquelas que estejam amamentando ou às crianças de menos de dois anos de idade.
A levodropropizina não deve ser administrada naqueles casos de tosse em que haja uma grande secreção brônquica.
6. Quais são as observações e os cuidados que devem ser mantidos durante o uso de Percof (levodropropizina)?
Não se deve tomar bebida alcoólica enquanto se estiver usando a levodropropizina.
Embora raramente a levodropropizina cause sedação21, a pessoa que esteja usando esse medicamento deve evitar dirigir veículos automotores e manejar máquinas perigosas, pelo menos até saber os efeitos que ela faz em seu caso.