PARAPSYL

BARRENNE

Atualizado em 09/12/2014
PARAPSYL®
Parafina microencapsulada + Psyllium plantago

Forma Farmacêutica de Parapsyl

Granulado para suspensão oral

Apresentações de Parapsyl

PARAPSYL® é apresentado na seguinte embalagem: Cartuchos de cartolina contendo 10 sachês com 10 g de granulado.
USO ADULTO
COMPOSIÇÃO
Cada sachê (10 g) contém:
Parafina líquida microencapsulada .................... 3,33 g
Tegumento mucilaginoso de grão de Psyllium .................... 3,33 g
Excipientes q.s.p.................... 10,00 g
(Sorbitol1, sílica coloidal anidra, aroma de manga, aroma de damasco).

Informações ao Paciente de Parapsyl

Ação esperada do medicamento:
PARAPSYL® é um medicamento laxante2, de administração oral, indicado no tratamento da constipação3.
A constipação3 crônica tem duas origens, a saber: doença do intestino, que necessita cuidado especial por parte do médico; mudança de hábitos alimentares e/ou modo de vida. Neste caso, o tratamento comporta outras medidas, tais como aumento de consumo de alimentos de origem vegetal, aumento do consumo de água e/ou suco de frutas, aumento da atividade física e reeducação do reflexo de defecação. Outros fatores podem ocasionar constipação3 ocasional, como por exemplo, viagens.
Cuidados de armazenamento:
O produto deve ser conservado em local fresco e seco.
Prazo de validade:
O prazo de validade do produto é de 18 meses, a contar da data de sua fabricação. Não utilize medicamentos com prazo de validade vencido.
Gravidez4 e lactação5:
Informe seu médico a ocorrência de gravidez4 na vigência do tratamento. Informe ao médico se está amamentando.
Cuidados de administração:
O PARAPSYL® granulado deve ser dissolvido em 1 copo com água ou suco de frutas e ingerido de imediato. Aconselha-se a ingestão do produto à noite, antes de deitar. O efeito será ainda melhor tomando-se um copo de água ou suco de frutas adicional.
Reações adversas:
PARAPSYL® é, geralmente, bem tolerado. Pode ocorrer ocasionalmente, mal estar abdominal no início do tratamento.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias:
PARAPSYL® não deve ser administrado concomitantemente com produtos contendo vitaminas A, D, E e K.
Contra-indicações e precauções:
PARAPSYL® não deve ser tomado por pacientes que apresentem oclusão intestinal, dores abdominais de origem indeterminada ou em presença de fecaloma.
Deve ser usado com cautela por pacientes diabéticos (a quantidade de sorbitol1 por dose administrada - 10 g - é de 3,284 g), bem como naqueles pacientes que apresentem obstrução nas vias biliares6 ou alteração da motricidade intestinal.
Comunicar ao médico toda constipação3 recente e sem explicação, constipação3 acompanhada de dor, febre7 ou inchaço8 no ventre.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE9.

Informações Técnicas de Parapsyl

A constipação3 é um sintoma10 caracterizado fisiologicamente pela passagem de fezes pouco abundantes, duras, pouco frequentes e/ou emitidas com dificuldades, sendo a ausência de fibras a sua principal causadora. Entre as fibras utilizáveis e utilizadas, o Psyllium husk, está entre as particularmente eficazes por suas propriedades de absorção de água no cólon11 e sua capacidade de aumentar o bolo fecal.Os laxantes12 lubrificantes são igualmente de grande interesse por sua eficácia e segurança reconhecidas. Compostos essencialmente de óleos minerais (vaselina e parafina), não são absorvíveis ao nível do tubo digestivo. São emolientes e lubrificantes, sendo que sua eficácia é proporcional à sua viscosidade13. Atuam retardando a reabsorção hídrica, amolecendo a massa fecal.
Por lubrificação, os óleos minerais facilitam a progressão e eliminação das fezes. São bem tolerados e suas ações se fazem sentir entre 6 a 8 horas. A eficácia dos óleos minerais nas constipações crônicas requer uma utilização prolongada.
A ingestão dos óleos minerais em sua forma natural pode provocar efeitos desagradáveis, como prurido14 ou exsudações anais. Para que este desconforto pudesse ser evitado, foi utilizada na formulação do PARAPSYL® a parafina líquida microencapsulada, associada ao Psyllium.
PARAPSYL®, considerando seu mecanismo de ação, enquadra-se no grupo de laxantes12 que hidratam e lubrificam o bolo fecal. O mecanismo de ação de cada um dos componentes da fórmula, uma mucilagem laxante2, o Psyllium husk (obtido a partir dos grãos do Plantago ovata Forsk) e um laxante2 emoliente (óleo de parafina sob uma forma original "seca" microencapsulada) faz com que PARAPSYL®, através de ações diferentes e seletivas, possa ser utilizado com segurança e eficácia comprovadas para o tratamento de constipações crônicas funcionais.

