

Factive
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
Factive
mesilato de gemifloxacino
Comprimido 320 mg
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO
Comprimidos revestidos
Embalagens com 5 e 7 comprimidos
USO ORAL
USO ADULTO
COMPOSIÇÃO
Cada comprimido de Factive contém:
mesilato de gemifloxacino (equivalente a 320 mg de gemifloxacino) | 426,39 mg |
excipiente q.s.p. | 1 comprimido |
Excipientes: celulose microcristalina, crospovidona, dióxido de titânio, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol e povidona.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Factive é destinado ao tratamento de infecções1 respiratórias causadas por bactérias, como pneumonias, sinusites e complicações infecciosas de pacientes que sofrem de bronquite crônica2.
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Factive é um antibiótico, cujo ingrediente ativo é o mesilato de gemifloxacino. É utilizado no tratamento de adultos maiores de 18 anos com bronquite infecciosa, sinusite3 aguda bacteriana, ou pneumonias causadas por determinados tipos de bactérias (micróbios) sensíveis ao mesilato de gemifloxacino. Como a maioria dos antibióticos, ele interfere com as reações químicas das bactérias, fazendo com que elas morram.
O início de ação de Factive ocorre em aproximadamente 30 minutos após a sua administração.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não tome esse medicamento se você for alérgico a qualquer ingrediente do Factive ou a qualquer antibiótico chamado de quinolona.
Se, ao tomar essa medicação, você apresentar falta de ar, tosse, chiados ou qualquer sintoma4 que possa sugerir uma reação alérgica5 grave, procure atendimento de emergência6 imediatamente. Se você apresentar vermelhidão na pele7 pare de tomar a medicação e comunique seu médico.
Factive não será adequado se você estiver grávida ou planejando engravidar, ou amamentando, já que os efeitos do Factive em fetos e bebês8 ainda não são totalmente conhecidos.
Este medicamento é contraindicado para pacientes9 renais graves. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Factive não será adequado:
- Se algum membro de sua família tiver o diagnóstico10 de uma doença rara chamada “prolongamento congênito11 do intervalo QT”.
- Se você tiver dosagens baixas de potássio ou de magnésio no sangue12 ou sofrer de batimentos cardíacos mais lentos, condição conhecida como bradicardia13 ou tiver sofrido recentemente um ataque cardíaco (infarto14).
- Por segurança, o paciente deve evitar exposição solar excessiva ou bronzeamento artificial. Caso ocorra uma reação simulando uma queimadura solar, o médico deve ser contatado.
- Se você tiver história de convulsões (ataques epiléticos) ou se tiver problemas renais.
- Durante o tratamento com Factive, uma hidratação adequada deve ser mantida, para evitar a formação de urina15 muito concentrada.
- Factive pode causar vertigens16, caso isto ocorra durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Factive não deve ser utilizado caso esteja fazendo uso de quaisquer das medicações abaixo listadas, com risco de interações medicamentosas e causando modificações no mecanismo de ação das drogas utilizadas em conjunto.
Interação medicamento-medicamento
Antiácidos17: A biodisponibilidade do gemifloxacino é significativamente reduzida quando um antiácido18 contendo alumínio ou magnésio é consumido concomitantemente. A administração de um antiácido18 contendo alumínio ou magnésio deve ser feita 3 horas antes ou duas horas após a administração de Factive, para não alterar sua biodisponibilidade.
Sulfato ferroso: A administração de sulfato ferroso deve ser feita 3 horas antes ou duas horas após a administração de Factive, para não alterar sua biodisponibilidade.
Carbonato de cálcio: A administração simultânea de carbonato de cálcio com gemifloxacino resultou numa pequena redução da exposição associada a leves reduções na concentração máxima do Factive. Este tipo de medicamento deve ser feito tanto duas horas antes, quanto duas horas depois do gemifloxacino.
Sucralfato: Quando ministrado (2g) três horas antes do gemifloxacino, provocou redução significativa de sua biodisponibilidade. Quando ministrado duas horas após o gemifloxacino, o sucralfato não reduziu significativamente sua biodisponibilidade. Dessa forma, Factive deve ser ingerido pelo menos duas horas antes do sucralfato.
Cimetidina: A administração concomitante de uma dose de Factive com cimetidina 400 mg quatro vezes ao dia por 7 dias resultou em pequenos aumentos médios da biodisponibilidade do gemifloxacino, estes aumentos não foram significativamente consideráveis.
Omeprazol: Administração concomitante de Factive com 20 mg de omeprazol ao dia durante 4 dias resultou em pequenos aumentos na biodisponibilidade do gemifloxacino, não significativamente consideráveis.
