Preço de TRAVATAN em Ann Arbor/SP: R$ 166,24

TRAVATAN

ALCON

Atualizado em 09/12/2014

TRAVATAN

Bula do Profissional de Saúde1 de Travatan

Princípio Ativo de Travatan

Travaprosta

Travatan (Alcon)

Identificação de Travatan

ALCON LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA.
TRAVATAN
TRAVOPROSTA

Formas Farmacêuticas e Apresentações de Travatan

USO ADULTO

Via tópica ocular

Frasco plástico conta-gotas contendo 2,5 ml de Solução Oftálmica Estéril.

Cada ml de TRAVATAN Solução Oftálmica 0,004 % contém:

Travoprosta....................0,040 mg

Veículo constituído de óleo de rícino polioxil 40 hidrogenado, trometamol, ácido bórico, manitol, edetato dissódico, ácido clorídrico2 e/ou hidróxido de sódio, cloreto de benzalcônio como conservante e água purificada q.s.p. 1 ml.

Informações Técnicas Aos Profissionais de Saúde1 de Travatan

Características Farmacológicas de Travatan

TRAVATAN 0,004% é uma solução aquosa oftálmica, tamponada e estéril de Travoprosta, com um pH em torno de 6,0 e osmolalidade3 de aproximadamente 290 mOsm/kg.

Mecanismo de ação: A Travoprosta ácido livre é um agonista4 seletivo para o receptor prostanóide FP. O mecanismo de ação exato ainda não é conhecido. Acredita-se que os agonistas para o receptor FP reduzem a pressão intra-ocular através do aumento do escoamento uveoescleral.

Absorção: A Travoprosta é absorvida através da córnea5 e hidrolisada para o ácido livre ativo. Dados de 4 estudos farmacocinéticos de dose múltipla (total de 107 pacientes) mostraram que as concentrações plasmáticas do ácido livre ficaram abaixo de 0,01 ng/ml (limite de quantificação do ensaio) em 2 terços dos pacientes. Nos indivíduos com concentrações plasmáticas quantificáveis (N=38) a Cmax média foi de 0,018 ± 0,007 (variando 0,01 a 0,052 ng/ml) e foi alcançada dentro de 30 minutos. A partir destes estudos a meia-vida plasmática da travoprosta foi estimada em 45 minutos. Não houve diferenças nas concentrações plasmáticas entre os dias 1 e 7, indicando que o estado de equilíbrio foi logo alcançado e que não há acúmulo significante.

Metabolismo6: A Travoprosta (pró-droga de éster isopropil) é hidrolisada pelas esterases na córnea5 para o ácido livre biologicamente ativo. Sistemicamente, a Travoprosta ácido livre é metabolizada para metabólitos7 inativos através da beta-oxidação da cadeia alfa do ácido carboxílico resultando nos análogos 1,2-dinor e 1,2,3,4-tetranor por oxidação do grupo 15-hidroxil, bem como pela redução da dupla ligação 13,14.

Excreção: A eliminação da travoprosta ácido livre do plasma8 humano é rápida resultando em concentrações abaixo do limite de quantificação dentro de 1 hora após a instilação ocular. A meia-vida de eliminação final da travoprosta ácido livre foi estimada a partir de 14 indivíduos e variou de 17 minutos a 86 minutos com a meia-vida média de 45 minutos. Menos de 2% da dose tópica ocular de travoprosta foi excretada na urina9 dentro de 4 horas como travoprosta ácido livre.

