MYCOSPOR

BAYER

Atualizado em 09/12/2014

MYCOSPOR®

Bifonazol

Uso tópico1 para adultos e crianças

Composição de Mycospor

Cada g de MYCOSPOR Creme ou cada ml de MYCOSPOR Solução spray contém 10 mg de bifonazol.

Informações Técnicas de Mycospor


MYCOSPOR é um antimicótico de amplo espectro que atua eficazmente sobre dermatófitos2, leveduras, hifomicetos e outros fungos como Malassezia furfur. Atua também sobre Corynebacterium minutissimum. A ação sobre dermatófitos2 (p. ex., tricófitos) é, in vitro, primariamente fungicida e, sobre leveduras, fungistática.

Indicações de Mycospor

Micoses do pé, da mão3 (Tinea pedum, Tinea manuum); micoses da pele4 e das pregas da pele4 (Tinea corporis, Tinea inguinalis); pitiríase versicolor; balanite por cândida; eritrasma.

Contra-Indicações de Mycospor


Não deve ser utilizado em pacientes com hipersensibilidade ao bifonazol ou a outro componente do produto. Em caso de hipersensibilidade conhecida ao álcool cetilestearílico, recomenda-se o uso da forma de solução spray no lugar do creme.

Precauções de Mycospor

Embora não existam indícios de efeitos prejudiciais para a mãe e para a criança quando se utiliza bifonazol durante a gravidez5, recomenda-se consultar o médico antes de sua aplicação no primeiro trimestre da gestação. Em bebês6, deve ser usado somente sob orientação médica.

Reações Adversas de Mycospor


Em casos isolados, podem aparecer leve vermelhidão, queimação ou irritação da pele4 nos pacientes muito sensíveis, que regridem com a interrupção do tratamento.

Interações Medicamentosas de Mycospor

Não existem interações descritas com outros medicamentos.

Posologia e Modo de Usar de Mycospor


Creme e solução: Salvo orientação médica em contrário, MYCOSPOR Creme ou Solução spray deve ser aplicado uma única vez ao dia, devendo-se, no caso do creme, friccionar uma fina camada na área afetada. A aplicação deve ser feita de preferência à noite, antes de se deitar. Habitualmente é necessária apenas uma pequena quantidade de creme (1/2 cm) para uma superfície correspondente à palma da mão3. Para melhores resultados, recomenda-se, como medida higiênica, lavar e secar bem a área afetada antes da utilização de MYCOSPOR. Para maior efetividade é importante não interromper o tratamento após o desaparecimento da sintomatologia inflamatória aguda ou da sintomatologia subjetiva. O tratamento deve ser continuado durante mais algum tempo além dos períodos a seguir indicados, conforme a natureza da afecção7. A duração do tratamento é, de uma maneira geral: Micose8 do pé, micose8 interdigital: 3 semanas; Micose8 do corpo, da mão3 e das pregas da pele4: 2 a 3 semanas; Pitiríase versicolor, eritrasma: 2 semanas; Candidíase9 cutânea10 superficial: 2 a 4 semanas. MYCOSPOR Creme é inodoro e lavável. Recomendamos, antes da primeira aplicação do MYCOSPOR Spray, pressionar a válvula algumas vezes para se obter a nebulização11 do produto.

Apresentação de Mycospor


Creme dermatológico: Bisnaga com 15 g. Solução: Frasco-spray com 15 ml.

Venda Sob Prescrição Médica.

BAYER S.A.

MYCOSPOR - Laboratório

BAYER
Rua Domingos Jorge, 1100
São Paulo/SP - CEP: 04779-900
Tel: 08007231010
Fax: 55 (011)548-0485
Site: http://www.bayer.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "BAYER"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Dermatófitos: Qualquer fungo microscópico que parasita a pele, as unhas ou os pelos.
3 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
7 Afecção: Qualquer alteração patológica do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
8 Micose: Infecção produzida por fungos. Pode ser superficial, quando afeta apenas pele, mucosas e seus anexos, ou profunda, quando acomete órgãos profundos como pulmões, intestinos, etc.
9 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).
10 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
11 Nebulização: Método utilizado para administração de fármacos ou fluidificação de secreções respiratórias. Utiliza um mecanismo vaporizador através do qual se favorece a penetração de água ou medicamentos na atmosfera bronquial.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.