Probenecida: Administração de dose única de Factive a indivíduos saudáveis que receberam doses repetidas de probenecida exibiram redução média da excreção renal19 do gemifloxacino pela metade, resultando num aumento médio da biodisponibilidade do gemifloxacino.
Se você estiver tomando algum medicamento dos listados abaixo, os mesmos devem ser tomados pelo menos 2 (duas) horas antes ou 3 (três) horas depois de Factive, pois poderá haver interferência na sua absorção:
- ferro (na forma de sulfato ferroso)
- vitaminas que contenham zinco
- outros metais
- didanosina.
Informe seu médico caso esteja utilizando medicamentos antiarrítmicos, eritromicina, antipsicóticos, antidepressivos tricíclicos, corticoides, diuréticos20 (furosemida e hidroclorotiazida).
Nenhuma interação clínica significante foi observada quando administrado concomitante Factive com omeprazol, teofilina, digoxina, varfarina ou contraceptivos orais.
Interação com alimentos
Não há qualquer influência da presença de alimentos em conjunto com Factive, podendo o mesmo ser ingerido tanto em jejum quanto associado a refeições.
Interação medicamento-substância química
Embora não existam dados sobre a influência da administração concomitante com álcool na sua farmacocinética ou toxicidade21, não se recomenda a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Factive.
Interação medicamento-exame laboratorial
A porcentagem de pacientes que receberam múltiplas doses de gemifloxacino e tiveram alterações em parâmetros laboratoriais está listada a seguir. Não está claro se tais alterações estão diretamente relacionadas à droga ou não.
Bioquímicos: Aumentos de ALT (1,5%), aumentos de AST (1,1%), aumentos de creatina-fosfoquinase (0,6%), aumento de potássio (0,5%), redução de sódio (0,3%), aumento de gamaglutamil transferase (0,5%), aumento de fosfatase alcalina22 (0,3%), aumento de bilirrubina23 total (0,3%), aumento de ureia24 (0,3%), redução de cálcio (0,2%), redução de albumina25 (0,3%), aumento de creatinina26 (0,2%), redução de proteínas27 totais (0,1%) e aumento de cálcio (< 0,1%).
Em estudos clínicos, aproximadamente 7% dos pacientes tratados com gemifloxacino possuíam valores elevados de ALT, imediatamente antes de entrar no estudo. Desses pacientes, aproximadamente 10% mostraram posterior elevação da ALT na visita de tratamento e 5% exibiram nova elevação ao final do tratamento. Nenhum dos pacientes apresentou icterícia28 hepatocelular.
Hematologia: Aumentos de plaquetas29 (0,9%), redução de neutrófilos30 (0,5%), aumento de neutrófilos30 (0,5%), redução de hematócrito31 (0,3%), redução de hemoglobina32 (0,2%), redução de plaquetas29 (0,2%), redução de hemácias33 (0,1%), aumentos de hematócrito31 (0,1%), aumentos de hemoglobina32 (0,1%) e aumento de hemácias33 (0,1%).
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde34.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Cuidados de conservação
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas e organolépticas do produto
Os comprimidos de Factive são de coloração branca a bege, de formato oblongo e biconvexo com vinco em uma das faces e liso em outra face35.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Posologia
Tome 1 comprimido ao dia, por 5 ou 7 dias ou a critério médico, exatamente como prescrito. Tome sempre no mesmo horário.
Factive deve ser tomado em jejum ou nos intervalos das refeições. Este medicamento não deve ser tomado com leite. Engula o comprimido preferencialmente inteiro, não o mastigue.
Se você perdeu o horário da medicação, tome assim que possível, mas não tome duas doses no mesmo dia.
Mesmo que você se sinta bem antes do final do tratamento, tome o que foi prescrito pelo médico, para garantir que todas as bactérias foram eliminadas. As doses recomendadas e o tempo de uso do Factive não devem ser aumentados.
Populações especiais
Pacientes com redução da função renal19: Seguir a orientação do seu médico.
Pacientes com doenças hepáticas36: Não serão necessários ajustes de doses para pacientes9 hepatopatas leves (Child-Pugh A), moderados (Child-Pugh B) ou graves (Child-Pugh C).
Pacientes idosos: Seguir a orientação do seu médico.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se você perdeu o horário da medicação, tome assim que possível, mas não tome duas doses no mesmo dia.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Factive é, geralmente, bem tolerado. Os efeitos colaterais37 mais comuns são: diarreia38, vermelhidão na pele7, enjôos, vômitos39, dor de estômago40, dor de cabeça41, tonturas42 e alterações de paladar43 (mudanças de gosto de alguns alimentos).