Resultados de Eficácia de Travatan

Em estudos clínicos, pacientes com glaucoma10 de ângulo aberto ou hipertensão11 ocular com pressão intra-ocular basal de 25 a 27 mmHg, tratados com TRAVATAN Solução Oftálmica 0,004%, uma vez por dia à noite, demonstraram reduções da pressão intra-ocular de 7 a 8 mmHg. Em análises de subgrupos destes estudos a redução média da PIO em pacientes da raça negra foi maior em até 1,8 mmHg em relação à pacientes de outras raças. Ainda não se sabe se esta diferença está relacionada à raça ou à íris12 fortemente pigmentada. Em um ensaio multicêntrico, aleatório e controlado, pacientes com pressão intra-ocular basal média de 24 a 26 mmHg, em tratamento com TIMOPTIC* (solução oftálmica de maleato de timolol 0,5%), duas vezes por dia, que foram tratados com TRAVATAN Solução Oftálmica 0,004%, em dose única diária adjuntivamente ao TIMOPTIC* 0,5%, demonstraram reduções da PIO de 6 a 7 mmHg. TRAVATAN Solução Oftálmica foi estudado em pacientes com insuficiência hepática13 e também em pacientes com insuficiência renal14. Nenhuma alteração hematológica clinicamente relevante ou na análise laboratorial da urina9 foi observada nestes pacientes.


Indicações de Travatan

TRAVATAN Solução Oftálmica Estéril está indicado para a redução da pressão intra-ocular em pacientes com glaucoma10 de ângulo aberto ou hipertensão11 ocular.

Contra-Indicações de Travatan

Hipersensibilidade conhecida à Travoprosta, cloreto de benzalcônio ou qualquer outro ingrediente do produto.

Modo de Usar e Cuidados de Conservação Depois de Aberto de Travatan

Para evitar contaminação não tocar o conta-gotas. Conservar o produto em temperatura ambiente (15 a 30 ºC)

Posologia de Travatan

A dose recomendada é uma gota15 no(s) olho16(s) afetado(s) uma vez por dia à noite. A dose de TRAVATAN Solução Oftálmica não deve exceder uma vez por dia, visto que tem sido demonstrado que a aplicação com maior freqüência pode diminuir o efeito de redução da pressão intra-ocular.

A redução da pressão intra-ocular se inicia aproximadamente 2 horas após a aplicação e o efeito máximo é atingido após 12 horas.

TRAVATAN Solução pode ser usado concomitantemente com outros medicamentos oftálmicos de uso tópico17 para diminuir a pressão intra-ocular. Se mais de um produto oftálmico tópico17 estiver sendo usado, os produtos devem ser administrados com intervalo de, no mínimo, 5 minutos.

Advertências de Travatan

Foi relatado que TRAVATAN causa alterações nos tecidos pigmentados. As alterações relatadas com maior freqüência foram aumento na pigmentação da íris12 e tecido18 periorbital (pálpebra) e aumento na pigmentação e crescimento de cílios19. Estas alterações podem ser permanentes. TRAVATAN pode alterar gradualmente a coloração dos olhos20, aumentando a quantidade de pigmento castanho na íris12 através do aumento do número de melanossomas (grânulos de pigmento) nos melanócitos21. Os efeitos a longo prazo nos melanócitos21 e as conseqüências de um dano potencial aos melanócitos21 e/ou depósito de grânulos de pigmento em outras áreas dos olhos20 não são atualmente conhecidos. A alteração da coloração da íris12 ocorre lentamente e pode não ser perceptível por meses ou anos. Os pacientes devem estar cientes da possibilidade de alteração da cor da íris12. O escurecimento da pele22 palpebral tem sido relatado em associação ao uso de TRAVATAN Solução Oftálmica. TRAVATAN Solução Oftálmica pode alterar gradualmente os cílios19 dos olhos20 tratados. As alterações incluem o aumento do comprimento, espessura, pigmentação e/ou número de cílios19. Os pacientes tratados em apenas um dos olhos20 devem estar cientes da possibilidade de aumento da pigmentação castanha da íris12, do tecido18 periorbitário e/ou palpebral e dos cílios19, no olho16 tratado, ocorrendo assim heterocromia entre os olhos20. Pode ocorrer disparidade entre os olhos20 no comprimento, espessura e/ou número de cílios19.

