Preço de Eno Tabs em Woodbridge/SP: R$ 22,37

Eno Tabs

GLAXOSMITHKLINE BRASIL LTDA

Atualizado em 22/06/2020

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

ENO® Tabos Frutas Sortidas
carbonato de cálcio

APRESENTAÇÕES

Comprimidos mastigáveis - 750 mg de carbonato de cálcio. Caixa contendo 12 roletes com 8 unidades cada. Roletes contendo 8 unidades. Frasco plástico contendo 48 unidades.

USO ORAL
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO

Cada comprimido mastigável de ENO® Tabs Frutas Sortidas contém carbonato de cálcio (750mg), sacarose, amido, talco, petrolato líquido, ácido adípico, polisfosfato de sódio, corantes (FD&C vermelho nº 40 CI16035, FD&C amarelo nº 6 CI15985, FD&C amarelo nº 5 CI19140, FD&C azul nº 1 CI42090) e aromas (cereja, laranja, limão e lima).

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

ENO® Tabs Frutas Sortidas é indicado como antiácido1, para o alívio rápido da azia2, queimação, acidez no estômago3 e má digestão4.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

O carbonato de cálcio, princípio ativo do ENO® Tabs Frutas Sortidas, neutraliza o ácido produzido no estômago3, aliviando o desconforto causado pelo excesso de acidez.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Contraindicações:

  • Se você for alérgico ao carbonato de cálcio ou qualquer outro ingrediente da fórmula, verifique a composição.
  • Se você tiver um nível elevado de cálcio no sangue5, excesso de cálcio dosado na urina6, depósito de cálcio nos rins7, cálculos renais ou se você estiver seguindo uma dieta pobre em fósforo

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Você não deve tomar mais que a dose recomendada e por período mais longo que o recomendado, pois isso pode causar aumento dos níveis de cálcio no sangue5 e a síndrome8 leite-álcali (que consiste no aumento dos níveis de cálcio no sangue5, alcalose9 metabólica (elevação da concentração de bicarbonato no soro10) e lesão11 renal12 aguda associada com a ingestão de grandes quantidades de cálcio e álcalis absorvíveis), particularmente em pacientes com problemas renais. Se os sintomas13 persistirem por mais de 2 semanas ou se os sintomas13 piorarem, você deve consultar o médico.

Mantenha o medicamento fora da visão14 e alcance das crianças.
Você deve consultar o médico antes de tomar este medicamento se:

  • Você estiver tomando outros medicamentos, já que o cálcio pode afetar a absorção de outros medicamentos.
  • Se você faz uso de diuréticos15 tiazídicos, já que estes medicamentos podem reduzir a quantidade de cálcio excretada pelo corpo, aumentando os níveis sanguíneos de cálcio.

Esse produto não afeta a habilidade de dirigir ou operar máquinas.

Gravidez16 e amamentação17:
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Este produto pode ser usado durante a amamentação17. Sabe-se que o medicamento passa para o leite materno, no entanto nas doses recomendadas é improvável causar riscos para a lactante18.

Atenção diabéticos: contém açúcar19.
Este produto contém amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma20 brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Você deve conservar ENO® Tabs Frutas Sortidas em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).
Após aberto, válido por 4 semanas quando embalado em rolete ou até o fim do prazo de validade quando embalado no frasco plástico.

Características físicas e organolépticas: Eno Tabs Frutas Sortidas são apresentados na forma de comprimidos mastigáveis nas cores rosa, alaranjado, amarelo e verde com a logo “3205” gravado em um dos lados do comprimido e odor de cereja, laranja, limão e lima, respectivamente.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Mastigue e engula de 1 a 2 comprimidos quando os sintomas13 ocorrerem ou conforme orientação médica. Você não deve ultrapassar a dose diária máxima recomenda de 10 comprimidos a cada 24 horas, ou 6 comprimidos caso esteja grávida. Grávidas não devem ultrapassar a dose diária recomendada de 5,0 g de carbonato de cálcio como antiácido1.

Se os sintomas13 persistirem por mais de 2 semanas, consulte um médico.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas13, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Você deve usar este medicamento apenas quando os sintomas13 ocorrerem, respeitando a dose máxima diária recomendada.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Este medicamento pode causar algumas reações indesejáveis, tais como prisão de ventre, gases, arroto e náusea21.
Informe ao seu médico, cirurgião dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Se você tomar doses excessivas deste medicamento procure um médico imediatamente. O uso excessivo deste medicamento pode causar o aumento dos níveis de cálcio no sangue5.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS

 

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas13 procure orientação médica.

 

MS 1.0107.0275
Farm. Resp.: Edinilson da Silva Oliveira CRF-RJ Nº 18875

Fabricado por:
GlaxoSmithKline Consumer
Healthcare Holdings (US) LLC
St. Louis, MO – EUA.

Importado e embalado por:
GlaxoSmithKline Brasil Ltda
Estrada dos Bandeirantes, 8464 Rio de Janeiro– RJ.
CNPJ 33.247.743/0001-10
Indústria Brasileira.

 

SAC 0800 021 15 29


 

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Antiácido: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
2 Azia: Pirose. Sensação de dor epigástrica semelhante a uma queimadura, geralmente acompanhada de regurgitação de suco gástrico para dentro do esôfago.
3 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
4 Digestão: Dá-se este nome a todo o conjunto de processos enzimáticos, motores e de transporte através dos quais os alimentos são degradados a compostos mais simples para permitir sua melhor absorção.
5 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
6 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
7 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
8 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
9 Alcalose: Desequilíbrio do meio interno, produzido por uma diminuição na concentração de íons hidrogênio ou aumento da concentração de bases orgânicas nos líquidos corporais.
10 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
11 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
12 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
13 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
14 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
15 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
16 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
17 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
18 Lactante: Que produz leite; que aleita.
19 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
20 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
21 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.

Tem alguma dúvida sobre Eno Tabs?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.