Preço de Gaviscon (Suspensão oral) em Cambridge/SP: R$ 15,93

Gaviscon (Suspensão oral)

RECKITT BENCKISER (BRASIL) LTDA

Atualizado em 28/10/2019

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Gaviscon®
alginato de sódio + bicarbonato de sódio + carbonato de cálcio
Suspensão Oral 50 mg/mL + 26,7 mg/mL + 16 mg/mL

APRESENTAÇÕES

Suspensão oral
Frascos de 150 mL
Sachês de 10 mL disponíveis em unidades ou em embalagem contendo 12 sachês

USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS

COMPOSIÇÃO

Cada 10 mL da suspensão contém:

alginato de sódio 500 mg
bicarbonato de sódio 267 mg
carbonato de cálcio 160 mg
excipiente q.s.p. 10 mL

Excipientes: carbômer, hidróxido de sódio, sacarina sódica, óleo ou essência de menta, metilparabeno, propilparabeno e água purificada.

Cada frasco contém 150mL. Cada sachê contém 10mL.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Gaviscon® é um medicamento indicado para o tratamento de indigestão, queimação e desconforto estomacal (associados à indigestão), azia, dispepsia, enjôo, náusea e vômito.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Gaviscon® não é absorvido pela circulação sistêmica. Seu mecanismo de ação é físico. Após a ingestão do medicamento, os componentes ativos de sua formulação reagem rapidamente com o ácido gástrico para formar um aglomerado de gel de ácido algínico, com pH praticamente neutro, que flutua no conteúdo estomacal efetivamente por até 4 horas, formando uma barreira física que impede o contato do conteúdo estomacal com o esôfago, aliviando, desta forma, os sintomas de indigestão. O tempo médio estimado para o início da ação do medicamento (formação da rede de gel de ácido algínico) é de 15 segundos, sendo que o tempo para sensação de alívio é de 3 minutos.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Você não deve tomar Gaviscon® se tiver hipersensibilidade (alergia) ao alginato de sódio ou a qualquer componente da fórmula,

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos. O uso de Gaviscon® em crianças menores de 12 anos só pode ser feito com orientação médica.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Interrompa o uso deste medicamento e procure um médico se ocorrerem reações indesejáveis. Uma dose de 10mL de Gaviscon® contém 141mg de sódio, cujo teor deve ser considerado quando se requer uma dieta com alta restrição de sal, por exemplo, em alguns casos de insuficiência cardíaca congestiva e insuficiência renal.

Cada dose de 10mL de Gaviscon® contém 160mg de carbonato de cálcio, o que requer cautela em casos de hipercalcemia, nefrocalcinose e cálculos renais recorrentes contendo cálcio. Interações medicamentosas: após tomar Gaviscon®, aguardar 2 horas para o uso de outros medicamentos, especialmente anti-histaminico H2, tetraciclinas, digoxina, fluoroquinolonas, sais de ferro, cetoconazol, neurolépticos, hormônios da tireóide, penicilina, betabloqueadores (atenolol, metoprolol, propanolol), glicocorticóide, quinolona, alendronato, fluoretos de sódio e zinco, cloroquina, bisfosfonatos e estramustina. Tal precaução é importante, pois o carbonato de cálcio pode diminuir a absorção destes medicamentos.

Influência sobre a habilidade de dirigir veículos ou operar máquinas: Gaviscon® não exerce qualquer influência sobre a habilidade de dirigir veículos ou operar máquinas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

Você deve conservar Gaviscon® em temperatura ambiente (15 a 30°C), protegido da luz e da umidade. Não refrigerar ou congelar.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Após aberto, Gaviscon® em frasco é válido por 6 meses.

Características físicas e organolépticas do produto

A suspensão de Gaviscon® apresenta aspecto opaco, coloração esbranquiçada, odor e sabor de menta.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Posologia

Tomar 10 a 20 mL (1 a 2 colheres de sobremesa ou 1 a 2 sachês) após as três principais refeições do dia e antes de dormir.

Tomar o medicamento 4 vezes ao dia, a cada 4 horas. Não exceda 80 mL, em doses fracionadas, em um período de 24h.

Se após sete dias de administração deste medicamento os sintomas não melhorarem, procure orientação médica.

Agite o frasco antes de usar e utilize uma colher de sobremesa (equivalente a 10mL) para ajustar a dose do medicamento. Cada sachê de Gaviscon® já contém o equivalente à dose mínima (10 mL) recomendada para o tratamento. A cada dose, deve-se tomar o conteúdo equivalente a 1 ou 2 sachês (10 a 20 mL).

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Se você esquecer de tomar uma dose, não é necessário dobrar a dose seguinte, continue tomando o medicamento normalmente, de acordo com a dose habitual. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): manifestações alérgicas, tais como urticária (manchas vermelhas na pele que coçam), broncoespasmo (dificuldade para respirar) e reações anafiláticas ou anafilactóides (reações alérgicas sistemáticas, rápidas e sérias) podem ocorrer em pacientes sensíveis aos componentes da fórmula.

Atenção: este produto é um medicamento que possui nova associação no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Caso ocorram reações indesejáveis decorrentes do uso excessivo e/ou prolongado, interrompa imediatamente o uso deste medicamento e procure um médico. Em caso de superdosagem, você pode apresentar distensão abdominal. Neste caso, deve-se proceder com tratamento médico sintomático.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
 

MS 1.7390.0002
Farm. Resp.: Fabiana Seung Ji de Queiroz CRF/SP nº 38.720

Fabricado por:
Reckitt Benckiser Healthcare (UK) Limited.
Hull, Inglaterra.

Importado por:
Reckitt Benckiser (Brasil) Ltda.
Rod. Raposo Tavares, 8015, km 18, São Paulo/SP.
CNPJ: 59.557.124/0001-15.


SAC 0800 703 1128

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

Tem alguma dúvida sobre Gaviscon (Suspensão oral)?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.