Precauções de Travatan

Gerais: Casos de ceratite bacteriana têm sido associados com o uso de frascos dose-múltipla de produtos oftálmicos tópicos. Estes frascos foram inadvertidamente contaminados pelos pacientes, os quais, na maioria dos casos, tinham uma doença corneana intercorrente ou uma ruptura na superfície epitelial. Os pacientes podem sofrer um aumento lento da pigmentação castanha da íris12. Esta alteração pode não ser perceptível por meses ou anos, ocorrendo predominantemente em pacientes com íris12 de cores misturadas, tais como castanha azulada, castanha acinzentada, castanha amarelada, castanha esverdeada, mas também foi observada em pacientes de olhos20 castanhos. Acredita-se que a alteração de cor seja devida ao aumento do conteúdo de melanina23 dos melanócitos21 estromais da íris12. O mecanismo de ação exato ainda não é conhecido. Tipicamente, a pigmentação castanha ao redor da pupila se espalha concentricamente em direção à periferia nos olhos20 afetados, porém a íris12 inteira ou partes dela podem tornar-se acastanhadas. Até que mais informações sobre o aumento da pigmentação castanha estejam disponíveis, os pacientes devem ser examinados regularmente e, dependendo da situação, o tratamento deve ser interrompido se o aumento da pigmentação ocorrer. TRAVATAN Solução Oftálmica deve ser usado com precaução em pacientes com história de inflamação24 intra-ocular (irite25/uveíte26) e não deve ser usado em paciente com inflamação24 intra-ocular ativa. Edema macular27, incluindo edema macular27 cistóide, tem sido relatado com análogos da prostaglandina28 F2alfa . Estes relatos ocorreram principalmente em pacientes afácicos, pseudofácicos com ruptura de cápsula posterior ou em pacientes com fatores de risco conhecidos para edema macular27. TRAVATAN Solução Oftálmica deve ser usado com precaução nestes pacientes. TRAVATAN Solução Oftálmica não foi avaliado no tratamento de fechamento de ângulo, glaucoma10 inflamatório ou neovascular. TRAVATAN Solução Oftálmica contém um conservante, cloreto de benzalcônio, que pode ser absorvido por lentes de contato. Os pacientes devem retirar as lentes de contato antes da instilação do produto e recolocá-las 15 minutos após a aplicação.

Carcinogênese, mutagênese e diminuição da fertilidade: Estudos de carcinogenicidade de 2 anos em camundongos e ratos com doses subcutâneas de 10, 30 ou 100mcg/kg/dia, não evidenciaram potencial carcinogênico. Entretanto, com doses de 100 mcg/kg/dia, ratos machos foram tratados somente por 82 semanas e a máxima dose tolerada não foi alcançada no estudo em camundongos. A maior dose (100 mcg/kg) corresponde a níveis de exposição acima de 400 vezes a exposição humana na máxima dose ocular humana recomendada (MDOHR) de 0,04 mcg/kg, com base nos níveis plasmáticos ativos da droga. A travoprosta não foi mutagênica no teste de Ames, nos testes de micronúcleos em camundongos e nos ensaios de aberração de cromossomos29 em ratos. Um leve aumento na freqüência mutagênica foi observado em um de dois ensaios de linfoma30 de camundongo na presença de enzimas de ativação S-9 de ratos. A travoprosta não afetou o índice de reprodução31 ou fertilidade de ratos machos e fêmeas em doses subcutâneas de até 10mcg/kg/dia (250 vezes a máxima dose ocular humana recomendada de 0,04mcg/kg/dia). O número médio de corpos lúteos foi reduzido e as perdas na pós-implantação foram aumentadas nessa dose. Estes efeitos não foram observados na dose de 3mcg/kg/dia (75 vezes a máxima dose ocular humana recomendada).

