TICLID

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda

Atualizado em 09/12/2014

Composição de Ticlid

CLORIDRATO DE TICLOPIDINA.

Posologia e Administração de Ticlid

1 A 2 DRAGEAS1 AO DIA, DURANTE AS REFEICOES. NAO RECOMENDADO PARA CRIANCAS.

Reações Adiversas de Ticlid

PODE HAVER AUMENTO DO TEMPO DE SANGRAMENTO; NEUTROPENIA2 EM CERCA DE 2% DOS CASOS; RARAMENTE AGRANULOCITOSE3, TROMBOCITOPENIA4 E PURPURA5 TROMBOCITOPENICA TROMBOTICA6; POSSIBILIDADE DE MANIFESTACOES HEMORRAGICAS7, INCLUSIVE NO POS-OPERATORIO; NAUSEAS8, DIARREIA9, ERUPCOES CUTANEAS10, RAROS CASOS DE HEPATITE11 MEDICAMENTOSA, ICTERICIA12 COLESTATICA, REACOES IMUNOLOGICAS E COLITE13.

Contra-Indicações de Ticlid

CONTRA-INDICADO EM DIATESES HEMORRAGICAS7, HEMOPATIAS COM AUMENTO DO TEMPO DE SANGRAMENTO, LESOES14 ORGANICAS PASSIVEIS DE SANGRAMENTO, ANTECEDENTES DE LEUCOPENIA15, TROMBOCITOPENIA4 OU AGRANULOCITOSE3. TICLID NAO DEVERA SER ASSOCIADO A OUTROS ANTIAGREGANTES PLAQUETARIOS, A ANTIINFLAMATORIOS NAO-ESTEROIDES, OU A ANTICOAGULANTES16. TICLID TAMBEM NAO DEVERA SER USADO DURANTE A GRAVIDEZ17 E A LACTACAO18. PROCEDER A CONTROLE HEMATOLOGICO QUINZENAL NOS 3 PRIMEIROS MESES DE TRATAMENTO. SUSPENDER O TRATAMENTO 10 DIAS ANTES DE INTERVENCOES CIRURGICAS. TICLID PODE INTERAGIR COM A TEOFILINA E CICLOSPORINA.

Indicações de Ticlid

PROCESSOS QUE PODEM ENVOLVER HIPERAGREGACAO PLAQUETARIA E CONSEQUENTEMENTE RISCO TROMBOGENICO; PREVENCAO DE ACIDENTES ISQUEMICOS ARTERIAIS CEREBRAIS; PREVENCAO DE ACIDENTES ISQUEMICOS, SOBRETUDO CORONARIANO, EM PACIENTES COM ARTERIOPATIA DOS MEMBROS INTERIORES; PREVENCAO E CORRECAO DE ALTERACOES PLAQUETARIAS INDUZIDAS POR CIRCULACAO19 EXTRACORPOREA (CIRURGIA, HEMODIALISE20).

Apresentação de Ticlid

CAIXA COM 20 DRAGEAS1 DE 250 MG.

TICLID - Laboratório

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Rua Conde Domingos Papais, 413
Suzano/SP - CEP: 08613-010
Site: http://www.sanofi-aventis.com.br
C.N.P.J. 02.685.377/0008-23 - Indústria Brasileira

Ou

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Av Brasil, 22.155- Rio de Janeiro - RJ
CNPJ 02.685.377/0019-86 - Indústria Brasileira
Atendimento ao Consumidor 0800-703-0014
www.sanofi-aventis.com.br

Ver outros medicamentos do laboratório "Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Drágeas: Comprimidos ou pílulas contendo preparado farmacêutico.
2 Neutropenia: Queda no número de neutrófilos no sangue abaixo de 1000 por milímetro cúbico. Esta é a cifra considerada mínima para manter um sistema imunológico funcionando adequadamente contra os agentes infecciosos mais freqüentes. Quando uma pessoa neutropênica apresenta febre, constitui-se uma situação de “emergência infecciosa”.
3 Agranulocitose: Doença causada pela falta ou número insuficiente de leucócitos granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos), que se manifesta como ulcerações na garganta e outras mucosas, seguidas por infecções graves.
4 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
5 Púrpura: Lesão hemorrágica de cor vinhosa, que não desaparece à pressão, com diâmetro superior a um centímetro.
6 Trombótica: Relativo à trombose, ou seja, à formação ou desenvolvimento de um trombo (coágulo).
7 Hemorrágicas: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
8 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
9 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
10 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
11 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
12 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.
13 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
14 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
15 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
16 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
17 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
18 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
19 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
20 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
Artigos relacionados

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.