Preço de Refresh Gel em Cambridge/SP: R$ 49,35

Refresh Gel

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

Atualizado em 12/08/2019

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

REFRESH® GEL
Ácido poliacrílico
Gel Oftálmico Estéril

APRESENTAÇÃO

Gel Oftálmico Estéril
Tubo contendo 10 g 

VIA DE ADMINISTRAÇÃO TÓPICA OCULAR
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO

Cada 100g de REFRESH® GEL contém:

ácido poliacrílico 0,3 g
excipiente q.s.p. 1 g

Veículo: cloreto de benzalcônio, sorbitol1, hidróxido de sódio e água purificada q.s.p.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

REFRESH® GEL é indicado em casos de síndrome2 de Sjögren; alta secura por ressecamento da córnea3 e conjuntiva4 de origem senil, menopausa5 ou pós-menopausa5; piscar pouco frequente (como por exemplo, durante anestesia6 ou coma7 profundo); fechamento insuficiente da pálpebra ou sensibilidade reduzida da córnea3.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

REFRESH® GEL tem ação lubrificante e umectante. As propriedades físico-químicas do gel permitem que atue como uma superfície protetora formando uma película transparente, lubrificante e úmida na superfície do olho8. A formulação possui pH e osmolalidade9 similares aos encontrados no fluído lacrimal normal.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

REFRESH® GEL é contraindicado para pessoas que apresentam alergia10 a qualquer um dos componentes da sua fórmula.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Para não contaminar o colírio11 evite o contato da ponta do tubo com qualquer superfície. Não permita que a ponta do tubo entre em contato direto com os olhos12.

REFRESH® GEL é um medicamento de uso exclusivamente tópico13 ocular.

Este medicamento só deve ser usado por uma única pessoa. Nunca forneça para outra pessoa, mesmo que tenha os mesmos sintomas14. Descontinuar o uso e procure seu médico em caso de dor ocular, alterações na visão15, vermelhidão ou irritação ocular frequente ou se as condições piorarem. Após um breve período de tratamento, sem resultados apreciáveis, consulte um médico.

Gravidez16 e Lactação17

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Na ocorrência de gravidez16 ou se estiver amamentando, consulte o médico antes de fazer uso de medicamentos. Não foi estabelecida a segurança do produto nesses períodos, portanto, use somente quando for recomendado pelo médico.

Uso em idosos

Não existem restrições de uso em pacientes idosos. A posologia é a mesma que a recomendada para outras faixas etárias.

Pacientes que utilizam lentes de contato

Tire as lentes antes de aplicar REFRESH® GEL em um ou ambos os olhos12 e aguarde pelo menos 15 minutos para recolocá-las.

Pacientes que fazem uso de mais de um medicamento oftálmico

Se você for utilizar REFRESH® GEL com outros colírios, aguarde um intervalo de 5 minutos entre a aplicação de cada medicamento.

Interferência na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas

Pode ocorrer um borramento transitório da visão15, até que o gel esteja uniformemente distribuído na superfície do olho8. Não dirija ou opere equipamento perigoso até que a visão15 se normalize.

Interações medicamentosas

Evite o uso concomitante de outros produtos como antissépticos18 oculares. No caso de outros tratamentos oculares (como, por exemplo, o de glaucoma19) deve-se respeitar um intervalo de pelo menos 5 minutos entre as aplicações dos medicamentos.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

REFRESH® GEL deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Após aberto, válido por 30 dias.

Características físicas

REFRESH® GEL é um gel oftálmico estéril incolor, ligeiramente opalescente, sem partículas visíveis. Não use o produto se houver mudança de coloração.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

  • Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos12.
  • Antes de usar o medicamento, confira o nome no rótulo, para não haver enganos. Não utilize REFRESH® GEL caso haja sinais20 de violação e/ou danificações do tubo.
  • O gel já vem pronto para uso. Não encoste a ponta do tubo nos olhos12, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar contaminação do tubo e do medicamento.
  • Você deve aplicar o número de gotas da dose recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos12. A dose usual para adultos (incluindo idosos) e crianças é de 1 gota21 aplicada no saco conjuntival, uma a duas aplicações ao dia com o máximo de quatro aplicações para os casos com sintomas14 mais intensos.

Modo de Usar

  1. Lave as mãos22.
  2. Remova a tampa e incline sua cabeça23.
  3. Durante a aplicação, mantenha o tubo perpendicular e não oblíquo, porque somente assim se obtém uma gota21 regular, conforme figura abaixo.
  4. Segure o tubo acima do seu olho8 com uma mão24 e puxe suavemente a pálpebra inferior com a outra.
  5. Aperte o tubo de modo que uma gota21 do gel caia no espaço entre a pálpebra inferior e o olho8.
  6. Solte a pálpebra inferior.
  7. Tenha cuidado para não tocar nenhuma superfície com a ponta do tubo.
  8. Feche bem o tubo depois de usar.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas14, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Você deve retornar a utilização do medicamento assim que se lembrar seguindo normalmente os intervalos de horários entre as aplicações até o final do dia. No dia seguinte, retornar aos horários regulares.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião- dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

REFRESH® GEL é bem tolerado. Podem ocorrer casos de intolerância como coceira, irritação e/ou adesão das pálpebras25. Logo após a aplicação, pode ocorrer um leve borramento da visão15, devido a densidade do gel; este borramento desaparece muito rapidamente.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Em geral, superdoses não provocam problemas agudos. Se acidentalmente for ingerido, beba bastante líquido para diluir, ou procure orientação médica.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS


SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS14 PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
 

Reg. ANVISA/MS - 1.0147.0146
Farm. Resp.: Elizabeth Mesquita CRF-SP nº 14.337

Registrado por:
Allergan Produtos Farmacêuticos LTDA
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1855 Bloco 1 - 13º andar - Vila Olímpia
São Paulo - CEP 04548-005
CNPJ: 43.426.626/0001-77

Fabricado por:
Farmila – Thea Farmaceutici S.P.A. Settimo Milanese – Milão – Itália

Sob licença:
Laboratoires Théa Clermont Ferrand – França

Importado, embalado e distribuído por:
Allergan Produtos Farmacêuticos LTDA
Guarulhos, São Paulo
Indústria Brasileira


SAC 0800 14 4077

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
2 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
3 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
4 Conjuntiva: Membrana mucosa que reveste a superfície posterior das pálpebras e a superfície pericorneal anterior do globo ocular.
5 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
6 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
7 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“
8 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
9 Osmolalidade: Molalidade de uma solução que exerce a mesma pressão osmótica que uma solução ideal de uma substância não dissociada. É uma medida indireta da concentração somada de todos os solutos de uma determinada solução.
10 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
11 Colírio: Preparação farmacológica líquida na qual se encontram dissolvidas diferentes drogas que atuam na conjuntiva ocular.
12 Olhos:
13 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
14 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
15 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
16 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
17 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
18 Antissépticos: Que ou os que impedem a contaminação e combatem a infecção.
19 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
20 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
21 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
22 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
23 Cabeça:
24 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
25 Pálpebras:

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.