Gravidez32 Categoria C: Efeitos teratogênicos33: A travoprosta foi teratogênica34 em ratas, em doses intravenosas de até 10mcg/kg/dia (250 vezes a máxima dose humana ocular recomendada), o que foi evidenciado pelo aumento da incidência35 de malformação36 esquelética bem como malformação36 visceral e externa, tais como esternebras fundidas, cabeça37 abobadada e hidrocefalia38. A travoprosta não foi teratogênica34 em ratas em doses intravenosas de até 3mcg/kg/dia (75 vezes a máxima dose humana ocular recomendada) ou em camundongos em doses subcutâneas de 1,0mcg/kg/dia (25 vezes a máxima dose humana ocular recomendada). A travoprosta produziu aumento de perdas na pós-implantação e diminuição da viabilidade fetal em ratas com doses intravenosas >3mcg/kg/dia (75 vezes a máxima dose humana ocular recomendada) e em camundongos com doses subcutâneas >0,3mcg/kg/dia (7,5 vezes a máxima dose humana ocular recomendada). A incidência35 de mortalidade39 pós-natal foi aumentada e o ganho de peso corpóreo do neonatal foi reduzido, na prole de ratas tratadas com travoprosta por via subcutânea40, desde o sétimo dia de gravidez32 até o vigésimo primeiro dia de lactação41, com doses > ou = a 0,12mcg/kg/dia (3 vezes a máxima dose humana ocular recomendada). O desenvolvimento do neonatal foi também afetado, o que foi evidenciado pela demora na abertura dos olhos20, descolamento auricular, separação prepucial e diminuição da atividade motora.  Estudos adequados e bem controlados não foram realizados em mulheres grávidas. TRAVATAN Solução Oftálmica deve ser usado na gravidez32 somente se o beneficio potencial justificar o risco potencial para o feto42.


Uso em Idosos, Crianças e Outros Grupos de Risco de Travatan

Idosos: Não foram observadas diferenças na eficácia e segurança entre pacientes idosos e outros pacientes.

Crianças: A segurança e a eficácia não foram estabelecidas para pacientes43 pediátricos.

Lactantes44: Um estudo em ratas lactantes44 demonstrou que a Travoprosta marcada radioativamente e/ou seus metabólitos7 são excretados no leite. Não se sabe se esta droga ou seus metabólitos7 são excretados no leite humano. Devido ao fato de muitas drogas serem excretadas no leite materno, devem ser tomadas precauções quando TRAVATAN Solução Oftálmica for administrado à mulheres lactantes44

Interações Medicamentosas de Travatan

Não foram descritas.

Reações Adversas a Medicamentos de Travatan

O evento adverso ocular mais comum que foi observado em estudos clínicos controlados com TRAVATAN Solução 0,004% foi hiperemia45, relatada em 35 a 50 % dos pacientes. Aproximadamente 3% dos pacientes interromperam a terapia devido à hiperemia45 conjuntival. Os eventos adversos oculares relatados com incidência35 de 5 a 10 % incluíram diminuição da acuidade visual46, desconforto ocular, sensação de corpo estranho, dor e prurido47. Os eventos adversos oculares relatados com incidência35 de 1 a 4% incluíram visão48 anormal, blefarite49, visão48 borrada, catarata50, conjuntivite51, olho16 seco, distúrbio ocular, "flare", alteração de cor da íris12, ceratite, crosta na borda da pálpebra, fotofobia52, hemorragia53 subconjuntival e lacrimejamento. Os eventos adversos não oculares relatados com incidência35 de 1 a 5 % foram: lesão54 acidental, angina55 de peito56, ansiedade, artrite57, dor nas costas58, bradicardia59, bronquite, dor no peito56, síndrome60 do resfriado, depressão, dispepsia61, distúrbio gastrintestinal, dor de cabeça37, hipercolesterolemia62, hipertensão11, hipotensão63, infecção64, dor, distúrbios da próstata65, sinusite66, incontinência urinária67 e infecção64 do trato urinário68.

Superdose de Travatan

Em caso de superdose, lavar os olhos20 com água. Se o produto for acidentalmente ingerido o tratamento deve ser sintomático69.

Armazenagem de Travatan

Conservar o produto em temperatura ambiente (15 a 30 º C).

Dizeres Legais de Travatan

Registro M.S.: 1.0023.0244.001-3
Farmacêutico(a) responsável: Lygia Casella Piazza - CRF/SP-8066


ALCON LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA.

Av. N.S. da Assunção, 736 05359-001 São Paulo - SP

CNPJ 60.412.327/0013-36

Indústria Brasileira

ALCON LABORATORIES, INC.

6201 South Freeway

Fort Worth, Texas 76134 E.U.A.

Lote, fabricação e validade: vide cartucho.

Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800-7077908

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

* TIMOPTIC é uma marca registrada de MERCK & Co., Inc.

Bula do Paciente de Travatan

Princípio Ativo de Travatan

Travaprosta

Travatan (Alcon)

Identificação de Travatan

ALCON LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA.
TRAVATAN
TRAVOPROSTA

Formas Farmacêuticas e Apresentações de Travatan

USO ADULTO

Via tópica ocular

Frasco plástico conta-gotas contendo 2,5 ml de Solução Oftálmica Estéril.

Cada ml de TRAVATAN Solução Oftálmica 0,004 % contém:

Travoprosta....................0,040 mg

Veículo constituído de óleo de rícino polioxil 40 hidrogenado, trometamol, ácido bórico, manitol, edetato dissódico, ácido clorídrico2 e/ou hidróxido de sódio, cloreto de benzalcônio como conservante e água purificada q.s.p. 1 ml.

Informações ao Paciente de Travatan

Como Este Medicamento Funciona de Travatan

TRAVATAN Solução Oftálmica reduz a pressão intra-ocular aproximadamente 2 horas após a aplicação e o efeito máximo é atingido após 12 horas.

Por Que Este Medicamento Foi Indicado de Travatan

TRAVATAN Solução Oftálmica é indicado para reduzir a pressão intra-ocular em pacientes com glaucoma10 de ângulo aberto ou hipertensão11 ocular.

Quando Não Devo Usar Este Medicamento de Travatan

CONTRA-INDICAÇÕESVocê não deve usar este medicamento se tiver alergia70 conhecida ao Travoprosta, ao cloreto de benzalcônio ou a qualquer outro ingrediente do medicamento.

ADVERTÊNCIAS
TRAVATAN Solução pode alterar gradualmente a coloração dos olhos20. Esta alteração pode ser permanente. Há casos de escurecimento da pele22 envolta dos olhos20 com o uso de TRAVATAN Solução. TRAVATAN Solução pode alterar gradualmente os cílios19 dos olhos20 tratados. As alterações incluem o aumento do comprimento, espessura, cor e/ou número de cílios19.


PRECAUÇÕES
Você não deve tocar o conta-gotas do frasco para evitar a contaminação. O uso de soluções contaminadas pode resultar em sérios danos para os olhos20 e conseqüente perda da visão48. Se durante o tratamento ocorrer algum trauma ocular, infecção64 ou cirurgia ocular, você deve procurar imediatamente orientação médica para decidir quanto a continuar ou não o uso do medicamento. Se você tiver reações oculares como conjuntivite51 e reações nas pálpebras71, procure orientação médica. O medicamento contém um conservante que pode ser absorvido por lentes de contato. As lentes de contato devem ser retiradas antes de usar o produto e recolocadas 15 minutos após a aplicação.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Não foram descritas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe seu médico se ocorrer gravidez32 ou iniciar amamentação72 durante o uso deste medicamento.

Não existem estudos em crianças com este medicamento.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde1.

Como Devo Usar Este Medicamento de Travatan

ASPECTO FÍSICO
TRAVATAN é uma solução incolor a amarelo clara.

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS
Não se aplica.

DOSAGEM
Pingue uma gota15 no(s) olho16(s) afetado(s) uma vez por dia à noite. Não pingue mais que uma vez por dia, pois o uso com maior freqüência pode diminuir o efeito de redução da pressão intra-ocular.

Você pode usar TRAVATAN Solução junto com outros medicamentos oftálmicos para diminuir a pressão intra-ocular. Se você estiver usando mais de um produto oftálmico, deve usá-los com intervalo mínimo de 5 minutos.

COMO USAR
Para evitar a contaminação não toque o conta-gotas do frasco.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Não use medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Quais Os Males Que Este Medicamento Pode Causar de Travatan

As reações oculares desagradáveis mais comuns são:

Em 35 a 50 % dos pacientes: vermelhidão dos olhos20.

Em 5 a 10 % dos pacientes: diminuição da nitidez visual, desconforto ocular, sensação de corpo estranho, dor e coceira.

