Castanha da Índia Atalaia

Infabra Ind. Farm. Bras. Ltda.

Atualizado em 02/02/2021

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Castanha da Índia Atalaia
Aesculus hippocastanum L., Hippocastanaceae
Drágeas1 100 mg

MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Drágeas1
Blíster contendo 30 drágeas1

VIA ORAL
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Cada drágea2 de Castanha da Índia Atalaia contém:

extrato seco de sementes de Castanha da Índia (Aesculus hippocastanum L.) (equivalente a 22 mg (22%) de glicosídeos triterpênicos expressos como escina.) 100 mg
excipientes q.s.p 1 drágea2

Excipientes: lactose3, celulose microcristalina, talco, estearato de magnésio, carbonato de cálcio, óxido de ferro, goma arábica, cera de abelha, cera de Carnaúba, acetato de polivinila e sacarose.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Está indicado principalmente nos estados varicosos, como medicação auxiliar nos casos de varizes4 e hemorroidas5.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Castanha da Índia Atalaia atua melhorando o retorno do sangue6 venoso e diminuindo edemas7 localizados. Desta forma, melhora os sintomas8 associados à doença, que são: dor e inchaço9 nas pernas, sensação de fadiga10, cansaço, prurido11 e tensão.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Castanha da Índia Atalaia é contra-indicada em pacientes com conhecida hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Precauções e advertências

Castanha da Índia Atalaia deve ser utilizada com cautela por pacientes com gastrite12 e úlceras13 gastroduodenais.

Gravidez14 e Lactação15

Castanha da Índia Atalaia não deve ser tomado durante gravidez14 ou no período de amamentação16.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Populações especiais

Uso em Crianças: Castanha da Índia Atalaia não deve ser usado por crianças

Uso em Idosos: Embora não existam restrições ou recomendações especiais sobre o uso de Castanha da Índia Atalaia em pacientes idosos, recomenda-se procurar o médico diante de qualquer reação indesejável.

Interações medicamentosas

Não deve ser administrado juntamente com anticoagulantes17 orais, podendo potencializar este efeito (exemplo: varfarina e salicilatos).

É conveniente diminuir o consumo de álcool, café e cigarros durante o tratamento com Castanha da Índia Atalaia.

O tratamento pode ser interrompido a qualquer momento sem causar prejuízos à saúde18.

Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

Se conservado ao abrigo da luz, do calor e da umidade, o produto terá validade de 36 meses a contar da sua data de fabricação.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Características físicas e organolépticas do produto

Comprimidos de cor amarela pálida. Cheiro (odor) característico e praticamente não apresenta sabor.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Modo de usar

USO ORAL

As drágeas1 devem ser ingeridas inteiras, com uma quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidas.

Este medicament onão pode ser partido ou mastigado.

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas8 procure orientação médica.

Posologia

Ingerir uma drágea2, três vezes ao dia, obedecendo ao intervalo oito horas entre as doses.

A duração da administração deve ser estabelecida de acordo com a severidade dos sintomas8.

A continuidade do tratamento por mais de três meses deverá ser avaliada pelo médico.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retomar a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação19.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Em geral, Castanha da Índia Atalaia é bem tolerado. Efeitos desagradáveis ocorrem raramente e sem maior gravidade: reações alérgicas, dor de cabeça20, vertigem21

Informe seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico do aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também à empresa através do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Nos casos de superdose, pode ocorrer irritação gastrointestinal, vômito22, diarreia23, secura na boca24, vermelhidão no rosto, dilatação das pupilas, confusão visual e mental e hemorragia25.

Em casos de dose excessiva acidental, procure serviço médico imediatamente.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Drágeas: Comprimidos ou pílulas contendo preparado farmacêutico.
2 Drágea: Comprimido ou pílula contendo preparado farmacêutico.
3 Lactose: Tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar encontrado no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
4 Varizes: Dilatação anormal de uma veia. Podem ser dolorosas ou causar problemas estéticos quando são superficiais como nas pernas. Podem também ser sede de trombose, devido à estase sangüínea.
5 Hemorróidas: Dilatações anormais das veias superficiais que se encontram na última porção do intestino grosso, reto e região perianal. Pode produzir sangramento junto com a defecação e dor.
6 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
7 Edemas: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
8 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
9 Inchaço: Inchação, edema.
10 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
11 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
12 Gastrite: Inflamação aguda ou crônica da mucosa do estômago. Manifesta-se por dor na região superior do abdome, acidez, ardor, náuseas, vômitos, etc. Pode ser produzida por infecções, consumo de medicamentos (aspirina), estresse, etc.
13 Úlceras: Feridas superficiais em tecido cutâneo ou mucoso que podem ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
14 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
15 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
16 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
17 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
18 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
19 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
20 Cabeça:
21 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
22 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
23 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
24 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
25 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.