Factive, assim como todos os antibióticos conhecidos como quinolonas, podem causar alguns efeitos colaterais37 graves, como:
- Um raro problema de coração44 chamado prolongamento do intervalo QT, levando a alterações de condução do estímulo elétrico no coração44 e consequente arritmia45 cardíaca, que pode levar a morte súbita. Comunique imediatamente um profissional de saúde34 se você sentir palpitações46, usando a medicação.
- Problemas no sistema nervoso central47 como tremores, sensação de agitação, visão48 de luzes, confusão e alucinações49 (ver ou ouvir coisas que não estão acontecendo).
- Existe risco do desenvolvimento de tendinite50 ou ainda ruptura de tendões51, com risco aumentado principalmente em indivíduos com idade maior de 60 anos, ou ainda aquele grupo de pacientes que fazem uso de corticosteroides ou pacientes que se submeteram a transplante renal19, de coração44 ou de pulmões52. Se você sentir dores, inchaço53 localizado em membros ou em locais próximos às articulações54, pare de tomar a medicação e comunique seu médico.
- Pode facilitar as alterações de pele7 causadas pelo sol (fototoxicidade), aumentando o risco de queimaduras. Também não se deve fazer bronzeamento artificial em uso do Factive. Use filtros solares e proteja-se com roupas adequadas quando estiver exposto ao sol (o ideal é ficar fora da exposição ao sol).
- Factive pode provocar reações de pele7 (vermelhidão) em pessoas alérgicas a quinolonas ou não alérgicas. Comunique seu médico se surgirem alterações de pele7 durante o tratamento com Factive.
Foram realizados estudos clínicos com pacientes que receberam doses diárias de gemifloxacino e ainda estudos em voluntários saudáveis e em pacientes com perda de função hepática55 ou renal19 que receberam doses únicas ou repetidas de gemifloxacino.
A maioria das reações adversas experimentadas pelos pacientes foi considerada de intensidade leve ou moderada, porém, o gemifloxacino foi descontinuado devido a reações adversas em 2,2% dos pacientes, primariamente devido ao “rash” cutâneo56 (0,9%), náusea57 (0,3%), diarreia38 (0,3%), urticária58 (0,3%) e vômitos39 (0,2%).
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): diarreia38 3,6%, “rash” cutâneo56 2,8%, náusea57 2,7%, cefaleia59 1,2%.
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor abdominal, anorexia60, artralgias61, obstipação62 intestinal, dermatites, tonturas42, boca63 seca, dispepsia64, fadiga65, flatulência, infecção66 fúngica67, gastrite68, monilíase vaginal, hipeglicemia, insônia, leucopenia69, prurido70, sonolência, alteração de paladar43, trombocitopenia71, urticária58, vaginite72, e vômitos39.
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): fotossensibilização (0,039%), alterações na urina15, anemia73, astenia74, dor lombar, hiperbilirrubinemia, dispneia75, eczema76, eosinofilia77, gastrenterite, calores, granulocitopenia, aumento de Gama GT, cãibras, mialgias78, nervosismo, desordens digestivas inespecíficas, dor, faringite79, pneumonia80, trombocitopenia71, tremores, vertigens16, alterações de visão48.
O risco de desenvolvimento de tendinite50 e ruptura de tendão81 associada ao uso de fluoroquinolonas encontra-se aumentado em pacientes com idade superior a 60 anos, pacientes que fazem uso de drogas corticosteroides, pacientes com insuficiência renal82 e/ou cardíaca ou pacientes que foram submetidos a transplante de pulmões52.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA ou à Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Os principais sintomas83 de intoxicação incluem alterações do movimento, lentidão geral de movimentos e comportamento, tremores e convulsões (ataques epiléticos). No caso de ingestão de grande quantidade de comprimidos de uma só vez, deve-se procurar atendimento médico para que o estômago40 possa ser esvaziado. Pode-se tentar provocar vômitos39, desde que com a devida segurança, com o paciente acordado e consciente. Não há antídoto84 específico, mas os serviços de emergência6 têm condições de remover uma parte da droga do sangue12 por diálise85.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.
DIZERES LEGAIS
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA
MS – 1.0573.0363
Farmacêutica Responsável: Gabriela Mallmann - CRF-SP nº 30.138
Sob licença de LG Life Sciences, Ltd. – Seul, Coreia do Sul
Fabricado por:
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Guarulhos - SP
Registrado por:
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 - 20º andar
São Paulo - SP
CNPJ 60.659.463/0029-92
Indústria Brasileira
SAC 0800 701 6900