Em 1 a 4% dos pacientes: visão48 anormal, inflamação24 das pálpebras71, visão48 borrada, catarata50, conjuntivite51, olho16 seco, distúrbios oculares, alteração de cor da íris12, inflamação24 da córnea5, crosta na borda da pálpebra, sensibilidade à luz, hemorragia53 na parte branca do olho16 e lacrimejamento.

As reações não oculares desagradáveis mais comuns em 1 a 5 % dos pacientes são: lesão54 acidental, ansiedade, artrite57 (inflamação24 da articulação73), dor nas costas58, diminuição dos batimentos cardíacos, bronquite, dor no peito56, sintomas74 de resfriado, depressão, problemas no estômago75, dor de cabeça37, aumento do colesterol76, pressão alta, pressão baixa, infecção64, dor, distúrbios da próstata65, sinusite66 (inflamação24 nasal), descontrole na eliminação da urina9 e infecção64 urinária.

ATENÇÃO:Este é um medicamento novo e embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para a comercialização, efeitos indesejáveis e não conhecidos podem ocorrer. Neste caso, informe seu médico.

O Que Fazer Se Alguém Usar Uma Grande Quantidade Deste Medicamento de Uma Só Vez de Travatan

Se você colocar uma grande quantidade de TRAVATAN Solução Oftálmica nos olhos20 de uma só vez, lave os olhos20 com água. Se você tomar o medicamento acidentalmente, procure orientação médica.

Onde e Como Devo Guardar Este Medicamento de Travatan

Você deve conservar o medicamento em temperatura ambiente (15 a 30 ºC)

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais de Travatan

Registro M.S.: 1.0023.0244.001-3
Farmacêutico(a) responsável: Lygia Casella Piazza - CRF/SP-8066


ALCON LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA.

Av. N.S. da Assunção, 736 05359-001 São Paulo - SP

CNPJ 60.412.327/0013-36

Indústria Brasileira

ALCON LABORATORIES, INC.

6201 South Freeway

Fort Worth, Texas 76134 E.U.A.


Lote, fabricação e validade: vide cartucho.

Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800-7077908

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

* TIMOPTIC é uma marca registrada de MERCK & Co., Inc.