Indicações de Parapsyl

Tratamento sintomático15 da constipação3.

Contra-Indicações de Parapsyl

PARAPSYL® NÃO DEVE SER TOMADO POR PACIENTES QUE APRESENTEM OCLUSÃO INTESTINAL, DORES ABDOMINAIS DE ORIGEM INDETERMINADA OU EM PRESENÇA DE FECALOMA.

Precauções e Advertências de Parapsyl

PARAPSYL® DEVE SER USADO COM CAUTELA POR PACIENTES DIABÉTICOS (A QUANTIDADE DE SORBITOL1 POR DOSE ADMINISTRADA - 10 G - É DE 3,284 G).TAMBÉM DEVE SER ADMINISTRADO COM CAUTELA EM PACIENTES QUE APRESENTEM OBSTRUÇÃO NAS VIAS BILIARES6 OU ALTERAÇÃO DA MOTRICIDADE INTESTINAL.

Interações Medicamentosas de Parapsyl

PARAPSYL® NÃO DEVE SER ADMINISTRADO CONCOMITANTEMENTE COM PRODUTOS QUE CONTENHAM VITAMINAS A, D, E E K, UMA VEZ QUE PODE OCORRER DIMINUIÇÃO DA ABSORÇÃO.

Reações Adversas de Parapsyl

PARAPSYL® É, GERALMENTE, BEM TOLERADO. NO INÍCIO DO TRATAMENTO PODE OCORRER, OCASIONALMENTE, MAL ESTAR ABDOMINAL.

Modo de Usar e Posologia de Parapsyl

A duração do tratamento varia em função da sintomatologia.
Dissolver o conteúdo de 1 sachê (10 g) em 1 copo com água ou suco de frutas e ingerido de imediato. Aconselha-se a ingestão do produto à noite, antes de deitar. O efeito será melhor tomando-se um copo de água ou de suco de frutas adicional após a ingestão do produto.
A posologia recomendada de PARAPSYL® é de 1 sachê (10 g) ao dia.
Pacientes diabéticos:
O produto deve ser usado com cautela por pacientes diabéticos (a quantidade de sorbitol1 por dose administrada - 10 g - é de 3,284 g).
Uso em idosos:
O uso de PARAPSYL® por idosos que não tenham qualquer atividade física não deve ser constante.
Uso pediátrico:
Em crianças, o tratamento da constipação3 é baseado em medidas higiênicas e dietéticas com o consumo de alimentos de origem vegetal e ingestão de bastante líquido, suco de frutas. O uso regular de laxativos16 pode comprometer o funcionamento normal do reflexo de defecação.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR . NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS17, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É UM NOVO MEDICAMENTO E EMBORA AS PESQUISAS TENHAM INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA, QUANDO CORRETAMENTE INDICADO, PODEM OCORRER REAÇÕES ADVERSAS IMPREVISÍVEIS, AINDA NÃO DESCRITAS OU CONHECIDAS. EM CASO DE SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA, O MÉDICO RESPONSÁVEL DEVE SER NOTIFICADO.
Nº do lote, data de fabricação, prazo de validade: VIDE CARTUCHO.
BARRENNE INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA.
Rua Antunes Maciel 68 / 86 - São Cristóvão
Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20940-010
CNPJ 33.043.608/0001-73 - Indústria Brasileira
Farm. Resp.: Antonia Ausina Febrer - CRF-RJ nº 3898 - Reg. MS 1.0464.0013.001-0
Serviço de Atendimento ao
Consumidor: 0800 2826644
<http://www.barrenne.com.br/>

PARAPSYL - Laboratório

BARRENNE
Rua Antunes Maciel, 68/86
Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20940-010
Tel: 55 (021)589-8973
Fax: 55 (021)589-9989
Email: barrene@ibm.net
Site: http://www.barrenne.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "BARRENNE"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
2 Laxante: Que laxa, afrouxa, dilata. Medicamento que trata da constipação intestinal; purgante, purgativo, solutivo.
3 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
6 Vias biliares: Conjunto de condutos orgânicos que conectam o fígado e a vesícula biliar ao duodeno. Sua função é conduzir a bile produzida no fígado, para ser armazenada na vesícula biliar e posteriormente ser liberada no duodeno.
7 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
8 Inchaço: Inchação, edema.
9 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
10 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
11 Cólon:
12 Laxantes: Medicamentos que tratam da constipação intestinal; purgantes, purgativos, solutivos.
13 Viscosidade: 1. Atributo ou condição do que é viscoso; viscidez. 2. Resistência que um fluido oferece ao escoamento e que se deve ao movimento relativo entre suas partes; atrito interno de um fluido.
14 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
15 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
16 Laxativos: Mesmo que laxantes. Que laxa, afrouxa, dilata. Medicamentos que tratam da constipação intestinal; purgantes, purgativos, solutivos.
17 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
Artigos relacionados

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.