TRAVATAN - Laboratório

ALCON
AV. N. SRA. DA ASSUNCAO, 736
SAO PAULO/SP - CEP: 05359001
Tel: (011 )268-7433
Fax: (011 )819-2171

Ver outros medicamentos do laboratório "ALCON"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Ácido clorídrico: Ácido clorídrico ou ácido muriático é uma solução aquosa, ácida e queimativa, normalmente utilizado como reagente químico. É um dos ácidos que se ioniza completamente em solução aquosa.
3 Osmolalidade: Molalidade de uma solução que exerce a mesma pressão osmótica que uma solução ideal de uma substância não dissociada. É uma medida indireta da concentração somada de todos os solutos de uma determinada solução.
4 Agonista: 1. Em farmacologia, agonista refere-se às ações ou aos estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva. 2. Lutador. Na Grécia antiga, pessoa que se dedicava à ginástica para fortalecer o físico ou como preparação para o serviço militar.
5 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
6 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
7 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
8 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
9 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
10 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
11 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
12 Íris: Membrana arredondada, retrátil, diversamente pigmentada, com um orifício central, a pupila, que se situa na parte anterior do olho, por trás da córnea e à frente do cristalino. A íris é a estrutura que dá a cor ao olho. Ela controla a abertura da pupila, regulando a quantidade de luz que entra no olho.
13 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
14 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
15 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
16 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
17 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
18 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
19 Cílios: Populações de processos móveis e delgados que são encontrados revestindo a superfície dos ciliados (CILIÓFOROS) ou a superfície livre das células e que constroem o EPITÉLIO ciliado. Cada cílio nasce de um grânulo básico na camada superficial do CITOPLASMA. O movimento dos cílios propele os ciliados através do líquido no qual vivem. O movimento dos cílios em um epitélio ciliado serve para propelir uma camada superficial de muco ou fluido.
20 Olhos:
21 Melanócitos: Células da pele que produzem o pigmento melanina.
22 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
23 Melanina: Cada uma das diversas proteínas de cor marrom ou preta, encontrada como pigmento em vegetais e animais.
24 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
25 Irite: Inflamação da íris, iridite.
26 Uveíte: Uveíte é uma inflamação intraocular que compromete total ou parcialmente a íris, o corpo ciliar e a coroide (o conjunto dos três forma a úvea), com envolvimento frequente do vítreo, retina e vasos sanguíneos.
27 Edema macular: Inchaço na mácula.
28 Prostaglandina: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
29 Cromossomos: Cromossomos (Kroma=cor, soma=corpo) são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, composto por DNA e proteínas, sendo observável à microscopia de luz durante a divisão celular.
30 Linfoma: Doença maligna que se caracteriza pela proliferação descontrolada de linfócitos ou seus precursores. A pessoa com linfoma pode apresentar um aumento de tamanho dos gânglios linfáticos, do baço, do fígado e desenvolver febre, perda de peso e debilidade geral.
31 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
32 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
33 Teratogênicos: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
34 Teratogênica: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
35 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
36 Malformação: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
37 Cabeça:
38 Hidrocefalia: Doença produzida pelo aumento do conteúdo de Líquido Cefalorraquidiano. Nas crianças pequenas, manifesta-se pelo aumento da cabeça, e nos adultos, pelo aumento da pressão interna do cérebro, causando dores de cabeça e outros sintomas neurológicos, a depender da gravidade. Pode ser devido a um defeito de escoamento natural do líquido ou por um aumento primário na sua produção.
39 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
40 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
41 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
42 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
43 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
44 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
45 Hiperemia: Congestão sanguínea em qualquer órgão ou parte do corpo.
46 Acuidade visual: Grau de aptidão do olho para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.
47 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
48 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
49 Blefarite: Inflamação do bordo externo das pálpebras ou pestanas. Também conhecida como palpebrite, sapiranga, sapiroca ou tarsite.
50 Catarata: Opacificação das lentes dos olhos (opacificação do cristalino).
51 Conjuntivite: Inflamação da conjuntiva ocular. Pode ser produzida por alergias, infecções virais, bacterianas, etc. Produz vermelhidão ocular, aumento da secreção e ardor.
52 Fotofobia: Dor ocular ou cefaléia produzida perante estímulos visuais. É um sintoma freqüente na meningite, hemorragia subaracnóidea, enxaqueca, etc.
53 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
54 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
55 Angina: Inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).
56 Peito: Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original
57 Artrite: Inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, aumento da temperatura, dificuldade de movimentação, inchaço e vermelhidão da área afetada.
58 Costas:
59 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
60 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
61 Dispepsia: Dor ou mal-estar localizado no abdome superior. O mal-estar pode caracterizar-se por saciedade precoce, sensação de plenitude, distensão ou náuseas. A dispepsia pode ser intermitente ou contínua, podendo estar relacionada com os alimentos.
62 Hipercolesterolemia: Aumento dos níveis de colesterol do sangue. Está associada a uma maior predisposição ao desenvolvimento de aterosclerose.
63 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
64 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
65 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
66 Sinusite: Infecção aguda ou crônica dos seios paranasais. Podem complicar o curso normal de um resfriado comum, acompanhando-se de febre e dor retro-ocular.
67 Incontinência urinária: Perda do controle da bexiga que provoca a passagem involuntária de urina através da uretra. Existem diversas causas e tipos de incontinência e muitas opções terapêuticas. Estas vão desde simples exercícios de fisioterapia até complicadas cirurgias. As mulheres são mais freqüentemente acometidas por este problema.
68 Trato Urinário:
69 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
70 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
71 Pálpebras:
72 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
73 Articulação: 1. Ponto de contato, de junção de duas partes do corpo ou de dois ou mais ossos. 2. Ponto de conexão entre dois órgãos ou segmentos de um mesmo órgão ou estrutura, que geralmente dá flexibilidade e facilita a separação das partes. 3. Ato ou efeito de articular-se. 4. Conjunto dos movimentos dos órgãos fonadores (articuladores) para a produção dos sons da linguagem.
74 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
75 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
76 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.